O Pulsar do Campeonato – Taça do Ribatejo

Dezembro 20, 2015 at 11:00 am Deixe um comentário

Pulsar - TRibatejo - 2

(“O Templário”, 17.12.2015)

Após a realização da 2.ª jornada da fase de grupos da Taça do Ribatejo – e faltando disputar apenas a derradeira ronda, agendada para o próximo dia 16 de Janeiro de 2016 –, garantiram já o apuramento para os 1/8 de final da competição os seguintes clubes: U. Tomar, Fátima, Cartaxo, Riachense, Ferreira do Zêzere e Atalaiense (estes dois últimos a militar no escalão secundário). Ao invés, estão já virtualmente eliminadas as seguintes formações: Alferrarede, Tramagal, Caxarias, Assentis, At. Pernes, Pego, Barrosense, Forense, Marinhais e Empregados do Comércio (única equipa do escalão principal já sem possibilidades de qualificação).

Destaques – O principal destaque vai, desta feita, para a vitória do União de Tomar sobre o Torres Novas (2-0, com tentos de Pelé e Joca), tendo os “rubro-negros” chegado ao triunfo numa fase em que jogavam já em inferioridade numérica, situação que, aliás, enfrentaram ao longo de quase todo o segundo tempo do desafio, em mais uma demonstração de forte carácter do grupo unionista – que obtém o quarto triunfo sucessivo (dois para o campeonato e outros dois para a Taça do ribatejo) –, ao mesmo tempo que agrava ainda mais o terrível ciclo negativo dos torrejanos, que, incrivelmente, somaram o quinto desaire consecutivo.

Com presença assídua nesta secção de destaques, é também de realçar mais uma categórica vitória do líder da I Divisão Distrital, Cartaxo, goleando os Empregados do Comércio por 6-3, ditando assim o afastamento dos escalabitanos, actuais 3.º classificados do campeonato.

Assinalam-se igualmente mais algumas goleadas nesta jornada: 5-0 no Ferreira do Zêzere-Alferrarede e no Fazendense-Marinhais; 4-0 no Riachense-Pego; 5-2 no Rio Maior-Barrosense; e 4-1 no Porto Alto-Forense.

Surpresas – Não se pode dizer que tenha havido efectivas surpresas nos 16 jogos que compunham esta ronda, mas, ainda assim, é de sublinhar a boa réplica oferecida pelo At. Pernes na deslocação a Fátima, impondo, por duas vezes, situações de igualdade no marcador – quebrando assim uma série de sete jogos de inviolabilidade da baliza dos fatimenses –, sendo que apenas já na fase final do jogo os visitados conseguiriam desfazer o empate a duas bolas, com a obtenção de mais dois tentos, que fixaram o marcador em 4-2.

De resto, nas partidas entre equipas de escalão diferente, registam-se também os nulos entre Samora Correia-Amiense e Benfica do Ribatejo-U. Almeirim, assim como o empate do Benavente no terreno do Moçarriense (1-1), de alguma forma a confirmar os vaticínios que aqui antecipara na passada semana, com bons desempenhos das equipas da II Divisão Distrital.

Por fim, é de assinalar ainda o nulo imposto pela equipa do Vale da Pedra na deslocação à Glória do Ribatejo, resultado que a coloca em posição privilegiada para alcançar o apuramento.

Confirmações – Seriam mais ou menos expectáveis os desfechos dos restantes quatro encontros, nos quais os visitados confirmaram o favoritismo que, à partida, lhes poderia ser já atribuído: At. Ouriense-Caxarias (3-1); Mação-U. Abrantina (2-1); Atalaiense-Tramagal (2-0); e U. Santarém-Assentis (3-1).

Campeonato de Portugal Prio – O Alcanenense prossegue a sua positiva campanha no Nacional, tendo ganho por 1-0 frente ao Benfica de Castelo Branco, mantendo o 6.º posto, mas ampliando assim para oito pontos a vantagem face ao 9.º classificado, curiosamente o seu próximo opositor (tendo o 8.º classificado, V. Sernache, agora a cinco pontos). Por seu lado, o Coruchense, jogando também no seu terreno, empatou a uma bola com o 1.º Dezembro, mantendo também a 8.ª posição, três pontos à frente do Sacavenense.

Antevisão – No retomar do Distrital da I Divisão, com a disputa da 13.ª ronda, última da primeira volta, teremos um fim-de-semana repleto de emoções e forte competitividade, com jogos “para todos os gostos”: começando pelo U. Tomar-Empregados do Comércio, em disputa do 3.º lugar (actuais 4.º e 3.º classificados, contando os unionistas com um jogo em atraso); prosseguindo com o Fazendense-Cartaxo, com o líder a ser, uma vez mais, colocado à prova; ou com o Fátima-Torres Novas (conseguirão os torrejanos quebrar a espiral de resultados negativos?); passando ainda pelo U. Almeirim-Riachense (actuais 5.º e 6.º classificados); e, na procura de escapar aos lugares da parte baixa da tabela, em desafios já a assumir cariz de alguma forma determinante, o At. Ouriense-Mação, U. Abrantina-Amiense e o Rio Maior-Moçarriense.

Na II Divisão Distrital, já a abrir a segunda volta desta primeira fase da prova, destaca-se o desafio que opõe o Ferreira do Zêzere ao U. Santarém (actuais 2.º e 3.º classificados), que poderá vir a revelar-se crucial no posicionamento final das equipas, com o guia, Pego, a receber o At. Pernes. A Sul, o jogo grande da jornada será o Benfica do Ribatejo-Benavente (actuais dois primeiros classificados) – com o 3.º classificado, Samora Correia a folgar –, registando-se também o “derby” Marinhais-Glória do Ribatejo.

No Campeonato de Portugal, o Alcanenense desloca-se ao terreno do penúltimo classificado, Águias do Moradal, sendo expectável que possa dar continuidade aos resultados positivos que vem registando. Já o Coruchense terá uma difícil saída, para defrontar o 4.º classificado, Real Massamá, equipa ainda bastante envolvida na disputa dos lugares de topo, que poderão dar acesso à disputa, na segunda fase da prova, à promoção à II Liga, dado ter apenas dois pontos a menos que o actual líder, Casa Pia.

(Artigo publicado no jornal “O Templário”, de 17 de Dezembro de 2015)

Entry filed under: U. Tomar. Tags: .

Campeonato Nacional Hóquei em Patins – II Divisão (Zona Sul) – 12ª Jornada Campeonatos Distritais Futebol – 13ª Jornada / 10ª Jornada

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Autor – Contacto

Destaques

União de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Dezembro 2015
M T W T F S S
« Nov   Jan »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  

Arquivos

Categorias


%d bloggers like this: