O Pulsar do Campeonato – Campeonato de Portugal – Acerto de calendário

Abril 7, 2024 at 11:00 am Deixe um comentário

(“O Templário”, 04.04.2024)

Ainda antes da derradeira ronda do Campeonato de Portugal, e em função dos resultados dos jogos de “acerto de calendário” disputados no final da passada semana – assim como, por outro lado, da sanção aplicada ao União 1919, punido com derrota administrativa (0-3) no desafio que realizara (e vencera, por 2-1) frente ao Lusitânia, da 18.ª jornada – são já conhecidos todos os (cinco) clubes despromovidos às competições de índole regional; assim como, em paralelo, aquele emblema açoriano ficou em posição privilegiada para alcançar o apuramento para a fase final.

Também a nível Distrital, após a disputa da 1.ª mão das meias-finais da Taça do Ribatejo, parecem antever-se, desde já, os clubes que poderão vir a garantir a qualificação para a Final.

Destaques – Começando pelo “princípio”, em termos cronológicos: com a atribuição de derrota ao União 1919, na partida ante o Lusitânia, e mercê desses três pontos ganhos “na secretaria”, o grupo de Angra do Heroísmo (2.º classificado, só dois pontos abaixo do líder, U. Santarém) dispõe, à entrada para a última jornada, de três pontos de vantagem face ao Marinhense. Tendo-se registado, no confronto directo entre os pretendentes à última vaga de apuramento, duas vitórias caseiras, pela mesma marca (2-0), a formação da Marinha Grande necessitará, não só de recuperar o atraso pontual, como de uma diferença desfavorável de quatro tentos, a nível geral de golos.

E isto porque, no passado Sábado, em desafio da 8.ª ronda, que se encontrava ainda pendente (desde 1 de Novembro, portanto, há cinco meses!), o Marinhense, recebeu e bateu o Fontinhas, por 3-1. O que teve por consequência imediata a despromoção deste outro clube dos Açores ao respectivo campeonato regional, acompanhando também, na descida de escalão, o Rabo de Peixe.

O conjunto da Praia da Vitória começara ainda por se colocar em vantagem no marcador, aos 59 minutos, a qual, porém, seria de muito efémera duração, tendo a turma da Marinha Grande restabelecido a igualdade logo no minuto seguinte. Num embate de cariz dramático – com uns, a lutar pelo acesso à fase final, “obrigados” a ganhar, e outros, em desespero para tentar evitar a despromoção, “proibidos” de perder – o empate subsistiria até ao 95.º minuto…

Reduzido a dez elementos desde o minuto 61, o Fontinhas não resistiria, todavia, ao tempo de compensação, vindo a sofrer dois tentos, aos 90+5 e 90+7 minutos, que sentenciaram a sua queda. Com três pontos a menos que o Peniche, e desvantagem no confronto directo com esse rival, os açorianos vêem consumar-se a segunda descida de divisão sucessiva, depois de, na época anterior, terem disputado a “Liga 3”. Respiraram de alívio, enfim, Alverca “B”, Sertanense, União 1919 (que, inesperadamente, se vira também colocado em risco, devido à tal derrota administrativa), para além, claro, do próprio Peniche, último (9.º classificado) acima da “linha de água”.

Em síntese, descem aos Regionais os seguintes cinco clubes: Fontinhas e Rabo de Peixe (Açores), V. Sernache (A. F. Castelo Branco), Gouveia (A. F. Guarda) e U. Tomar (A. F. Santarém).

Já antes, no feriado de Sexta-feira Santa, o Alverca “B” dera passo decisivo para garantir a permanência. Forçados a repetir o jogo (da 14.ª jornada) que tinham realizado em Coimbra, ante o União 1919 – devido ao facto de, na altura, terem recorrido a quatro pausas para substituições, excedendo o limite regulamentar – os ribatejanos conseguiram, por coincidência, repetir o preciso desfecho que haviam averbado a 7 de Janeiro, voltando a vencer por 2-1 (tendo chegado a 2-0).

Depois de uma série, extremamente negativa, de sete desaires consecutivos, o Alverca “B” conseguiu, com um empate e esta vitória, estancar os danos, assegurando a manutenção. Tal como os conimbricenses, teriam ainda de sofrer, durante mais um dia, até conhecerem o desfecho do Marinhense-Fontinhas, para confirmarem, ambos, o atingir do objectivo para esta temporada.

Uma última nota para assinalar, a título de curiosidade, que é, agora – por fim, com o calendário em dia (e após as decisões administrativas determinadas pela Federação Portuguesa de Futebol) – possível fazer uma espécie de “flashback” sobre a evolução “ajustada” da classificação da Série: confirma-se que o Alverca “B” liderou até à 12.ª ronda (à excepção da 9.ª, em que o União 1919 ascendera a tal posição); Marinhense e Lusitânia partilhavam o comando no final da primeira volta; sendo que o Lusitânia passou a ser o clube com maior pontuação acumulada, entre a 14.ª e a 23.ª jornada; emergindo, assim, o U. Santarém como guia apenas nas duas rondas mais recentes.

Taça do Ribatejo – Os embates da 1.ª mão das meias-finais da Taça do Ribatejo – envolvendo três dos quatro primeiros classificados do campeonato – tiveram resultados porventura imprevistos, com os forasteiros a saírem vencedores, sem que os anfitriões conseguissem marcar.

Em Abrantes, com desempenho muito aquém do que tem mostrado no campeonato, o Abrantes e Benfica foi claramente batido, por 0-3, pelo Ferreira do Zêzere.

Nas Fazendas de Almeirim, o emblema mais titulado da competição, Fazendense, foi surpreendido pelo Alcanenense (actual 7.º classificado no campeonato), perdendo por 0-2.

Salvo muito inesperadas reviravoltas – nos desafios da 2.ª mão, agendados para 28 de Abril –, ferreirenses (vencedores da Taça em 1990) e alcanenenses (finalistas na última temporada, ainda em busca do seu primeiro troféu) perfilam-se como favoritos a disputar a Final da prova.

Antevisão – Com tudo já decidido a nível dos clubes despromovidos, a 26.ª e última jornada do Campeonato de Portugal terá como maior foco de interesse o confronto entre Alverca “B” e Lusitânia, em que bastará aos açorianos pontuar para confirmarem a qualificação para a fase final, de apuramento de Campeão e de promoção à Liga 3 – única vaga que subsiste, para se conhecer quem acompanhará U. Santarém, V. Setúbal e Moncarapachense, na Zona Sul dessa fase decisiva.

O Lusitânia poderá, inclusivamente, vir a terminar a fase regular da prova no 1.º lugar, caso vença e o U. Santarém não conseguisse ganhar ao V. Sernache, o que, contudo, não se afigura provável.

Mas, na eventualidade de o Lusitânia vir a sofrer um desaire em Alverca, o Marinhense poderia ainda chegar ao apuramento para a fase final, necessitando, para tal, de ganhar ao Gouveia, revertendo o diferencial de quatro golos face aos açorianos – sendo que, num cenário em que o Lusitânia perdesse por 0-1 e o Marinhense ganhasse por 3-0, estes dois emblemas ficariam rigorosamente empatados: 50 pontos, 40 golos marcados, 23 sofridos, e com igualdade também no confronto directo (2-0 no desafio disputado nos Açores; 2-0 na partida realizada na Marinha)!

O U. Tomar despede-se desta sua época de estreia no Campeonato de Portugal, recebendo a equipa açoriana do Rabo de Peixe, como referido antes, igualmente despromovida.

Na retoma da I Divisão Distrital, com a realização da 25.ª jornada (de um total de 30), o duo que reparte a liderança joga fora: o Fátima, em Amiais de Baixo, perante um inesperadamente “aflito” Amiense; o Abrantes e Benfica, frente ao aparentemente tranquilo Salvaterrense. Como fora de casa actuarão também o 3.º e 4.º classificados: o Ferreira do Zêzere é claro favorito na visita ao Vasco da Gama; por seu lado, o Fazendense terá a saída que se antevê mais problemática, viajando até Mação. Uma ronda que promete…

No escalão secundário, na 2.ª jornada da fase final, destaque para o Tramagal-Águias de Alpiarça e para o Marinhais-Entroncamento AC; cabendo ao Pego receber a turma da Glória do Ribatejo.

(Artigo publicado no jornal “O Templário”, de 4 de Abril de 2024)

Entry filed under: U. Tomar.

Campeonato Nacional Hóquei em Patins – I Divisão – 22ª Jornada Campeonato de Portugal – Série C – 26ª Jornada

Deixe um comentário

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Autor – Contacto

Destaques

União de Tomar - Recolha de dados históricos
Sporting de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Abril 2024
S T Q Q S S D
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  

Arquivos

Categorias