O Pulsar do Campeonato – Taça do Ribatejo – 1/4 de final

Março 22, 2015 at 11:00 am Deixe um comentário

Pulsar - TRibatejo-1-4

(“O Templário”, 19.03.2015)

Disputaram-se no passado fim-de-semana os desafios dos 1/4 de final da Taça do Ribatejo, tendo mesmo havido “Taça”, em particular na partida que opôs a formação da Glória do Ribatejo ao Torres Novas, com a equipa do escalão secundário a impor-se por 2-1, assim alcançando, pelo segundo ano consecutivo, as 1/2 finais da prova (depois, de na época anterior, ter afastado, em igual fase da competição, o Cartaxo, também da divisão principal).

Nos restantes encontros, os favoritos fizeram ditar a sua “lei”. Mas, se o Amiense goleou o U. Santarém pela retumbante marca de 7-1, já os dois primeiros classificados da I Divisão Distrital experimentaram inesperadas dificuldades para eliminar duas equipas de escalão inferior, ganhando por margem tangencial: o Coruchense, batendo o Assentis por 3-2; enquanto os Empregados do Comércio venceram, também por 2-1, o Pego.

Registando-se um pleno para os conjuntos que jogaram nos seus respectivos terrenos, Amiense e Coruchense repetem também a presença nas 1/2 finais que haviam alcançado há dois anos (época em que a turma de Amiais de Baixo viria a conquistar o troféu); o Assentis esteve também próximo de atingir a fase que alcançara na temporada anterior.

No Campeonato Nacional de Seniores, na 5.ª jornada da fase final, o Alcanenense ganhou ao At. Ouriense por 3-1, tendo o Fátima sido derrotado pelo U. Leiria por 1-4. Em função destes resultados, o grupo de Alcanena (4.º classificado) ocupa agora posição mais desafogada na tabela classificativa, tendo dilatado para cinco pontos a sua margem face aos fatimenses (que ocupam o 6.º posto), os quais mantêm o atraso de quatro pontos em relação ao Torreense. O At. Ouriense mantém a posição de “lanterna vermelha”, continuando também a larga distância (sete pontos) do Fátima, e a onze do último lugar que garantiria automaticamente a permanência.

No próximo fim-de-semana estarão de regresso os campeonatos distritais. Na I Divisão Distrital teremos três desafios em destaque, com o principal realce a ir, necessariamente, para o encontro que opõe os dois primeiros da classificação, em Santarém, entre os Empregados do Comércio e o Coruchense, com os escalabitanos a terem oportunidade de voltar ao comando (em igualdade pontual) em caso de triunfo; uma partida de cujo desfecho o União de Tomar poderá de alguma forma vir a beneficiar… desde que consiga obter um resultado positivo na sua difícil deslocação ao terreno do rival Torres Novas; e, ainda, o Cartaxo-Fazendense, em que o conjunto de Fazendas de Almeirim poderá jogar ainda as suas derradeiras hipóteses de disputar os primeiros lugares.

Nos restantes jogos da ronda, a curiosidade da repetição do encontro entre Amiense e U. Santarém, na semana imediata ao desequilibrado confronto da Taça; para além de outras partidas em que estará em acesa disputa a fuga aos lugares da cauda da tabela: Pontével-Benavente, Barrosense-Rio Maior e U. Chamusca-Mação.

A cinco jornadas do termo da competição, é ocasião para uma breve análise comparativa face ao escalonamento das equipas na época transacta, nesta mesma altura. O At. Ouriense – que se viria a sagrar Campeão Distrital – liderava já, então com 49 pontos, mais dois que os actualmente registados pelo Coruchense, equipa, que, há um ano, repartia a 2.ª posição com o Torres Novas, ambos a quatro pontos do líder.

As maiores progressões são as dos Empregados do Comércio (de 11.º, com apenas 21 pontos, para 2.º classificado este ano, já com 44 pontos), e do União de Tomar (de 6.º, com 31 pontos, para o 3.º lugar, agora com 43 pontos – curiosamente, a pontuação que registaria no final da época passada); por seu lado, o Cartaxo subiu de 12.º para 7.º, em função do acréscimo pontual, de 19 para 33 pontos; enquanto o Mação passou de 8.º a 6.º, subindo de 27 para 34 pontos.

O Fazendense mantém exactamente a mesma posição (4.º posto), agora a seis pontos do guia, face ao atraso de nove pontos que registava no campeonato anterior.

Ao invés, para além do Torres Novas, descendo de 2.º para 5.º (de 45 para 38 pontos), também o Amiense está um pouco abaixo (descida do 5.º para o 8.º posto, pese embora apenas tenha agora três pontos a menos – passou de 35 pontos a 32); assim como o Pontével (baixando de 7.º para 9.º, reduzindo a pontuação de 28 para apenas 20 pontos); e o U. Chamusca (de 9.º para 11.º, descendo de 22 para 18 pontos); e, por fim, o Benavente, descendo da 10.ª à 12.ª posição (de 22 para 16 pontos).

As duas equipas despromovidas no ano passado ocupavam já, em igual fase do campeonato, os dois últimos postos, respectivamente Assentis e U. Abrantina, respectivamente com 17 e somente 5 pontos; dos clubes promovidos, só o Rio Maior está melhor, no 10.º lugar, com 20 pontos, enquanto Barrosense e U. Santarém são também os últimos classificados, respectivamente com 12 e 10 pontos.

Na II Divisão Distrital, na 2.ª ronda da fase final, de apuramento do Campeão, o Pego recebe o Moçarriense, enquanto o outro líder, U. Almeirim, se desloca a Abrantes; por seu lado, o Assentis é visitado pelo Glória do Ribatejo.

Por fim, no Campeonato Nacional de Seniores, o Fátima recebe o Sertanense, visitando o At. Ouriense Torres Vedras, cabendo desta feita ao Alcanenense folgar.

(Artigo publicado no jornal “O Templário”, de 19 de Março de 2015)

Entry filed under: U. Tomar. Tags: .

Campeonato Nacional Hóquei em Patins – II Divisão (Zona Sul) – 22ª Jornada Campeonatos Distritais Futebol – 22ª Jornada / 2ª Jornada (Fase Final)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Autor – Contacto

Destaques

União de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Março 2015
M T W T F S S
« Fev   Abr »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  

Arquivos

Categorias


%d bloggers like this: