O Pulsar do Campeonato – 3.ª jornada

Outubro 3, 2015 at 11:00 am Deixe um comentário

Pulsar 3

(“O Templário”, 01.10.2015)

Com três rondas decorridas no Campeonato Distrital da I Divisão, os Empregados do Comércio – beneficiando do algo inesperado desaire caseiro do Torres Novas –, curiosamente repetindo o percurso da fase inicial da época passada, somando terceiro triunfo consecutivo, assumiram a liderança isolada da prova.

Num domingo em que o União de Tomar “folgou” – tendo visto o seu encontro com o Amiense adiado para 14 de Outubro, dada a participação do conjunto de Amiais de Baixo na 2.ª eliminatória da Taça de Portugal –, registe-se a curiosidade de os agora quatro primeiros da pauta classificativa terem repetido o êxito registado na semana anterior.

Destaques – A vitória do Fátima em Fazendas de Almeirim (2-1) no “jogo da jornada” (potencialmente entre os dois principais candidatos ao título), com o grupo fatimense, de forma paulatina, sem grande exuberância, mas segura, a “levar a água ao seu moinho”, curiosamente depois de, na semana anterior, terem derrotado também, e igualmente pela margem mínima, a outra equipa do município almeirinense. O que, por outro lado, confirma o mau arranque do Fazendense, já com oito pontos perdidos – a distância que o separa do guia, ocupando o antepenúltimo posto –, pese embora a atenuante de terem defrontado já dois dos clubes despromovidos do Campeonato Nacional de Seniores.

O triunfo do Empregados do Comércio na Moçarria (2-0), que permitiu à formação escalabitana isolar-se no comando, confirmando o promissor início de temporada, enquanto o Moçarriense não conseguiu confirmar a surpresa da primeira jornada, em que tinha ganho ao At. Ouriense.

Surpresas – A principal surpresa desta jornada terá sido a derrota do até então co-líder, Torres Novas, na recepção ao At. Ouriense (1-3), com a turma de Ourém a querer demonstrar que o passo em falso da ronda inaugural estará ultrapassado, ascendendo na tabela, já até ao grupo dos 4.º classificados, curiosamente integrado também pelos torrejanos e pelo U. Almeirim.

Confirmações – A vitória do Cartaxo, por números claros (3-0) frente a uma equipa do Rio Maior ainda em período de transição, após a saída do responsável técnico, e depois de uma tardia preparação da época, mas sem que é reafirmado o valor dos cartaxenses, que continuam, a par do Fátima, na vice-liderança, somente a dois pontos dos “Caixeiros”.

Em mais um desafio de grande expectativa, entre duas das melhores equipas da competição, o triunfo (primeiro no campeonato) do Riachense, sobre o Mação (que, por seu lado, e ao invés, soma segundo desaire sucessivo), por 3-1.

Também o U. Almeirim confirmou o triunfo que alcançara na estreia, agora recebendo a U. Abrantina, que bateu por 1-0, com a equipa de Abrantes, para já, a ser a única que somou terceira derrota sucessiva, ocupando portanto (com o Amiense, este com um jogo em atraso) a indesejada posição de “lanterna vermelha”.

Taça de Portugal – O passado fim-de-semana foi também ocasião para disputa da 2.ª eliminatória da Taça de Portugal, com as três equipas representativas do Distrito de Santarém, desta feita, com excelente comportamento, tendo Alcanenense e Coruchense feito mesmo figura, ao eliminarem duas equipas de escalão superior (II Liga) – por coincidência, ocupando actualmente os dois últimos lugares da classificação –, ambas no desempate da marca de grande penalidade, depois de terem mantido a igualdade no final do tempo regulamentar e do prolongamento: no caso da formação de Alcanena, afastando o Sp. Covilhã (após empate a duas bolas); tendo a turma do Sorraia (que impôs o nulo no marcador), superando a Oliveirense.

Por seu lado, o Amiense, depois da contundente goleada sofrida na ronda inicial da prova, teve agora uma saída de grande dignidade, perdendo pela margem mínima (0-1) frente a outra equipa da II Liga, Portimonense.

Antevisão – Na próxima jornada, renovam-se os desafios de especial interesse, desde logo o Fátima-Riachense, entre duas equipas que militaram no Nacional no ano transacto e que ambicionam disputar os lugares cimeiros da edição desta temporada do Distrital. Mas, também, o At. Ouriense-Cartaxo, entre dois agrupamentos em que a juventude impera, mas com valores seguros, também apostados em “dar nas vistas”.

Ou ainda, necessariamente, no que mais directamente nos diz respeito, o “clássico” entre os tradicionais rivais U. Tomar e Torres Novas, os dois clubes do Distrito com maior historial, que se defrontarão, em provas de índole oficial – Campeonatos nacionais, Distritais, Taça de Portugal e Taça do Ribatejo – pela 84.ª vez, num duelo muito repartido, com ligeira superioridade estatística dos unionistas, tendo somado 35 vitórias, contra 33 dos torrejanos, para além de 15 empates.

No regresso do Campeonato Nacional de Seniores, e conforme já referido nesta coluna, menção particular à recepção do Alcanenense ao “lanterna vermelha”, Águias do Moradal, e do Coruchense ao Real Massamá, agendamento que permite acalentar esperanças de obtenção de tão necessárias vitórias para as equipas do Distrito.

Terá também início o campeonato da II Divisão Distrital, com a participação de um total de 18 clubes, repartidos em duas séries de nove, com destaque para os seguintes encontros na jornada de arranque da competição: U. Santarém-Ferreira do Zêzere e o “derby” local Glória do Ribatejo-Marinhais (neste caso, um regresso à competição oficial, que se saúda).

(Artigo publicado no jornal “O Templário”, de 1 de Outubro de 2015)

Entry filed under: U. Tomar. Tags: .

Campeonato Distrital Futebol – I Divisão – 3ª Jornada Campeonatos Distritais Futebol – 4ª Jornada / 1ª Jornada

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Autor – Contacto

Destaques

União de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Outubro 2015
M T W T F S S
« Set   Nov »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  

Arquivos

Categorias


%d bloggers like this: