O Pulsar do Campeonato – Taça do Ribatejo – 1/4 de final

Março 6, 2016 at 11:00 am Deixe um comentário

Pulsar - TRibatejo-1-4-final

(“O Templário”, 03.03.2016)

Numa ronda (1/4 de final) em que acabou por imperar alguma lógica, estão apurados os semi-finalistas da Taça do Ribatejo, tendo Riachense e Mação imposto o factor casa, enquanto Amiense e Fazendense, actuando em terreno alheio, confirmaram o seu favoritismo, no caso da turma de Fazendas de Almeirim, apenas no desempate da marca de grande penalidade.

A título de curiosidade, anote-se que, destes quatro emblemas, Riachense, Amiense e Fazendense integram precisamente o lote dos clubes com mais troféus conquistados na prova (três cada), sendo que o Mação conta também já com um título nesta competição. Entre eles, somam nada menos de oito Taças do Ribatejo ganhas nas últimas onze edições realizadas.

Destaque – Disputando como que uma “final antecipada”, em Riachos, as equipas do Riachense e do União de Tomar protagonizaram um desafio de grande intensidade, jogado a “alta rotação”, com ambas as equipas a jogar o jogo pelo jogo, em busca do golo e da vitória, do que resultaria um par de boas oportunidades de golo para cada formação, contudo não concretizadas até final da primeira metade do encontro.

Na fase inicial da segunda parte, o cariz da partida não se alteraria, vindo o Riachense a inaugurar o marcador, colocando-se assim em vantagem, a qual, contudo, seria de curta duração, com o União de Tomar a restabelecer a igualdade apenas quatro minutos volvidos… a qual, porém, perduraria apenas mais dois minutos, até ao segundo tento do grupo visitado, a retomar a liderança do marcador.

Faltavam então cerca de vinte minutos para o termo do prélio, vindo a ansiedade a crescer progressivamente nas hostes unionistas, ao passo que a turma da casa ia baixando as linhas, povoando mais o seu meio campo, passando então as ocasiões de perigo a rarear.

Já a cruzar a passagem dos noventa minutos, o árbitro não terá visto uma infracção do guardião riachense, em plena área de rigor, a apoiar-se nas costas de Wemerson, como que a servir de “trampolim”, para socar a bola, afastando-a da zona de risco, derrubando o avançado do União.

Em conclusão, um triunfo do Riachense por tangencial 2-1, que acaba por se justificar, em função da maior iniciativa assumida, com a formação nabantina a ser penalizada pelas falhas cometidas, que proporcionaram os dois tentos do adversário, vendo mais uma vez adiada a ambição de conquista deste troféu. Ainda uma referência final à novidade que constituiu a transmissão integral do encontro, em directo, em vídeo, pela Internet, uma iniciativa de enaltecer da Hertz, a levar as imagens do jogo a todo o mundo da diáspora tomarense.

Surpresa – Como referido inicialmente, não chegou a haver surpresa nesta eliminatória, mas, mais uma vez, quem mais próximo esteve de o conseguir foi o habitual ocupante desta secção, o Moçarriense, a forçar um nulo na recepção ao Fazendense, vindo a ser eliminado apenas na designada “lotaria dos penalties”.

Confirmações – Terminou também a sua campanha na prova um dos heróis da eliminatória anterior (em que afastara o Fátima), com a U. Abrantina, desta feita, a não conseguir evitar a derrota, pese embora pela margem mínima, mercê de um único tento apontado pela equipa do Mação, que somava à sua condição de favorito o facto de actuar no seu terreno.

Por fim, já não há equipas sobreviventes da II Divisão Distrital na Taça do Ribatejo (nas últimas duas edições, o Glória do Ribatejo, militando no escalão secundário, bisara a presença nas meias-finais), em função do (difícil) triunfo alcançado pelo Amiense em Ferreira do Zêzere, também por tangencial 2-1.

Campeonato de Portugal Prio – Na série  F (fase de manutenção), o Alcanenense obteve mais um resultado bem positivo, vencendo o Peniche por 3-1, consolidando o 2.º posto, somente a um ponto do líder, Caldas, mas, mais importante, dilatando já para confortáveis dez pontos a vantagem sobre a “linha de água” (com Sertanense e Águias do Moradal a repartirem agora o 6.º e 7.º lugares). Ao invés, na série H, o Coruchense, perdendo por tangencial 0-1 em Torres Vedras, ante o Torreense, praticamente hipotecou a possibilidade de alcançar a manutenção automática, dado distar já sete pontos do adversário mais próximo, agora o Sintrense; a luta será com o Sacavenense, visando manter a 6.ª posição (que continua a partilhar com a formação de Sacavém), a qual dará acesso a um “play-off”… que poderá ser de “salvação”.

Antevisão – No próximo fim-de-semana são retomados os campeonatos distritais, com a disputa da 20.ª jornada na I Divisão, na qual avultam os confrontos U. Tomar-Fazendense e Mação-Cartaxo. Em Fátima, menção ao “derby” municipal, com o líder amplamente favorito na recepção ao At. Ouriense. Na luta pela manutenção, realce para o U. Abrantina-Rio Maior, que poderá vir ainda “baralhar” mais as contas, em caso de triunfo do conjunto de Abrantes.

A II Divisão Distrital atinge a penúltima ronda desta 1.ª fase, ainda com algumas decisões por definir. A Norte, com Ferreira do Zêzere e Pego já apurados para a fase de apuramento de Campeão (e de promoção ao escalão principal), folgando o Alferrarede, a atenção estará focada no Caxarias-At. Pernes, com a equipa de Marco Marques também com uma ténue esperança de que o U. Santarém possa eventualmente sofrer algum deslize no Tramagal. A Sul, com os quatro primeiros encaixados num intervalo de apenas dois pontos, o campeonato está ao “rubro”, pelo que serão cruciais todos os quatro desafios da jornada: Porto Alto-Glória do Ribatejo, Forense-Benavente, Marinhais-Samora Correia e Benfica do Ribatejo-Barrosense.

No “Campeonato de Portugal”, o Alcanenense desloca-se precisamente ao terreno do líder, Caldas, cabendo ao Coruchense, por coincidência, receber também o guia da sua série, Loures.

(Artigo publicado no jornal “O Templário”, de 3 de Março de 2016)

Entry filed under: U. Tomar. Tags: .

Campeonato Nacional Hóquei em Patins – II Divisão (Zona Sul) – 19ª Jornada Campeonatos Distritais Futebol – 20ª Jornada / 17ª Jornada

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Autor – Contacto

Destaques

União de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Março 2016
M T W T F S S
« Fev   Abr »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  

Arquivos

Categorias


%d bloggers like this: