«Jovem de mobilidade reduzida propõe-se nadar 13 quilómetros entre Rio Fundeiro e Bairrada»

Setembro 15, 2015 at 9:03 am Deixe um comentário

Flávio Santos, um jovem de mobilidade condicionada, prepara-se para atingir um desafio que não está ao alcance de todos. De poucos mesmo. No dia 20 deste mês, o atleta propõe-se percorrer, a nado, uma distância de 13 quilómetros entre a localidade de Rio Fundeiro (Ferreira do Zêzere) e a Bairrada (Tomar). No total, deverão ser cinco horas dentro de água. O objectivo – para além da concretização pessoal – passa por quebrar “barreiras” e despertar a sensibilidade de quem ainda possa pensar que quem tem a mobilidade condicionada… é inferior às pessoas ditas “normais”. Em entrevista exclusiva à Hertz, Flávio Santos, que reside em Ferreira do Zêzere mas treina em Tomar, explicou, então, a origem deste desafio: «Esta ideia surgiu porque eu faço natação há muitos anos e gostaria de ter um objectivo na vida. Quanto à travessia, falei com o meu treinador, que é o Pascoal Mendes, de Tomar, e pensei, em primeiro lugar, realizar Berlengas/Peniche… Mas ele disse-me que isso seria muito complicado para um paralímpico. Pensei, então, noutra opção: porque não ligar Rio Fundeiro à Bairradinha a nadar? E o meu treinador concordou. São treze quilómetros, não é nada por demais, são cinco horas a nadar e de meia em meia-hora vou parando para comer alguma coisa. E o objectivo passa por levar os paralímpicos a um nível acima do que uma pessoa normal considera que é possível. Não é por ter uma pequena deficiência, não é por não ter uma perna ou um braço que somos inferiores. Infelizmente, muitos pensam desta forma mas nós temos mais força de vontade do que certas pessoas que se dizem normais. Os atletas paralímpicos são vistos como “zeros” mas, na verdade, quando vamos lá fora trazemos muitas medalhas do que qualquer outro desporto, mas Portugal só tem futebol».

Apesar do mérito da iniciativa, a verdade é que esta travessia do Zêzere não contou com os apoios esperados por Flávio Santos. Ainda assim, o jovem nadador não desistiu e está concentrado em concluir esta missão. No meio de tudo, ainda houve quem não fechasse os olhos a esta acção: «Tenho apoio da Junta de Freguesia de Ferreira do Zêzere no sentido de garantir que os bombeiros me possam dar apoio no barco. Tenho a ajuda do ginásio LR Fitness, de Tomar, sem esquecer a Terra Oculta que, desde Agosto e até final de Setembro, me empresta uma canoa para que eu possa treinar. Não tenho mais apoios. Tudo será pago do próprio bolso. Mas gostava, de facto, de ter mais apoios pois os objectivos que se seguem são mais “puxados” e obrigam-me a dedicar mais tempo».

Emocionado, Flávio Santos aproveitou a oportunidade para lançar um apelo no sentido de que possa ter o maior apoio possível por ocasião da sua chegada à Bairrada: «Faço um apelo para que as pessoas, no dia 20 de Setembro, por volta das 13h30, 14 horas, esteja no local de chegada para me receberem com aplausos… Como costumam dizer, os homens não choram, mas nesse dia vou chorar se lá estiver muita gente… Quero levar o meu país mais acima e a minha freguesia. Sou de Ferreira do Zêzere mas é em Tomar que faço tudo, a exemplo da natação, de ginásio… ».

(Rádio Hertz)

Entry filed under: Actualidade, Imprensa. Tags: .

Taça de Portugal – 2015-16 – Sorteio da 2.ª eliminatória O Pulsar do Campeonato – 1.ª jornada

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Autor – Contacto

Destaques

União de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Setembro 2015
M T W T F S S
« Ago   Out »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

Arquivos

Categorias


%d bloggers like this: