O Pulsar do Campeonato – 11.ª jornada

Dezembro 6, 2015 at 11:00 am Deixe um comentário

Pulsar - 11

(“O Templário”, 03.12.2015)

Com a competição definitivamente partida em dois – com Fátima e Cartaxo a fazer um “campeonato à parte”, contando ambos, agora, já com doze pontos de avanço sobre o mais directo perseguidor –, e sabendo-se que as restantes posições têm sido bastante voláteis, em função das escassas diferenças pontuais, o União de Tomar, beneficiando de duas vitórias consecutivas, subiu ao 3.º lugar, sendo, nesta altura, o melhor do campeonato dos doze restantes concorrentes, tendo ainda a vantagem teórica de contar apenas com cinco jogos já disputados em casa (face a seis de U. Almeirim e Riachense, e já sete jogos em casa do Rio Maior).

Destaques – O principal destaque desta jornada vai, necessariamente, para a vitória do líder Cartaxo em Riachos, frente ao Riachense (2-0), ainda mais valorizada na medida em que os cartaxenses se viram penalizados pelo facto de actuar em inferioridade numérica. Após o triunfo averbado na ronda anterior, em Torres Novas, este desfecho – que, paralelamente, traduz o ampliar para sete do número de vitórias consecutivas – vem confirmar, se dúvidas pudessem subsistir, o potencial desta equipa, que promete não dar tréguas ao Fátima.

De realçar também o triunfo do União de Tomar em Ourém, frente ao At. Ouriense, por 2-1, com o tento da vitória a ser alcançado novamente em cima do final do tempo de jogo – tal como sucedera frente ao U. Almeirim –, a premiar o esforço e a crença dos unionistas, que, assim, vão reforçando os níveis de confiança, visando alcançar classificação condigna com o seu real valor e com a condição que ostentam de vice-campeão da época anterior. Ao invés, os oureenses somaram o quinto desaire nos últimos seis jogos, caindo em posição (11.ª) algo preocupante.

Por fim, salienta-se ainda o regresso do Fátima às goleadas – depois do nulo da jornada anterior, em Mação –, impondo-se por categórica marca de 6-0, na recepção ao Moçarriense, clube que vem registando uma tendência de queda na pauta classificativa, tendo somado um único ponto nas últimas cinco jornadas, vendo aproximar-se perigosamente os dois últimos classificados.

Surpresas – A grande surpresa desta ronda foi a vitória do Amiense em Fazendas de Almeirim, face ao Fazendense (2-0), proporcionando à turma de Amiais de Baixo praticamente recolar ao pelotão, agora somente a três pontos do At. Ouriense… e do seu opositor nesta jornada, que, depois de uma sucessão de quatro empates, voltou a ser derrotado. Colocada que estará de lado a possibilidade de discutir os (dois) primeiros lugares, a motivação do grupo fazendense começará a ressentir-se, em prejuízo do nível de rendimento que seria expectável.

Uma “meia-surpresa” terá sido a vitória do U. Almeirim sobre o Torres Novas (3-2), pese embora os almeirinenses confirmem a sua boa campanha em casa (onde registam já quatro triunfos e dois empates, mantendo a invencibilidade caseira), tendo, por outro lado, somado o quinto jogo consecutivo sem derrota, ciclo apenas superado pelos dois primeiros classificados; mais inesperada é a série de quatro desaires consecutivos dos torrejanos – o pior ciclo de todos os concorrentes, neste campeonato, apenas igualado pela U. Abrantina (entre a 5.ª e a 8.ª jornadas).

Confirmações – Seriam de alguma forma previsíveis os desfechos do encontro Rio Maior – Empregados do Comércio (1-1), com a turma de Santarém a registar o sexto empate nos últimos oito jogos, continuando sem conseguir ganhar após as três vitórias que averbara nas três jornadas iniciais da prova; assim como o outro empate (nulo no marcador), na partida entre U. Abrantina e Mação, no que constitui a quarta igualdade sucessiva para os maçaenses, e, paralelamente, o terceiro jogo sem perder para o grupo de Abrantes.

II Distrital – Tendo ganho em Assentis (2-1), e beneficiando da derrota do Ferreira do Zêzere na Atalaia (3-2), o Pego ampliou para quatro pontos o seu avanço na liderança. A Sul, anotam-se as goleadas do líder Benavente (5-1 ao Forense) e do Samora Correia (5-0 ao Marinhais), mas o principal destaque vai para o triunfo do Benfica do Ribatejo na Barrosa (3-1), que lhe permite manter a diferença de apenas dois pontos para o guia.

Campeonato de Portugal Prio – Boas notícias para as equipas do Distrito, numa jornada muito positiva, averbando duas vitórias: o Alcanenense, na recepção ao até então vice-líder, Caldas, por 2-0, igualando assim o Sertanense no 6.º posto, dilatando já para oito pontos a margem face à “linha de água” (a qual, contudo, se reduz a apenas 4 pontos face ao 8.º classificado); o Coruchense, derrotando o “lanterna vermelha”, Eléctrico de Ponte de Sôr, por 1-0, mantém a 8.ª posição, com três pontos a mais que o Sacavenense.

Antevisão – Na I Divisão Distrital, destacam-se, na próxima ronda – a qual, contudo, poderá vir a ser adiada, em função da disputa, pela selecção distrital, de 6 a 8 de Dezembro, da “Taça das Regiões da UEFA” –, os seguintes desafios: Riachense-U. Tomar, Amiense-Fátima, Torres Novas-Fazendense e Cartaxo-U. Almeirim.

Na II Divisão Distrital, a atingir já a derradeira jornada da primeira volta, realce para as partidas: Pego-Atalaiense, Ferreira do Zêzere-At. Pernes; Benfica do Ribatejo-Glória do Ribatejo e Porto Alto-Benavente.

No Campeonato de Portugal, o Alcanenense tem uma saída de grau de dificuldade máximo, a Leiria, para defrontar o líder isolado, U. Leiria (ainda invicto, e já com sete pontos de avanço); por seu lado, o Coruchense, actuando também em terreno alheio, visita Sintra, onde encontrará o 2.º classificado da sua série, Sintrense (nesta altura, contando um jogo a mais, em igualdade pontual com o guia, curiosamente outra equipa do mesmo município, o 1.º de Dezembro).

(Artigo publicado no jornal “O Templário”, de 3 de Dezembro de 2015)

Entry filed under: U. Tomar. Tags: .

Campeonato Nacional Hóquei em Patins – II Divisão (Zona Sul) – 10ª Jornada Campeonatos Distritais Futebol – 12ª Jornada / 9ª Jornada

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Autor – Contacto

Destaques

União de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Dezembro 2015
M T W T F S S
« Nov   Jan »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  

Arquivos

Categorias


%d bloggers like this: