O Pulsar do Campeonato – Taça do Ribatejo

Janeiro 23, 2016 at 11:00 am Deixe um comentário

Pulsar - TRibatejo - 3jornada

(“O Templário”, 21.01.2016)

Disputou-se no passado fim-de-semana a 3.ª e última jornada da fase de grupos da Taça do Ribatejo, apurando-se para os 1/8 de final da competição onze clubes que militam actualmente na I Divisão Distrital – apenas Torres Novas, Empregados do Comércio e Rio Maior foram eliminados – e cinco equipas do escalão secundário (Ferreira do Zêzere, Atalaiense, Samora Correia, Vale da Pedra e Glória do Ribatejo).

Numa prova que continua a gerar polémica quanto à fórmula de desempate aplicada (logo após o número de pontos no confronto directo entre equipas igualadas, surge, como segundo critério de desempate, o resultado dos pontapés da marca de grande penalidade, suplantando a diferença global de golos), o que suscitou mesmo o anúncio de protesto por parte do Torres Novas – o qual, ao contrário do que, também induzido em erro, aqui tinha referido, estava de facto já eliminado antes desta derradeira ronda –, valeu que acabaria por não ser necessário o recurso a tal critério para determinação dos clubes a apurar para a fase seguinte…

Destaques – Tendo em consideração que, por um lado, Torres Novas e Empregados do Comércio foram eliminados em séries em que participavam três equipas do principal escalão, e, por outro, que quatro dos clubes da II Divisão Distrital apurados se qualificaram em séries que não incluíam qualquer equipa da I Divisão, o principal destaque vai para a vitória do Samora Correia ante o Rio Maior (2-1), que permitiu ao grupo do município de Benavente assumir a condição de único “tomba-gigantes” desta fase de grupos.

É de assinalar também a repentina recuperação do Riachense, que – a perder por 0-2 ante o Fátima, à entrada do derradeiro minuto da partida –, conseguiria ainda repor a igualdade no marcador (2-2), acabando por classificar-se em 1.º lugar da sua série, em função do tal desempate da marca de grande penalidade; os fatimenses, que seguem com dez jogos de inviolabilidade das suas redes no campeonato, voltaram a sofrer golos na Taça, o que poderá ser justificado pelo facto de não terem alinhado na sua máxima força.

Realce ainda para Ferreira do Zêzere (vitória por 2-1 sobre o Atalaiense), Mação (ganhando por 4-1 em Santarém, ante o União local) e Cartaxo (1-0 na recepção ao Moçarriense), únicas equipas que conseguiram triunfar em todos os três jogos disputados nesta fase da prova.

Por fim, menção ao empate (1-1) do Benavente na recepção ao Empregados do Comércio, a par do triunfo do Samora Correia o outro único resultado positivo de uma equipa do escalão secundário face a um concorrente da I Divisão Distrital, embora, neste caso, sem o prémio do apuramento, mas relegando os “Caixeiros” para a última posição da respectiva série.

Surpresas – Numa jornada sem grandes surpresas a assinalar – à parte a referida derrota do Rio Maior em Samora Correia –, os jogos de marcador mais imprevisto terão sido os que resultaram nas goleadas aplicadas pelo At. Pernes na recepção ao Pego (4-0 – também sem outras consequências que não o relegar do líder da II Divisão Distrital para o último posto da série), e pelo Vale da Pedra ao Forense (5-0).

Confirmações – Por último, neste sumário relativo à última jornada desta fase de grupos da Taça Ribatejo, referência também às goleadas infligidas pelo U. Almeirim ao Marinhais (9-0), Torres Novas ao Caxarias (7-1), estas de alguma forma mais expectáveis, dado o desnível entre as equipas, pese embora o marcador possa ter sido mais elevado que o que seria antecipável.

Igualmente nesta secção das confirmações incluo também a vitória do At. Ouriense sobre o União de Tomar (2-0) – numa partida em que, afinal, ambos os conjuntos se encontravam já qualificados –, portanto um desafio sem particular responsabilidade, que não a de apurar o vencedor da série, em qualquer caso um posicionamento sem implicações para o sorteio dos 1/8 final, entretanto já realizado, na segunda-feira, na sede da Associação de Futebol de Santarém.

São os seguintes os 16 clubes apurados: Ferreira do Zêzere, Atalaiense, At. Ouriense, União de Tomar, Mação, U. Abrantina, Riachense, Fátima, Amiense, Samora Correia, Vale da Pedra, Glória do Ribatejo, Cartaxo, Moçarriense, U. Almeirim e Fazendense.

Campeonato de Portugal Prio – Com um positivo empate (1-) alcançado em Peniche, o Alcanenense mantém o 5.º lugar, com nove pontos de vantagem sobre a “linha de água”, pese embora diste apenas quatro pontos do 8.º classificado (Sertanense); o Coruchense, na estreia de um novo responsável técnico, Daniel Kenedy, não conseguiu evitar o desaire (1-2) na recepção ao líder, Casa Pia, tendo baixado à penúltima posição, agora a um ponto do Sacavenense (8º).

Antevisão – No próximo fim-de-semana são retomados os Campeonatos Distritais, com destaque para os seguintes encontros, na I Divisão Distrital: Fátima-Fazendense, no que, à partida para esta época, seria um jogo de grande cartel, entre os então considerados como principais candidatos ao título; Rio Maior-Cartaxo, com os cartaxenses a necessitar confirmar o seu favoritismo, para poderem manter a perseguição ao líder; Mação-Riachense, um desafio entre dois dos mais sólidos conjuntos da prova; U. Tomar-Amiense, entre duas equipas que vêm tendo uma trajectória positiva; e o “derby” escalabitano Empregados do Comércio-Moçarriense.

Na II Divisão Distrital, destaca-se, como “jogo grande” da jornada, o “derby” Benavente-Samora Correia; realce também, a Norte, para o Caxarias-Pego, U. Santarém-Assentis, assim como o reviver de um “clássico”, entre Tramagal-Alferrarede.

No Campeonato de Portugal, já na derradeira ronda desta primeira fase, o Alcanenense recebe o “lanterna vermelha”, Crato, esperando-se que possa somar mais uma vitória, para ampliar o seu pecúlio. O Coruchense desloca-se ao terreno do Sacavenense, onde será importante pontuar, em ordem a não deixar distanciar-se este concorrente directo na disputa da manutenção.

(Artigo publicado no jornal “O Templário”, de 21 de Janeiro de 2016)

Entry filed under: U. Tomar. Tags: .

Hóquei em Patins – Taça de Portugal – Sorteio da 3.ª eliminatória Campeonatos Distritais Futebol – 16ª Jornada / 13ª Jornada

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Autor – Contacto

Destaques

União de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Janeiro 2016
M T W T F S S
« Dez   Fev »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Arquivos

Categorias


%d bloggers like this: