O pulsar do campeonato – 21.ª jornada

Março 15, 2015 at 11:00 am Deixe um comentário

Pulsar - 21

(“O Templário”, 12.03.2015)

Na I Divisão Distrital, confirmaram-se as expectativas aqui esboçadas na passada semana, quanto às “facilidades” do líder, Coruchense, na recepção ao Pontével, goleando por 4-0 (elevando para cinco a série de desaires sucessivos da equipa do município do Cartaxo), a par do equilíbrio nas partidas que opunham o 6.º e 2.º classificados (Mação-Empregados do Comércio) e 4.º e 3.º (Fazendense-União de Tomar), ambas com o mesmo desfecho, igualadas a um tento.

Tal permitiu à turma do Sorraia voltar a distanciar-se, elevando agora para três pontos a sua vantagem sobre o mais directo perseguidor, a formação escalabitana dos “Caixeiros”, com o União de Tomar novamente a quatro pontos, e o Fazendense, a descolar uma vez mais, desta feita, porventura, de forma irreversível, a seis pontos do guia, quando faltam disputar cinco jornadas.

O desafio de Fazendas de Almeirim – em que ambas as equipas necessitavam vencer, de modo mais imperioso em relação ao conjunto da casa, dada a sua situação na tabela e o atraso que registava já face ao líder – traduziu-se num encontro muito repartido, sem tendência definida, em que, afinal, se acabou sobretudo por procurar evitar a derrota, correndo riscos mínimos, de parte a parte. De início, se foi o Fazendense a procurar instalar-se mais no meio-campo adversário, acabaria por pertencer aos unionistas o maior tempo de posse de bola, assim equilibrando a toada do jogo, e, inclusivamente, as melhores oportunidades de golo, nomeadamente por intermédio de Nuno Rodrigues.

À semelhança do que sucedera em Coruche, no segundo tempo, também neste jogo o ritmo sofreria brusca aceleração, com um primeiro tento para os visitados a surgir ainda antes dos dez minutos, na sequência de um lance de bola parada, mas, outra vez, com muito boa resposta dos nabantinos, a repor o empate à passagem do quarto de hora. A partir daí, o União ainda tentou aproveitar alguma ansiedade do grupo da casa, para procurar surpreender em contra-ataque rápido, com boas transições, com Pelé a conseguir desmarcar-se e a surgir isolado frente ao guardião contrário, acabando por, no último instante, ser travado, eventualmente em falta. Já em período de compensação, o Fazendense beneficiaria ainda de uma grande penalidade, que, contudo, seria apontada de forma desastrada, bastante ao lado, assim desperdiçando uma ocasião soberana não só de ganhar o jogo, como de embalar na luta pelo título. A igualdade acaba por ser o resultado que melhor se ajusta ao labor de ambos os “onzes”.

Nas restantes partidas da ronda, destaque para o robusto triunfo do U. Chamusca (terceira vitória nos últimos quatro jogos) em Santarém, frente ao União local, que tão boa réplica dera aos Empregados do Comércio na jornada anterior, sendo agora desfeiteado por 0-3. Também o Cartaxo, recebendo o Barrosense, e o Torres Novas, em Benavente, golearam, ganhando respectivamente por 4-0 e por 4-1, assim agravando a crise de resultados dos oponentes, com os benaventenses a somarem também quinto desaire consecutivo, enquanto a equipa da Barrosa ampliou a sua série negativa já para oito jogos. Por fim, Rio Maior e Amiense não foram além do nulo, em qualquer caso um resultado positivo para a formação riomaiorense, face a um opositor que mantém o segundo melhor registo pontual nesta segunda volta, apenas superado pelo Coruchense.

Na cauda da tabela, das seis equipas envolvidas na luta pela manutenção, o U. Santarém e o Barrosense vêem o consumar da descida (num cenário de despromoção de cinco clubes) aproximar-se rapidamente, parecendo a disputa reduzir-se a Rio Maior, Pontével, U. Chamusca e Benavente, com os chamusquenses actualmente em alta.

Na II Divisão Distrital teve início a fase de apuramento de Campeão e das três equipas a promover, com três confrontos cruzados entre clubes que disputaram na fase inicial as séries a Norte e a Sul, que saldaram por um equilíbrio global: o U. Almeirim recebeu e venceu o Assentis (1-0), interrompendo assim um fantástico ciclo de oito vitórias consecutivas da formação do município torrejano; enquanto o Pego foi vencer à Glória do Ribatejo (2-1), tendo Moçarriense e U. Abrantina empatado a um golo.

Por fim, no Campeonato Nacional de Seniores, o Alcanenense obteve uma importante vitória, na recepção ao Sertanense (2-1), enquanto o Fátima foi derrotado em casa pelo Eléctrico de Ponte de Sôr, por igual marca, tendo o At. Ouriense folgado. Em função destes resultados, a equipa de Alcanena ganhou novo fôlego, ascendendo ao 4.º lugar, agora já com cinco pontos de vantagem sobre os fatimenses (pese embora com um jogo a mais, dado não ter ainda folgado), os quais, por seu lado, registam atraso de quatro pontos face à equipa imediatamente acima na pauta classificativa, o Torreense (5.º classificado, ocupando a última posição com garantia automática de manutenção nos Nacionais). Na próxima jornada, o “lanterna vermelha”, At. Ouriense, recebe a visita do Alcanenense, enquanto o Fátima tem mais uma difícil deslocação, ao terreno do líder, U. Leiria.

Antes das grandes emoções que se podem antecipar para a próxima ronda, os Campeonatos Distritais sofrerão mais um breve interregno, para disputa da eliminatória correspondente aos 1/4 de final da Taça do Ribatejo, com o seguinte alinhamento: Glória do Ribatejo – Torres Novas; Amiense – U. Santarém; Coruchense – Assentis; e Empregados do Comércio – Pego. “A priori”, o favoritismo pende, naturalmente, para as equipas de escalão superior, e, no único desafio entre clubes da I Divisão, para o Amiense. Veremos se haverá “Taça”….

(Artigo publicado no jornal “O Templário”, de 12 de Março de 2015)

Advertisements

Entry filed under: U. Tomar.

Hóquei em Patins – Taça de Portugal – 1/8 de final Taça do Ribatejo – 1/4 de Final

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Autor – Contacto

Destaques

União de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Março 2015
S T Q Q S S D
« Fev   Abr »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  

Arquivos

Categorias


%d bloggers like this: