O Pulsar do Campeonato – 13.ª jornada

Dezembro 27, 2015 at 11:00 am Deixe um comentário

Pulsar - 13jornada

(“O Templário”, 23.12.2015)

Na retoma do Campeonato Distrital da I Divisão, assinalando o termo da primeira volta da competição, com o posicionamento relativo das várias equipas ainda algo perturbado por quatro jogos que subsistem em atraso, da 12.ª jornada, num ápice, beneficiando do desaire do Cartaxo, o Fátima assumiu a liderança destacada da prova, com seis pontos de vantagem – pese embora os cartaxenses terem um jogo a menos –, enquanto o União de Tomar regressou ao 3.º lugar, agora a nove pontos do 2.º classificado.

Destaques – A grande saliência desta última ronda da metade inicial do torneio é, necessariamente, a quebra da invencibilidade do Cartaxo, desfeiteado em Fazendas de Almeirim, mercê de um solitário tento sofrido, por uma equipa do Fazendense, que, após um longo jejum de vitórias (desde a 6ª jornada!), voltou a triunfar, parecendo disposta a galgar postos na pauta classificativa… até onde lhe for possível, arredada que está da disputa dos dois primeiros lugares.

Mas esta foi uma ronda marcada por alguns outros desfechos dignos de registo: desde logo, mais uma categórica vitória do Fátima, na recepção ao Torres Novas, impondo-se por 3-0, no que constitui o quinto capítulo de uma terrível série de derrotas consecutivas dos torrejanos no campeonato (a que acresce a do jogo da Taça do Ribatejo, em Tomar), a cair já para a zona perigosa da tabela (10.º lugar, apenas três pontos acima do trio da cauda).

Assim como, também, o importante triunfo do Amiense em Abrantes, ante a U. Abrantina (3-1), que lhe possibilitou igualar esse opositor, assim como o At. Ouriense, e, mais importante, reduzir para apenas dois pontos o atraso face ao 10.º classificado.

Ou, ainda, a concludente vitória do Mação em Ourém, frente ao At. Ouriense (4-2), interrompendo também uma “seca” de vitórias, neste caso ainda mais prolongada que a do Fazendense (desde a 5.ª ronda!), dando assim um salto na classificação, até ao 6.º lugar (partilhado com Riachense e Rio Maior); ao invés, os oureenses, também com um ciclo de cinco desaires sucessivos, caíram na indesejada posição de “lanterna vermelha”, actualmente repartida pelo trio já antes referido.

Surpresa – De regresso às surpresas está o Moçarriense, indo ganhar (1-0) a Rio Maior, o que – após uma sucessão de seis jogos em que somara um único ponto – lhe permitiu voltar a ganhar algum “fôlego”, procurando manter-se “à tona”, ocupando o 10.º lugar, dois pontos acima dos

Confirmações – Recebendo a visita dos Empregados do Comércio, o União de Tomar, vencendo por 4-2 – curiosamente, repetindo o desfecho do jogo anterior, em Santarém, no final da época passada (e isto depois dos célebres 8-0 de há duas épocas) –, retomou o 3.º posto, ultrapassando precisamente este opositor, o qual, entretanto, baixou à 5.ª posição. Mas não foi nada fácil mais este triunfo dos unionistas – a atravessar excelente fase, melhor da época até ao momento, tendo somado a quinta vitória consecutiva (três para o campeonato, e duas na Taça do Ribatejo) –, já que começaram por se ver em desvantagem, ripostando depois, com eficácia, num curtíssimo período, invertendo o marcador de 0-1 para 4-1, vindo, já nos derradeiros minutos a consentir o segundo tento. Uma referência particular ao “golaço” do brasileiro Douglas, no seu jogo de estreia ao serviço do U. Tomar.

Por fim, também o U. Almeirim confirmou a sua excelente campanha em casa – quinto triunfo em sete jogos, mantendo a invencibilidade caseira –, recebendo e batendo a sempre difícil turma do Riachense (2-0), ascendendo desta forma a um excelente 4.º lugar.

II Distrital – Na abertura da segunda volta da prova, o destaque vai para os empates entre Ferreira do Zêzere e U. Santarém e Benfica do Ribatejo e Benavente (ambos a uma bola). A Norte, mercê do triunfo averbado ante o At. Pernes (2-1), o Pego ampliou para seis pontos o seu avanço sobre o 2.º classificado (os ferreirenses), distando os escalabitanos dez pontos do guia. A Sul, o Benavente, mantém quatro pontos de vantagem sobre o adversário desta ronda, e cinco pontos em relação ao Glória do Ribatejo, vencedor do “derby” em Marinhais (3-0).

Campeonato de Portugal Prio – O Alcanenense confirmou de alguma forma as expectativas positivas, indo empatar (1-1) no terreno do Águias do Moradal; mantém assim o 6.º lugar, já com oito pontos de vantagem sobre o penúltimo classificado (precisamente o seu opositor nessa jornada), pese embora disponha de avanço de apenas quatro pontos face ao 8.º classificado, Sertanense. Por seu lado, o Coruchense não conseguiu evitar a derrota em Massamá, ante o Real, por 2-0, vendo-se igualado pelo Sacavenense, repartindo o 8.º e 9.º lugares, apenas à frente do Eléctrico de Ponte de Sôr, a cinco pontos.

Antevisão – No próximo fim-de-semana, ocasião apenas para acerto de calendário na I Divisão Distrital, com a disputa de três jogos que se encontram em atraso da 12.ª jornada, com destaque para o Riachense-U. Tomar, enfrentando os unionistas uma difícil saída, ante um dos actuais 6.º classificados; para além do Cartaxo-U. Almeirim (desafio que poderá revelar-se crucial para as aspirações dos cartaxenses de voltar a aproximar-se da liderança) e do Mação-Rio Maior – tendo o outro encontro, entre Torres Novas e Fazendense, sido agendado para 23 de Dezembro.

Efectivamente quer a II Divisão Distrital, quer o Campeonato de Portugal, estarão em pausa de Natal, apenas sendo retomadas estas competições no fim-de-semana de 3 de Janeiro do novo ano, antecipando-se, desde já, os principais confrontos dessa ronda: U. Santarém-Pego (na II Distrital) e Alcanenense-Sertanense e Coruchense-Loures (no Nacional)..

(Artigo publicado no jornal “O Templário”, de 23 de Dezembro de 2015)

Entry filed under: U. Tomar. Tags: .

Campeonatos Distritais Futebol – 13ª Jornada / 10ª Jornada O Pulsar do Campeonato – 13.ª jornada (act.)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Autor – Contacto

Destaques

União de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Dezembro 2015
M T W T F S S
« Nov   Jan »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  

Arquivos

Categorias


%d bloggers like this: