O Pulsar do Campeonato – 6ª Jornada

Outubro 23, 2016 at 11:00 am Deixe um comentário

pulsar-6

(“O Templário”, 20.10.2016)

A cada semana que passa o campeonato da I Divisão Distrital vai sofrendo interessantes cambiantes, prometendo uma prova muito disputada, em que o equilíbrio parece ser a nota dominante, pese embora o Coruchense tenha voltado a isolar-se no comando. Mas, a atestar tal equilíbrio, o 2.º classificado – de novo o Samora Correia – está apenas um ponto atrás, seguido por Riachense e Mação, também somente um ponto mais abaixo, com o Amiense a provocar sensação, ascendendo ao 5.º posto, a três pontos do guia. Ao invés, Torres Novas (que continua a contar com um único ponto) e At. Ouriense somaram quinto desaire em seis jogos, só o Benavente tendo pior registo, ao perder todos os seis desafios já disputados na competição.

Destaques – O principal destaque da jornada vai para o empate alcançado pelo Fazendense em Riachos (2-2), numa significativa evolução, face à pesada goleada (1-6) que aí sofrera na temporada passada. A turma das Fazendas, que reparte agora a 6.ª posição com o União de Tomar perfila-se assim como mais um dos candidatos aos lugares cimeiros da tabela.

Realce ainda para a categórica vitória do U. Almeirim, goleando o At. Ouriense por 4-0, o que proporciona aos almeirinenses, também com aspirações, começar a subir na pauta classificativa.

Também o Samora Correia não desarma, prosseguindo a sua excelente campanha, mantendo a invencibilidade no campeonato: depois do esforçado empate arrancado em Tomar, obteve agora um convincente triunfo, por 4-1, na recepção aos Empregados do Comércio, a fazer com que o clube samorense retome o 2.º lugar, somente a um escasso ponto do líder.

Surpresa – O desfecho mais surpreendente da ronda foi o desaire caseiro do Torres Novas ante o Amiense, perdendo por 1-2, no que constitui já a quarta derrota sucessiva dos torrejanos (quinta, se somarmos o jogo da Taça do Ribatejo), mantendo preocupante penúltima posição, ainda sem ganhar (só o Benavente também não conseguiu ainda alcançar o triunfo), e tendo obtido somente um ponto em seis jornadas. Como referido, este resultado proporcionou ao grupo de Amiais de Baixo ascender aos lugares de topo da classificação.

Não se esperaria também – pese embora a goleada registada na época transacta – que o União de Tomar voltasse a baquear no Cartaxo, perdendo por pesada marca de 0-3, resultado de vários erros defensivos, de um conjunto que, curiosamente, se cotara, nas cinco primeiras rondas, com uma das melhores defesas (apenas com dois tentos sofridos). No passado domingo, tudo correu mal aos unionistas, sofrendo três golos algo caricatos, muito consentidos, a resultar de infelizes ressaltos, num desfecho que, sem contestar a vitória dos visitados, se afigura excessivamente penalizador para os tomarenses, que deverão reagir prontamente a esta adversidade.

Confirmações – Eram expectáveis os triunfos do Coruchense sobre o Pego (2-0), com o grupo do Sorraia a “rectificar” a derrota da ronda precedente, voltando a isolar-se na liderança do campeonato, assim como – pela tendência que ambos os clubes vêm denotando nesta fase inicial da prova – do Mação em Benavente, neste caso, mercê de um solitário tento, a possibilitar aos maçaenses ascender ao 3.º lugar, que repartem agora com o Riachense, a dois pontos do guia.

II Divisão Distrital – Na segunda jornada do campeonato distrital da II Divisão, realce, na série A, para a vitória do Ferreira do Zêzere sobre o U. Atalaiense (por tangencial 2-1), o suficiente para que o clube se isolasse no comando, em função do empate do Caxarias no terreno do Espinheirense (1-1). Na série B, destacam-se os triunfos, averbados em terreno alheio, pelo Benfica do Ribatejo, no Porto Alto (3-2) e pelo U. Santarém, na Glória do Ribatejo (2-1), que lhes possibilitaram também começar a distanciar já a concorrência, dado serem as duas únicas equipas que somaram os três pontos em cada uma das duas rondas iniciais da prova.

Taça de Portugal – Já não há representantes do Distrito de Santarém em prova na Taça de Portugal, após as eliminações de Fátima e Alcanenense, nos 1/32 de final da competição. O Fátima, não obstante ter recebido a visita do destacado “lanterna vermelha” da II Liga, Olhanense, não evitou a derrota, perdendo por 1-2. Por seu lado, o Alcanenense, recebendo o Feirense, da I Liga, ofereceu boa réplica, mas foi também eliminado, desfeiteado igualmente pela mesma marca.

Antevisão – A próxima jornada do Distrital da I Divisão apresenta-se repleta de aliciantes desafios, com primazia para o Mação-Riachense, de olhos postos na possibilidade de chegaram ao 1.º lugar, em caso de deslize do Coruchense na deslocação ao Cartaxo.

Mas há mais motivos de interesse: desde logo um “derby” Fazendense-U. Almeirim, de desfecho imprevisível; assim como o confronto entre os dois clubes que maior sensação têm provocado até agora, Amiense-Samora Correia. Ao invés, At. Ouriense e Torres Novas têm mais uma partida determinante para poderem adquirir confiança e alguma tranquilidade.

Restam o Pego-Benavente, não sendo expectável que seja desta que os benaventenses venham a obter a primeira vitória, podendo eventualmente considerar positivo um desfecho que lhes permita averbar o primeiro ponto; e o União de Tomar-Empregados do Comércio, em que uma possível vitória unionista seria de grande importância, para reforçar os níveis de confiança.

Na II Divisão Distrital, destacam-se os seguintes confrontos: Rio Maior-Ferreira do Zêzere e Benfica do Ribatejo-Moçarriense (com Caxarias e U. Santarém ambos a folgar nesta 3.ª ronda).

No Campeonato de Portugal, já na 7.ª jornada, o Fátima (actual 3.º classificado) tem difícil saída a Castelo Branco, ante o Benfica local, equipa que se segue de imediato na tabela, apenas um ponto atrás dos fatimenses. Por seu lado, o Alcanenense vai de viagem até aos Açores, para defrontar o “lanterna vermelha”, Angrense, esperando-se que possa obter resultado positivo.

(Artigo publicado no jornal “O Templário”, de 20 de Outubro de 2016)

Entry filed under: U. Tomar. Tags: .

Campeonato Nacional Hóquei em Patins – I Divisão – 3ª Jornada Campeonatos Distritais Futebol – 7ª Jornada / 3ª Jornada

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Autor – Contacto

Destaques

União de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Outubro 2016
M T W T F S S
« Set   Nov »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  

Arquivos

Categorias


%d bloggers like this: