O Pulsar do Campeonato – 25.ª jornada

Abril 25, 2015 at 4:00 pm Deixe um comentário

Pulsar - 25

(“O Templário”, 23.04.2015)

Como aqui antevira na passada semana, o União de Tomar, com uma categórica vitória (4-0) na recepção ao U. Chamusca – de que, aliás, nem necessitaria, dado o empate (1-1) registado entre Torres Novas e Empregados do Comércio – confirmou a sua posição de vice-campeão distrital, no que passa a constituir o melhor desempenho do clube nos últimos 14 anos, já desde a longínqua temporada de 2000-01, em que, pela última vez até à data, garantiu a presença em provas de âmbito nacional a nível do escalão de seniores (militando então na III Divisão Nacional, de que se despediria no ano seguinte).

Efectivamente, repetindo o excelente 2.º lugar averbado na época de 2008-09 (ano em que, dado o Riachense ter abdicado da promoção, a Associação de Futebol de Santarém chegou então a convidar o União a assumir a vaga aberta pela turma de Riachos, o que, contudo, por vicissitudes da regulamentação da Federação Portuguesa de Futebol, acabaria por não se concretizar, em benefício de clubes de Associações mais poderosas), a formação unionista regista, no campeonato que agora se apresta a chegar ao seu termo, uma média pontual bem superior: 2,08 pontos/jogo este ano, face a 1,84 (ou 1,86, se considerarmos apenas a primeira fase) há seis anos. Comparando os números, temos agora 15 vitórias (em 25 jogos), face a 13 (em 22 jogos) – ou 18 (em 32 jogos), considerando as duas fases – em 2009. Mas a diferença principal verifica-se a nível de derrotas: apenas três no presente campeonato (duas delas ante o campeão, Coruchense…) contra sete (ou nove, somando as duas fases).

Uma época muito meritória, com uma equipa bastante jovem, mesclada com alguns elementos de maior experiência, que se cotaram a grande nível – como são os casos, por exemplo de Nuno Rodrigues, do capitão Paulo Godinho, ou de Daniel Henriques (“Pelé”), que se apresta a sagrar-se melhor marcador da prova –, mas com todo o grupo, desde dirigentes, a equipa técnica, passando por jogadores e pela equipa médica, a justificar os parabéns e o orgulho pela forma como dignificaram as cores do emblema unionista, no culminar do ano do Centenário. Um comportamento bem afirmativo, de que, com outro tipo de apoios da comunidade tomarense, será possível ir mais além.

Nos restantes desafios, para além da expectável goleada aplicada pelo Coruchense ao Barrosense (5-0), e em função da vitória obtida pelo Fazendense em Pontével (4-0), e pelo Mação, na recepção ao Cartaxo (4-2), a disputa pelo 3.º lugar envolve, à entrada para a derradeira ronda, nada menos de quatro equipas, separadas por apenas dois pontos, com vantagem para os Empregados do Comércio.

Na luta pena manutenção, o grande vencedor foi o Rio Maior, que, ganhando em Santarém, face ao União local, por 3-0, garantiu matematicamente a permanência; também o Benavente, somando terceiro triunfo sucessivo, tendo ganho ao Amiense (2-1), vem empreendendo importante recuperação, embora subsista ainda dependente das despromoções do Campeonato Nacional de Seniores. Ao invés, e para além do U. Chamusca, que viu consumada a descida à II Divisão Distrital, também o Pontével se encontra em posição muito delicada, um ponto abaixo do Benavente.

Na última jornada, a disputar no próximo fim-de-semana, cruzam-se ambas as disputas, do 3.º lugar, e pela permanência, desde logo em Santarém, com os “Caixeiros” a receberem o Pontével, enquanto o União de Santarém terá a visita do Fazendense; por seu lado, o grupo de Torres Novas desloca-se à Chamusca, indo o Mação até Rio Maior. De particular interesse será o “derby” municipal de Benavente, com o Barrosense a receber a equipa da sede do município, que busca ainda um triunfo final que poderá revelar-se redentor…

Tal dependerá também, de forma determinante, do desempenho do Fátima no Campeonato Nacional de Seniores. Na jornada passada, defrontando um adversário directo na luta pela manutenção, com o qual reparte aliás a posição na tabela, os fatimenses não foram além do empate a uma bola, na recepção ao Torreense, ambos agora a quatro pontos do Eléctrico de Ponte de Sôr, conjunto que derrotou o Alcanenense por 3-2. Não obstante, a formação de Alcanena mantém – com quatro partidas por disputar – seis pontos de vantagem sobre o referido duo. No que respeita ao At. Ouriense, desfeiteado pelo líder, U. Leiria (perdendo por 1-5) vê cada vez mais remota a possibilidade de “salvação”: tem agora um atraso de nove pontos face aos concorrentes mais directos; restando doze pontos em jogo, será muito improvável que possa vir a ser bem sucedido. Sendo que a condenação da turma de Ourém traduzirá, automaticamente, a condenação de Pontével ou Benavente. Na próxima jornada cabe ao Fátima folgar, tendo as outras duas equipas tarefas árduas, não obstante jogarem em casa: o Alcanenense recebendo o U. Leiria; o At. Ouriense tendo a visita do Sertanense.

Na II Divisão Distrital, completou-se a primeira volta da fase final, com o anterior guia, U. Abrantina, a não conseguir melhor que o nulo na recepção ao vizinho conjunto do Pego. De tal empate beneficiou o U. Almeirim, que, ganhando por 2-0 ao Glória do Ribatejo, arrebatou a liderança, agora com um ponto de vantagem sobre a formação de Abrantes. Num jogo pleno de golos, o Assentis ganhou por 4-3 ao Moçarriense, mantendo assim as esperanças de poder ainda alcançar a promoção ao principal escalão do futebol distrital: está agora a quatro pontos da última posição de acesso a tal objectivo, actualmente ocupada pelo Pego… equipa que, na segunda volta, terá de se deslocar a Assentis. Para já, na abertura da segunda volta, o Assentis recebe precisamente o líder, enquanto o Pego é visitado pelo Glória do Ribatejo, com  a U. Abrantina a deslocar-se à Moçarria.

(Artigo publicado no jornal “O Templário”, de 23 de Abril de 2015)

Entry filed under: U. Tomar. Tags: .

Campeonatos Distritais Futebol – 25ª Jornada / 5ª Jornada (Fase Final) Campeonato Nacional Hóquei em Patins – II Divisão (Zona Sul) – 26ª Jornada

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Autor – Contacto

Destaques

União de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Abril 2015
M T W T F S S
« Mar   Maio »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930  

Arquivos

Categorias


%d bloggers like this: