O Pulsar do Campeonato – 1ª Jornada

Setembro 18, 2016 at 11:00 am Deixe um comentário

(“O Templário”, 15.09.2016)

A ronda inaugural do Campeonato Distrital da I Divisão da Associação de Futebol de Santarém parece ter vir confirmado, desde logo, o favoritismo atribuído às equipas do Coruchense e do Riachense, tendo obtido categóricos triunfos, em ambos os casos em terreno alheio.

De facto, não sendo previsível que a edição deste ano da prova tenha um clube tão dominador como foi, na época passada, o Fátima (um Campeão “pré-anunciado”), o Coruchense – recém-despromovido do Campeonato de Portugal – perfila-se, à partida, como principal favorito, em função da forma como se reforçou, tendo recrutado o anterior técnico do Cartaxo, André Luís, o qual se fez acompanhar de cerca de metade dos seus habituais titulares no conjunto vice-campeão, para além do regresso de Joel (ex-Fazendense), entre outras contratações.

Numa disputa pelo título que se espera seja muito mais aberta que a do ano passado, o Riachense, também pela forma activa como marcou presença no período de “defeso”, será possivelmente o principal concorrente da turma do Sorraia, tendo iniciado também a prova da melhor forma, impondo-se no “derby” municipal.

Destaques – O principal destaque da jornada vai, necessariamente, para a soberba goleada aplicada pelo Coruchense na deslocação à Ribeira de Santarém, ganhando por 6-0 aos Empregados do Comércio. Um desfecho que, mais adiante se poderá aquilatar melhor, traduzirá, ou uma inequívoca superioridade da formação de Coruche, ou uma grande debilidade da equipa da casa… ou, eventualmente, um misto de ambas as situações. Para já, os “Caixeiros”, prestes a completar o centenário de existência (em 2017), que apenas na derradeira ronda do campeonato anterior haviam conseguido assegurado a manutenção, parecem necessitar melhorar bastante o seu desempenho, dada a fragilidade defensiva evidenciada.

Mas se começa por ser impressionante esta entrada em competição do Coruchense, possivelmente, mais relevante terá sido a vitória obtida pelo Riachense, em Torres Novas, por 2-0, repetindo aliás o triunfo alcançado já nas duas partidas que havia disputado no campeonato anterior com a equipa da sede do município, um histórico do futebol distrital, porventura em fase menos positiva. Em qualquer dos casos, um início bem afirmativo do “onze” dos Riachos.

Confirmações – Esperando-se que a disputa pelos lugares de topo da tabela possa alargar-se a outros concorrentes, Fazendense e União de Tomar começaram por confirmar, perante adversários valorosos, que estão preparados para manter o habitual alto nível de desempenho (2.º e 3.º lugar para os tomarenses, nas duas temporadas anteriores; 5.º, 4.º e 3.º posto para a formação das Fazendas, de 2013 a 2015, tendo o pior registo do ano passado sido compensado com a conquista da Taça do Ribatejo).

O Fazendense, recebendo o Mação – clube que se pauta por extrema regularidade competitiva, classificando-se sempre entre a 4.ª e a 7.ª posição, um permanente candidato aos lugares cimeiros – venceu, também por 2-0.

Quanto ao União de Tomar, defrontando um também reforçado U. Almeirim, ambicionando igualmente melhorar bastante o 7.º posto averbado no ano anterior, começou por ter a felicidade de marcar o tento que lhe proporcionaria a vitória, logo aos três minutos. Depois, no decurso do primeiro tempo, criaria mais um conjunto de oportunidades, que, contudo, não conseguiria concretizar. Na etapa complementar, apostando sobretudo em preservar a vantagem, permitiria aos almeirinenses criar mais perigo. Em síntese, um promissor começo para os nabantinos.

Situando-se, em princípio, noutro patamar – em busca de uma posição tranquila na tabela –, noutro “derby”, do município de Benavente, entre dois clubes recém-promovidos, o Samora Correia bateu o Benavente por 1-0.

Surpresas – Num confronto entre duas equipas que terão aspirações similares, visando também garantir, o mais cedo possível, uma posição de tranquilidade no que respeita à permanência, registou-se a maior surpresa desta primeira ronda, com o Pego (outro recém-promovido) a ir vencer a Ourém, o At. Ouriense por 2-1.

Menos surpreendente, embora talvez não linearmente expectável, terá sido a vitória do Amiense na recepção ao Cartaxo, por 1-0, com os cartaxeiros, depois da brilhante temporada do ano passado, a necessitarem tempo para reorganizar a sua equipa, que vinha sendo trabalhada há alguns anos, desde os escalões de formação.

Campeonato de Portugal Prio – Já na sua 3.ª jornada desta prova de índole nacional, o Fátima – que vencera as duas primeiras partidas – viu o seu encontro com o Sp. Ideal (Açores) ser adiada; por seu lado, o Alcanenense, jogando também nos Açores, ante o histórico Lusitânia, obteve excelente triunfo por 3-0, somando seis pontos, posicionando-se no 2.º posto.

Antevisão – Na próxima ronda do Distrital da I Divisão, o desafio de maior cartaz será o Mação-U. Tomar, uma saída de elevado grau de dificuldade para os unionistas, que, não obstante, aí venceram por uma vez, tendo ainda registado três empates, nos últimos seis anos.

Nos encontros Coruchense-Amiense, Riachense-Samora Correia e Cartaxo-At. Ouriense, seria grande a surpresa se não vencessem os clubes visitados.

Outras partidas de interesse, teoricamente de maior equilíbrio, serão o U. Almeirim-Torres Novas, o Pego-Fazendense (com algum favoritismo a pender para os visitantes) e o Benavente-Empregados do Comércio, que poderá dar uma melhor ideia da efectiva valia destes conjuntos.

No Nacional, o Fátima, recebendo uma depauperada equipa da Naval, parece ser amplamente favorito, enquanto o Alcanenense terá um teste difícil, com a visita do Mafra

(Artigo publicado no jornal “O Templário”, de 15 de Setembro de 2016)

Entry filed under: U. Tomar. Tags: .

Campeonato Distrital Futebol – I Divisão – 1ª Jornada Campeonato Distrital Futebol – I Divisão – 2ª Jornada

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Autor – Contacto

Destaques

União de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Setembro 2016
M T W T F S S
« Ago   Out »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

Arquivos

Categorias


%d bloggers like this: