O pulsar do campeonato – 20.ª jornada

Março 8, 2015 at 11:00 am Deixe um comentário

Pulsar - 20

(“O Templário”, 05.03.2015)

A seis jornadas do termo do Campeonato Distrital da I Divisão, a prova volta a estar ao rubro, assistindo-se a um novo reagrupamento na frente da pauta classificativa, em que o principal beneficiado da última ronda poderá até ter sido o Fazendense, clube que torna a integrar o quarteto de potenciais candidatos ao título, com os três primeiros (Coruchense, Empregados do Comércio e União de Tomar) agora intervalados entre cada um deles por apenas um ponto, com o grupo de Fazendas de Almeirim somente dois pontos mais abaixo, portanto a quatro do guia.

Tal compactar de posições decorreu do empate averbado pelo líder, Coruchense, na difícil deslocação a Torres Novas, onde, aliás, esteve em posição de desvantagem até perto do final, tendo acabado por conseguir o golo que permitiu o “mal menor”, a igualdade a uma bola.

Um deslize que o trio de perseguidores aproveitou, saindo vitorioso dos respectivos desafios: de forma categórica, no caso do União de Tomar, goleando o Benavente por 5-1 (com destaque para mais dois tentos apontados por Pelé, ampliando a sua conta para 20 golos, à 20.ª jornada), numa prova cabal de que o grupo unionista não ficou afectado pelo desaire da ronda anterior; com bastante mais dificuldade, por margem tangencial, nos casos dos Empregados do Comércio (2-1, no derby escalabitano, frente ao U. Santarém) e do Fazendense (1-0 na Barrosa – somando terceiro triunfo sucessivo, a melhor série actualmente em curso, depois de ter iniciado a segunda metade da competição com quatro empates –, impondo, por outro lado, a sétima derrota consecutiva ao Barrosense, que perdeu todos os jogos desta segunda volta).

Das restantes equipas da primeira metade da tabela só o Mação venceu também, igualmente por margem tangencial, em Pontével, por 3-2, ascendendo à 6.ª posição, agora apenas a dois pontos do Torres Novas. Nos outros encontros da ronda, um empate (2-2) entre duas equipas confortavelmente instaladas a meio da tabela, em Amiais de Baixo, entre Amiense (que se mantém como segundo clube mais pontuado nesta segunda volta) e Cartaxo; e um bom triunfo (4-2) do U. Chamusca, na recepção ao Rio Maior, crucial para poder continuar a alimentar aspirações à manutenção, num cenário em que começa a parecer cada vez mais provável que possam ter de vir a ser despromovidas até cinco equipas.

Em tal hipótese, Barrosense e U. Santarém, distanciados, respectivamente, oito e dez pontos do Pontével (9.º classificado) começam a ver traçado o seu destino. À semelhança da disputa dos lugares do topo da tabela, também neste caso, numa luta que se antecipa ser titânica até final, envolvendo um total de seis clubes – com a tal perspectiva de apenas um poder vir a manter-se no principal escalão –, parece haver agora quatro equipas em condições de pelejar por tal vaga, pese embora o atraso de cinco pontos dos chamusquenses, com o Benavente também em posição algo periclitante, a quatro pontos da formação do município do Cartaxo. Curiosamente, quer Pontével, quer Rio Maior e Benavente somam quatro derrotas nas cinco últimas jornadas (sucessivas no caso dos pontevelenses), pelo que, nesta altura, é uma incógnita antecipar quem poderá vir a alcançar a “salvação”.

Na II Divisão Distrital, está concluída a primeira fase, confirmando-se o apuramento para a fase seguinte – de disputa do título de Campeão e dos três lugares de promoção ao principal escalão – das equipas da U. Abrantina (vencedor da série, apesar do empate caseiro cedido ante o Caxarias), Pego (goleando por 5-0 no Rossio ao Sul do Tejo) e Assentis (também com uma goleada, por 5-1, na recepção ao Sabacheira); e, a Sul, Moçarriense (também vencedor de série, ao empatar a um golo em Almeirim), U. Almeirim e Glória do Ribatejo (que deixou escapar o 1.º lugar, não aproveitando a igualdade entre os dois primeiros, não tendo também conseguido melhor que o empate, a três bolas, na recepção ao Goleganense). As seis equipas apuradas disputarão agora o título num torneio a duas voltas, em sistema de todos contra todos, recomeçando a contagem pontual do zero.

Por fim, no Campeonato Nacional de Seniores, tendo o Fátima folgado, as outras duas equipas do Distrito foram derrotadas: o Alcanenense, por 2-0 ante o U. Leiria; tendo o At. Ouriense sido goleado por 4-0 na Sertã. Em função destes resultados, Alcanenense, Fátima e At. Ouriense ocupam agora os três últimos lugares da classificação (sendo que apenas uma dessas posições possibilita a garantia de manutenção). Não obstante, a turma de Alcanena está somente a um ponto de Torreense e Eléctrico de Ponte de Sôr; dispondo, por outro lado, também de curta vantagem, de dois pontos, sobre o Fátima, equipa que já folgou nesta primeira volta, contando portanto com um jogo a menos.

Na próxima jornada, no Distrital, o Coruchense parece ter tarefa mais “facilitada”, recebendo o Pontével, equipa que se debate com a referida série de quatro derrotas consecutivas, assumindo portanto elevada dose de favoritismo; por seu lado, os Empregados do Comércio enfrentam mais um sério teste à sua capacidade de resiliência, na viagem até Mação (grupo que obteve três triunfos nos últimos quatro desafios no campeonato). Mas o jogo grande da ronda disputa-se em Fazendas de Almeirim, entre o 4.º (Fazendense) e o 3.º classificado (União de Tomar), numa partida determinante para as aspirações de qualquer um deles, com uma eventual derrota a poder traduzir-se praticamente num “adeus ao título”. Outros encontros de interesse serão o Benavente-Torres Novas, o Rio Maior-Amiense e o U. Santarém-U. Chamusca.

No Campeonato Nacional de Seniores, que atinge já a quarta jornada da segunda fase, o Alcanenense recebe o Sertanense, enquanto o Fátima é visitado pelo Eléctrico de Ponte de Sôr, cabendo ao At. Ouriense folgar.

(Artigo publicado no jornal “O Templário”, de 5 de Março de 2015)

Entry filed under: U. Tomar. Tags: .

Campeonato Nacional Hóquei em Patins – II Divisão (Zona Sul) – 21ª Jornada Campeonatos Distritais Futebol – 21ª Jornada / 1ª Jornada (Fase Final)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Autor – Contacto

Destaques

União de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Março 2015
M T W T F S S
« Fev   Abr »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  

Arquivos

Categorias


%d bloggers like this: