O Pulsar do Campeonato – 16ª Jornada

Janeiro 22, 2017 at 11:00 am Deixe um comentário

pulsar-16

(“O Templário”, 19.01.2017)

Recebendo os Empregados do Comércio, o Riachense, que perdera a liderança na ronda anterior, viu o Coruchense ampliar a sua vantagem no comando para três pontos, decorrendo do terceiro empate sucessivo da turma de Riachos em outros tantos jogos da segunda volta.

Destaques – O primeiro destaque da 16.ª jornada vai portanto para o empate cedido pelo Riachense na recepção aos “Caixeiros”, não tendo conseguido ir além da igualdade a uma bola. Depois do empate caseiro no “derby” com o Torres Novas, e de, “in extremis”, ter evitado a derrota em Samora Correia, este foi já o terceiro encontro consecutivo sem conseguir vencer para o grupo dos Riachos. Um desfecho surpreendente se atendermos a que o adversário tem ocupado sempre a parte mais baixa da tabela classificativa (é, agora, o penúltimo classificado).

O outro realce da ronda vai para a vitória do U. Almeirim, precisamente sobre o Samora Correia (anterior 3.º classificado), por 2-1, com os almeirinenses a confirmarem a sua brilhante campanha em casa, onde somaram o sétimo triunfo consecutivo, apenas tendo consentido um empate, logo na primeira partida da temporada no seu reduto, ante a formação torrejana.

Surpresa – Para além do empate dos Empregados do Comércio em Riachos, temos outra “meia-surpresa” a assinalar: a vitória do Cartaxo frente ao Fazendense (2-1), com os cartaxeiros por fim a reencontrar-se com o êxito, após seis desaires consecutivos e um empate na jornada anterior. Dois resultados que lhes poderão dar maior alento para a parte restante do campeonato, em que, em função dos desfechos desta ronda, temos agora quatro clubes na zona de risco, de que, previsivelmente, apenas um deles acabará por vir a ser penalizado com a despromoção: para já At. Ouriense e Pego dispõem de magra vantagem de um ponto, curiosamente sobre as duas equipas surpresa do passado fim-de-semana, Cartaxo e Empregados do Comércio.

Confirmações – Nos outros quatro encontros confirmaram-se as tendências expectáveis, desde logo com o União de Tomar a impor um nulo na deslocação a Torres Novas, no grande clássico do Distrito, na sua 88.º edição, o que, por um lado, permitiu à turma do Almonda manter a senda de invencibilidade, já com uma excelente sequência de dez jogos sem perder, enquanto os unionistas igualaram o Fazendense no 5.º posto, pese embora agora a cinco pontos do 3.º classificado, Amiense.

E isto porque a turma de Amiais de Baixo fez valer a sua superioridade na deslocação a Benavente, impondo-se por tangencial 1-0, o que, paralelamente, quase condena os benaventenses à despromoção, após seis derrotas consecutivas, que fizeram ampliar para dez pontos o seu atraso em relação à “linha de água”.

Em queda progressiva tem vindo o Pego, sem conseguir vencer há sete jornadas, desfeiteado no seu terreno pelo Mação, também mercê de um solitário tento sofrido.

E, como, por vezes, os últimos são os primeiros, o Coruchense não terá tido, aparentemente, grandes dificuldades para se desembaraçar do At. Ouriense, ganhando por 2-0, somando quarto triunfo sucessivo, reforçando assim a posição de guia, e a sua inerente candidatura ao título.

II Divisão Distrital – Na série A, para além do regresso aos triunfos do líder Ferreira do Zêzere, batendo o Rio Maior, por 3-2, depois de ter operado a reviravolta no marcador, destaque para a vitória do Aldeiense sobre o U. Atalaiense (2-1), que, de forma inesperada, mantém o clube vencedor na disputa pelo acesso à fase final, destinado aos três primeiros classificados. Os ferreirenses, com sete pontos de vantagem sobre o 4.º classificado parecem ter tal posição garantida, subsistindo duas vagas, a definir entre um lote de cinco candidatos: Caxarias e U. Atalaiense, ambos apenas um ponto acima de U. Abrantina e U. Atalaiense, com o Rio Maior, outro ponto mais abaixo.

Na série B, a vitória do Moçarriense sobre o Benfica do Ribatejo (3-1) proporcionou-lhe reassumir a liderança, beneficiando também do facto de o U. Santarém ter folgado. Aqui as coisas parecem mais fechadas, com apenas quatro candidatos às três vagas de apuramento, numa luta que se antecipa bastante acesa até final: à turma da Moçarria segue-se o U. Santarém, a um ponto, e o par formado por Marinhais e Benfica do Ribatejo, ambos somente a dois pontos do novo comandante.

Campeonato de Portugal – Ganhando a um adversário directo, B. C. Branco (1-0), o Fátima, com excelente campanha, garantiu desde já, ainda com duas jornadas por disputar, a qualificação para a fase de promoção e apuramento de Campeão, liderando a sua série de forma destacada, com quatro pontos de avanço sobre o Sertanense. O Alcanenense não foi além do nulo na recepção ao Angrense, mantendo não obstante o 4.º posto, a par do Caldas, e os dez pontos de “margem de segurança” sobre a “linha de água” (que, na 2.ª fase, se reduzirão a 75%).

Antevisão – Os campeonatos distritais estarão em pausa no próximo fim-de-semana, para disputa da última jornada da fase de grupos da Taça do Ribatejo, em que se destacam nomeadamente os seguintes encontros, para definição das oito vagas restantes de acesso aos 1/8 de final da prova: Aldeiense-Amiense, Rio Maior-Pego, Mação-At. Ouriense, Alferrarede-U. Atalaiense, Torres Novas-Espinheirense, Riachense-Tramagal, Cartaxo-Benavente, Empregados do Comércio-Marinhais, U. Santarém-Vale da Pedra, Fazendense-Coruchense e Barrosense-Samora Correia. O U. Tomar recebe a U. Abrantina, estando ambos os clubes já apurados.

No Campeonato de Portugal, o Fátima visita Cernache do Bonjardim, para defrontar o 7.º classificado, visando confirmar o seu 1.º lugar, o que conseguirá se vencer. O Alcanenense desloca-se a Gáfete, onde, por curiosidade, encontrará igualmente o 7.º posicionado da sua série.

(Artigo publicado no jornal “O Templário”, de 19 de Janeiro de 2017)

Advertisements

Entry filed under: U. Tomar.

Campeonato Nacional Hóquei em Patins – I Divisão – 12ª Jornada Taça Ribatejo – Fase Grupos – 3ª Jornada

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Autor – Contacto

Destaques

União de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Janeiro 2017
S T Q Q S S D
« Dez   Fev »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  

Arquivos

Categorias


%d bloggers like this: