O pulsar do campeonato – Taça do Ribatejo – 1/8 de final

Fevereiro 22, 2015 at 11:00 am Deixe um comentário

Pulsar - TRibatejo - 1-8-final

(“O Templário”, 19.02.2015)

A eliminatória correspondente aos 1/8 de final da Taça do Ribatejo, disputada no passado fim-de-semana, foi marcada pelo equilíbrio, com quatro empates (curiosamente, todos eles, a uma bola) e por três vitórias tangenciais. A única equipa a “destoar”, desta feita pela positiva, foi o “lanterna vermelha” da I Divisão Distrital, U. Santarém, com um triunfo por margem convincente (3-0) na deslocação a Minde, frente ao Vitória local (actual 2.º classificado na série Norte da II Divisão Distrital).

Na reedição dos confrontos entre Empregados do Comércio-Cartaxo e Fazendense-Amiense (sendo de notar que estas duas equipas repartem entre si a conquista das três últimas edições da prova), duas igualdades, com as formações de Santarém e de Amiais de Baixo a serem mais competentes e/ou felizes no desempate por via de pontapés da marca de grande penalidade, tendo o Amiense afastado portanto o actual detentor do troféu. Situação similar se registou nos desafios Mação-Coruchense e Samora Correia-Pego, em ambos os casos com os visitantes a saírem vencedores por via de tal fórmula de desempate.

O Assentis, recebendo a U. Abrantina, líder da II Divisão Distrital, voltou a evidenciar o seu potencial e bom momento de forma, ganhando por 2-1, depois de operar a reviravolta no marcador. O mesmo se verificou em Tomar, com o Torres Novas, depois de ter começado por sofrer um golo, a apontar os dois tentos que lhe conferiram a vitória (repetindo o desfecho de há quatro épocas, na mesma competição).

O União de Tomar – não obstante algumas limitações de plantel, a nível nomeadamente de lesões – realizou uma boa exibição, não tendo, porém, conseguido concretizar as soberanas oportunidades de que dispôs para ampliar a vantagem de que beneficiou até cerca de meio do segundo tempo, começando por sofrer o empate em lance algo desafortunado, para, de seguida, quando buscava de novo o golo do triunfo, acabar por vir a ser surpreendido, averbando assim o segundo desaire caseiro da temporada, depois da derrota com o Coruchense, no início do mês de Novembro do pretérito ano – após ter completado praticamente toda uma volta do campeonato (defrontando todos os restantes doze clubes concorrentes) em que se manteve invicto.

Na partida restante, entre clubes a militar no escalão secundário, o Glória do Ribatejo impôs-se no terreno do Vale da Pedra, mercê de um solitário tento, juntando-se assim ao Assentis e Pego, como um dos três representantes da II Divisão Distrital nos 1/4 de final. É também já conhecido o alinhamento de jogos dessa fase da prova, a disputar a 15 de Março: Glória do Ribatejo-Torres Novas; Amiense-U. Santarém; Coruchense-Assentis e Empregados do Comércio-Pego.

Na ronda inaugural do Campeonato Nacional de Seniores, na série de manutenção, destaque para a goleada infligida pelo Fátima na recepção ao Alcanenense, ganhando por categórico marcador de 4-0. A outra equipa do Distrito, At. Ouriense, estreou-se da melhor forma: depois de, na primeira fase, em 18 jornadas, ter obtido uma única vitória (frente ao Fátima), começou agora logo a ganhar, em Ponte de Sôr, frente ao Eléctrico local, por 1-0.

Os três clubes representantes da Associação de Santarém (após a desistência do Riachense) continuam a ocupar os três lugares da cauda da tabela, agora com Fátima e Alcanenense igualados com 12 pontos (a dois pontos do Torreense, e a três do Eléctrico de Ponte de Sôr), somando o At. Ouriense seis pontos. Na próxima jornada, o Fátima desloca-se a Torres Vedras, recebendo o Alcanenense o Eléctrico de Ponte de Sôr, e o At. Ouriense o U. Leiria.

Estarão também de regresso os campeonatos distritais, já a entrar na fase das decisões… Depois da decepcionante eliminação da Taça do Ribatejo – prova em que depositava justificada expectativa de poder ir mais além –, o União de Tomar enfrenta um teste porventura determinante em relação às suas aspirações à conquista do 1.º lugar no campeonato, deslocando-se a Coruche, onde defrontará o actual líder. Com as equipas separadas por um escasso ponto, só a vitória da turma unionista lhe permitirá, no imediato, ascender novamente ao comando; não obstante, um eventual empate poderá ser também um resultado positivo, na perspectiva de manter tais aspirações, pese embora o desfecho desfavorável registado na primeira volta. Esperemos que não haja “cinco sem seis” (jornadas de mudança de líder na segunda volta)…

De entre as outras partidas agendadas, destaque para a difícil saída dos Empregados do Comércio, de visita a Rio Maior, assim como para um outro jogo de “tripla”, entre Mação-Torres Novas. O Fazendense reúne favoritismo na recepção à equipa do Benavente.

Na II Divisão Distrital, já para disputa da penúltima ronda da primeira fase, o guia, U. Abrantina, tem uma curta deslocação até ao Tramagal, onde um empate lhe deverá bastar para garantir a presença na fase de apuramento do Campeão. Mas o grande embate será entre Pego-Mindense, equipas que repartem o 2.º posto, com o Assentis (dois pontos mais abaixo) na expectativa de – caso consiga vencer o jogo que disputará em Caxarias –, ascender ainda ao grupo dos três primeiros classificados, e obter também tal qualificação.

Na série mais a Sul, o líder, Moçarriense, recebendo o “lanterna vermelha”, Porto Alto, pode também confirmar desde já a participação na fase de apuramento do título; havendo, também neste caso, um desafio decisivo, entre Samora Correia (actual 4.º classificado) e Glória do Ribatejo (3.º, somente dois pontos acima), com o U. Almeirim (2.º classificado) a ter igualmente a oportunidade de garantir o apuramento, em caso de desfecho positivo na visita ao terreno do Vale da Pedra.

(Artigo publicado no jornal “O Templário”, de 19 de Fevereiro de 2015)

Entry filed under: U. Tomar. Tags: .

Campeonato Nacional Hóquei em Patins – II Divisão (Zona Sul) – 19ª Jornada Campeonatos Distritais Futebol – 19ª Jornada / 17ª Jornada

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Autor – Contacto

Destaques

União de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Fevereiro 2015
M T W T F S S
« Jan   Mar »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
232425262728  

Arquivos

Categorias


%d bloggers like this: