O Pulsar do Campeonato – 10.ª jornada

Novembro 29, 2015 at 11:00 am Deixe um comentário

Pulsar - 10

(“O Templário”, 26.11.2015)

Numa jornada (10.ª) marcada por (quatro) empates, as três equipas que conseguiram obter a vitória dela retiraram, no imediato, bons dividendos: desde logo, o sensacional Cartaxo, somando sexto triunfo consecutivo, a alcançar o Fátima no comando, dispondo nesta altura, inclusivamente, de melhor diferença de golos; a seguir, o Riachense, prosseguindo uma recuperação consistente, tendo ascendido já da 5.ª à 3.ª posição; por fim, o União de Tomar, que escalou do 10.º até ao 6.º posto (na circunstância, igualado aliás com o 5.º classificado, Torres Novas).

Destaques – A principal nota de realce da jornada vai para o Mação, que conseguiu travar a magnífica série de oito vitórias que o Fátima vinha acumulando (em todos os jogos disputados, à excepção da ronda inaugural), impondo um nulo ao principal favorito, numa partida que se antecipava já pudesse ser de dificuldade máxima para o líder.

Em paralelo com este destaque, assinala-se também a tão feliz quão importante vitória do Cartaxo em Torres Novas (1-0 – tendo os torrejanos somado terceiro desaire sucessivo), fruto da grande eficácia (e solidez defensiva) demonstrada, a par com a chamada “estrelinha de campeão”; resultando assim numa conjugação de resultados que proporcionou a tal alteração no topo da tabela, com os fatimenses a cederem o comando aos cartaxenses.

Muitos poderiam apostar que, nesta altura, o Fátima tivesse descolado já do resto do pelotão, fazendo como que um “campeonato à parte” (dez pontos de vantagem sobre o 3.º classificado, à 10.ª jornada); não sei se os próprios jogadores e treinador do Cartaxo imaginariam que pudessem ser parceiros num avanço desta amplitude, ainda antes do termo da primeira volta.

Finalmente, a salientar ainda o triunfo do Riachense em Ourém (2-1), somando a sua quarta vitória nos últimos cinco jogos do campeonato (trepando assim desde o 11.º até ao 3.º lugar); curiosamente, em perfeito contraponto com o At. Ouriense, que somou quarto desaire nessas mesmas cinco jornadas (caindo do 5.º ao… 11.º posto).

Surpresas – A principal surpresa da jornada terá sido a igualdade (1-1) obtida pela U. Abrantina (pela primeira vez a conseguir juntar dois resultados positivos) no terreno dos Empregados do Comércio (que, depois de ter ganho nas três primeiras jornadas, não mais conseguiu voltar a vencer – numa série que soma já um total de oito jogos sem vitória, incluindo o encontro da Taça Ribatejo).

Depois, como “meia-surpresa”, temos mais uma referência a um clube que parece ter tirado “assinatura” nesta secção das surpresas: o Moçarriense – vindo de três desaires sucessivos no campeonato –, a forçar também um empate (2-2) na recepção ao Fazendense, equipa que, por seu lado, somou o quarto desafio consecutivo sem ganhar (nem perder…).

Confirmações – Mais expectáveis seriam a vitória do União de Tomar sobre o Rio Maior (1-0), em qualquer caso um bom resultado dos tomarenses, face a uma equipa que vinha de três vitórias sucessivas, e que ocupava uma sensacional 3.ª posição na tabela (baixou muito ligeiramente, passando a 4.º classificado); assim como, por outro lado, o empate (outro nulo) registado entre Amiense e U. Almeirim.

A atestar a tónica de equilíbrio deste campeonato, subsiste um longo e compacto pelotão, mantendo-se diferença de apenas seis pontos entre o 3.º e o 12.º classificados (ou somente três pontos entre 4.º e 9.º). E, mesmo os dois últimos vão dando sinais de não abdicar da luta pela subida na classificação, com a U. Abrantina (13.º) agora a três pontos do Moçarriense, apesar de o Amiense continuar na delicada posição de “lanterna vermelha”, dois pontos mais abaixo.

II Distrital – Os triunfos do Pego (3-1 com o Alferrarede) e Ferreira do Zêzere (2-1 ao Assentis), permitiram-lhes distanciar-se no topo da tabela, beneficiando também do facto de o U. Santarém ter folgado, distando agora, respectivamente, cinco e quatro pontos do 3.º classificado. A Sul coube ao líder Benavente folgar, enquanto os até então 2.º classificados se defrontavam, com vitória do Benfica do Ribatejo sobre o Samora Correia (1-0), que lhe permitiu reduzir para apenas dois pontos a diferença para o comandante.

Antevisão – Na próxima ronda, perfila-se indubitavelmente como jogo grande da jornada o Riachense-Cartaxo, opondo o 3.º classificado ao agora novo líder, logo com um dos mais difíceis obstáculos que se lhe podiam deparar na caminhada que vem mantendo, a par e passo, com o Fátima. Depois, referência também ao At. Ouriense-U. Tomar, também um jogo de “tripla”, em que o empate até poderá ser eventualmente um desfecho com alguma lógica. Interessante será também o Rio Maior-Empregados do Comércio, entre duas equipas que têm manifestado alguma irregularidade competitiva, capazes do melhor e do… menos bom.

Na II Divisão Distrital, destacam-se como encontros à partida de maior aliciante o Assentis-Pego e o Atalaiense-Ferreira do Zêzere, a Norte; e, a Sul, o Barrosense-Benfica do Ribatejo e o Glória do Ribatejo-Porto Alto.

No regresso do Campeonato de Portugal, após a paragem para disputa dos 1/16 de final da Taça de Portugal – já sem equipas representantes do distrito, numa eliminatória na qual se destacou o Amarante, única equipa deste escalão a subsistir ainda em prova, apurando-se para os 1/8 de final, tendo assumido o papel de “tomba-gigantes”, ao afastar o Marítimo –, o Alcanenense recebe o vice-líder, Caldas, equipa que pretenderá conservar a importante vantagem (5 pontos) face aos mais directos perseguidores, curiosamente a mesma distância que o separa do guia incontestado, U. Leiria; por seu lado, o Coruchense, recebendo o “lanterna vermelha”, Eléctrico de Ponte de Sôr terá uma boa oportunidade de se afastar dos lugares da cauda da tabela.

(Artigo publicado no jornal “O Templário”, de 26 de Novembro de 2015)

Entry filed under: U. Tomar. Tags: .

Campeonato Nacional Hóquei em Patins – II Divisão (Zona Sul) – 9ª Jornada Campeonatos Distritais Futebol – 11ª Jornada / 8ª Jornada

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Autor – Contacto

Destaques

União de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Novembro 2015
M T W T F S S
« Out   Dez »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30  

Arquivos

Categorias


%d bloggers like this: