O Pulsar do Campeonato – 13.ª jornada (act.)

Janeiro 3, 2016 at 11:00 am Deixe um comentário

Pulsar - 13jornada - act

(“O Templário”, 30.12.2015)

Após a disputa dos (quatro) jogos de acerto de calendário, que se encontravam em atraso da 12.ª jornada, está assim concluída a primeira volta do Campeonato Distrital da I Divisão, com o União de Tomar a reforçar a 3.ª posição, agora já com uma vantagem de quatro pontos face ao seu mais directo perseguidor, U. Almeirim, mantendo-se a nove pontos do Cartaxo, que, tendo vencido também o seu jogo, conserva a distância de três pontos para o líder, na antecâmara de um empolgante duelo, agendado para a próxima ronda.

Destaque – O destaque desta “semi-jornada” foi o triunfo do União de Tomar frente ao Riachense, por 1-0, mercê de um tento apontado por Fábio Vieira, numa exibição concentrada e personalizada, de grande carácter e pragmatismo do grupo nabantino.

Uma proeza tanto mais de sublinhar se recordarmos que há mais de 50 anos os unionistas não conseguiam vencer em Riachos, quando, na temporada de 1964-65 (a 13 de Dezembro de 1964), aí haviam obtido a sua única vitória em terreno alheio perante este opositor (nessa ocasião por 3-0), então rumo à conquista do título de Campeão Distrital, que conduziria subsequentemente também ao título de Campeão Nacional da III Divisão, na mesma época, e consequente promoção à II Divisão Nacional.

De facto, em 17 deslocações a Riachos (em desafios a contar para os campeonatos da III Divisão Nacional e da I Divisão Distrital, e, também, para a Taça do Ribatejo), este foi apenas o segundo êxito dos tomarenses, que aí tinham sido batidos nas suas últimas oito visitas anteriores, desde o ano de 2000 até à data. Numa excelente fase, o União de Tomar somou o sexto triunfo consecutivo (quatro para o Campeonato e dois para a Taça do Ribatejo), detendo actualmente a melhor série em curso de todos os concorrentes. Ao invés, o Riachense regista o terceiro desaire sucessivo, tendo caído na pauta classificativa para um modesto 9.º lugar.

Surpresa – Regista-se, desta feita, uma “meia surpresa”, com o empate averbado pelo Rio Maior – que, curiosamente, acabara de ser surpreendido no seu terreno, no jogo imediatamente precedente, pelo Moçarriense – em Mação (2-2), equipa que, assim, acumula um ciclo de cinco igualdades, apenas intercalado pela vitória obtida em Ourém na última jornada da primeira volta. Ambos os clubes, Mação e Rio Maior integram agora um trio, conjuntamente com o Torres Novas, entre o 6.º e o 8.º posto, todos já a seis pontos do 3.º classificado.

Confirmações – Acabaram por ter resultados de alguma forma de acordo com a lógica as restantes duas partidas. Após a série de sete triunfos consecutivos, e superado o desaire da partida anterior, em Fazendas de Almeirim, o Cartaxo recebeu e bateu o U. Almeirim (2-0), com os almeirinenses a ver quebrada uma excelente série de seis encontros sem derrota no campeonato, que, conjugada com a solidez que têm evidenciado no seu reduto, lhes confere nesta altura, com metade da prova disputada, um inesperado 4.º lugar na tabela.

Por seu lado, o Torres Novas conseguiu também, finalmente, “quebrar o enguiço” (cinco derrotas sucessivas no campeonato), ganhando na recepção ao Fazendense (3-1), com este, depois do “brilharete” do encontro anterior, a regressar à irregularidade com que tem sido pautado o seu desempenho na competição, nesta altura com um decepcionante (e algo preocupante) 10.º posto, apenas três pontos acima do trio da cauda da classificação (At. Ouriense, U. Abrantina e Amiense), e com um único ponto de vantagem face ao Moçarriense.

Por fim, neste momento de viragem para a segunda volta da competição é de anotar ainda mais uma campanha positiva dos Empregados do Comércio, na 5.ª posição, a cinco pontos do União de Tomar.

Antevisão – No próximo fim-de-semana, com a entrada do novo ano, retomam o seu curso regular as diversas competições, depois da quadra natalícia.

Na I Divisão Distrital, logo na ronda inaugural da segunda volta, há um desafio de sensação, com o líder Fátima a receber o 2.º classificado, Cartaxo, num confronto que poderá vir a assumir contornos determinantes, em especial em caso de triunfo dos fatimenses, que, nesse cenário, descolariam do perseguidor, cavando um fosso de seis pontos… veremos se o Cartaxo estará “pelos ajustes”… Mas há outros encontros de interesse, como o U. Tomar-Mação, com os unionistas a procurar preservar a sua magnífica série de vitórias. Ou o que, noutras circunstâncias, seria um jogo de grande cartel, entre Empregados do Comércio e Riachense, na situação actual, em qualquer caso, uma importante disputa pelos pontos e por uma progressão na tabela classificativa. E, ainda, mais um aliciante “derby”, entre Fazendense e U. Almeirim, com o conjunto das Fazendas a pretender a desforra dos dois desaires já averbados nesta época no terreno do rival (no Campeonato e na Taça do Ribatejo).

Na II Divisão Distrital, a Norte, o principal encontro da ronda será o U. Santarém-Pego, mas poderá ser também de interesse o Atalaiense-Assentis. A Sul, o destaque vai para o Barrosense-Samora Correia.

No Campeonato de Portugal, a aproximar-se da sua etapa decisiva nesta primeira fase (atingindo-se já a 15.ª de 18 jornadas), o Alcanenense recebe o Sertanense, em jogo que, em caso de vitória, poderá proporcionar ao grupo de Alcanena a tranquilidade necessária para que a segunda fase decorra de forma bem positiva, sem especiais preocupações no que concerne à manutenção no Nacional. Por seu lado, o Coruchense, tendo a visita do Loures, enfrentará porventura dificuldade acrescida, esperando-se, em qualquer caso, um desfecho animador para as cores da turma do Sorraia.

(Artigo publicado no jornal “O Templário”, de 30 de Dezembro de 2015)

Entry filed under: U. Tomar. Tags: .

O Pulsar do Campeonato – 13.ª jornada Campeonatos Distritais Futebol – 14ª Jornada / 11ª Jornada

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Autor – Contacto

Destaques

União de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Janeiro 2016
M T W T F S S
« Dez   Fev »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Arquivos

Categorias


%d bloggers like this: