O Pulsar do Campeonato – Taça do Ribatejo

Novembro 22, 2015 at 11:00 am Deixe um comentário

Pulsar - TRibatejo - 1.jpg

(“O Templário”, 19.11.2015)

A ronda inaugural da fase de grupos da Taça do Ribatejo, disputada no passado fim-de-semana caracterizou-se, principalmente, pelo elevado número de golos marcados, num total de 55 tentos, em 16 jogos, resultando numa notável média, de praticamente 3,5 golos/jogo. Numa jornada sem qualquer nulo no marcador, e apenas três resultados tangenciais de 1-0 – sendo também de assinalar a curiosidade de se ter verificado um único empate –, constata-se portanto uma tendência de algum desequilíbrio, nomeadamente nos confrontos entre equipas de escalão diferente, com um total de oito goleadas (diferença de três ou mais golos), ou seja, em metade dos desafios realizados.

Destaques – O principal realce desta primeira jornada – para não lhe chamarmos uma vez mais surpresa… – vai para o triunfo categórico averbado pelo Moçarriense, num “derby” local, do município de Santarém, batendo, em reduto alheio, os Empregados do Comércio, por 3-0.

Depois, à vez, referência às restantes goleadas, em especial as obtidas fora de casa: os 6-0 com que o Ferreira do Zêzere venceu no Tramagal; os 5-0 aplicados pelo líder da I Divisão, Fátima, no terreno do guia da II Divisão, Pego; tendo o Samora Correia ganho pelo mesmo marcador na Barrosa (no segundo jogo consecutivo que o Barrosense perde no seu campo, por este resultado, a indiciar que algo não estará bem com a equipa… depois do inesperado triunfo em Benavente); os 4-0 com que Mação e Riachense se impusera, respectivamente, em Assentis e em Pernes; e os 3-0 registados pelo Atalaiense no seu triunfo em Alferrarede. Assim como, por outro lado, a vitória, por números imprevistos (também pela marca de 4-0), do Vale da Pedra, na recepção ao Porto Alto.

Surpresas – Numa ronda em que – à parte a quantidade de desfechos desnivelados –, imperou a normalidade ou a chamada lógica do futebol, a única surpresa foi já acima anotada, com mais um feito alcançado pelo Moçarriense.

De facto, nenhuma das seis equipas de escalão secundário que defrontaram clubes primodivisionários conseguiu sequer forçar um empate, com o resultado mais equilibrado a registar-se, curiosamente, no Caxarias-U. Tomar (0-1), com os unionistas, num reencontro com alguns antigos colegas (jogadores e treinador, Marco Marques), com uma exibição sem grande fulgor, mas, ainda assim, a conseguir um resultado que lhes abre boas perspectivas de apuramento, “bastando”, para tal, vencer um dos dois jogos que lhe restam, contra Torres Novas (em casa, na próxima jornada) e At. Ouriense (fora, na terceira e derradeira ronda desta fase de grupos).

Confirmações – Nas partidas de maior cartel, entre equipas da I Divisão – e para além do já referido Empregados do Comércio-Moçarriense –, os desfechos registados seriam mais ou menos expectáveis, com registo para o único empate, entre Torres Novas e At. Ouriense (1-1); a vitória do Amiense sobre o Rio Maior (1-0); sendo ainda devida menção particular ao reencontro entre U. Almeirim e Fazendense, repetindo-se a vitória da formação da sede de concelho (tal como na jornada de abertura do campeonato, então por 3-1), com um vibrante marcador final de 4-3, interrompendo assim uma série de cinco jogos sem derrota da formação de Fazendas de Almeirim, curiosamente num encontro em que estreou novo treinador.

Nos restantes jogos, salienta-se mais um bom triunfo do Cartaxo, no terreno do líder da zona sul da II Divisão, Benavente, por 2-0. Por seu lado, a U. Abrantina obteve segundo triunfo sucessivo, batendo o U. Santarém por 3-1. Nos outros dois confrontos entre equipas do escalão secundário, vitórias do Benfica do Ribatejo, em Marinhais (2-1) e da Glória do Ribatejo em Foros de Salvaterra (1-0).

Campeonato de Portugal Prio – A abrir a segunda volta da primeira fase desta competição, os dois emblemas representantes do Distrito tiveram “sortes” diferentes. O Alcanenense, obtendo um positivo empate, a zero, na visita à Figueira da Foz, ante a Naval (3.º classificado), ampliou para 4 pontos a sua vantagem face à “linha de água” (8.º posto, ocupado pelo V. Sernache), mantendo-se na 7.ª posição. Ao invés, o Coruchense – que, depois de cinco derrotas nas cinco primeiras jornadas, mantinha agora em curso um ciclo de quatro jogos sem derrota (duas vitórias e dois empates) – foi agora derrotado, pese embora por tangencial 1-2, na Malveira (também 3.º classificado na sua série), mantendo assim um lugar de risco, precisamente o 8.º; no imediato, valeu que nenhum dos restantes três últimos classificados (7.º, 9.º e 10.º, respectivamente Torreense, Sacavenense e Eléctrico de Ponte de Sôr) conseguiu fazer melhor…

Antevisão – No regresso dos Campeonatos Distritais, na I Divisão, avultam em particular duas partidas, em que os dois primeiros classificados – únicos que subsistem ainda invictos na prova – enfrentarão sérios testes, com difíceis deslocações: Mação-Fátima e Torres Novas-Cartaxo. Para além destes, assinala-se também o reencontro de duas equipas despromovidas dos Nacionais na temporada pretérita, no At.Ouriense-Riachense, de desfecho imprevisível. Por seu lado, o União de Tomar, recebendo o Rio Maior, poderá retomar o rumo das vitórias, de forma a recuperar posição mais confortável na pauta classificativa.

Na II Divisão Distrital destacam-se o Pego-Alferrarede e o Ferreira do Zêzere-Assentis (a Norte); a Sul, salienta-se o duelo entre os dois clubes que partilham o 2.º lugar, com o Benfica do Ribatejo a receber a visita do Samora Correia.

No Campeonato de Portugal, já na sua 11.ª jornada, o Alcanenense recebe o vice-líder, Caldas, equipa que pretenderá conservar a importante vantagem (5 pontos) face aos mais directos perseguidores, curiosamente a mesma distância que o separa do guia incontestado, U. Leiria. Por seu lado, o Coruchense, recebendo o “lanterna vermelha”, Eléctrico de Ponte de Sôr terá uma boa oportunidade de se afastar dos lugares da cauda da tabela.

(Artigo publicado no jornal “O Templário”, de 19 de Novembro de 2015)

Entry filed under: U. Tomar. Tags: .

Campeonato Nacional Hóquei em Patins – II Divisão (Zona Sul) – 8ª Jornada Campeonatos Distritais Futebol – 10ª Jornada / 7ª Jornada

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Autor – Contacto

Destaques

União de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Novembro 2015
M T W T F S S
« Out   Dez »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30  

Arquivos

Categorias


%d bloggers like this: