O pulsar do campeonato – 18.ª jornada

Fevereiro 15, 2015 at 11:00 am Deixe um comentário

Pulsar - 18

(“O Templário”, 12.02.2015)

Diz o ditado que “não há duas sem três”… neste caso, não houve quatro sem cinco: pela quinta ronda sucessiva (todas as da segunda volta até agora disputadas) houve mudança de líder.

Com os primeiros classificados separados pontualmente por diferenças tangenciais, ainda nenhum deles conseguiu – enquanto ocupante de tal posição, e desde o início da segunda metade da prova – vencer, pelo que, ao sofrer um deslize, o adversário mais directo imediatamente lhe subtrai o comando: aconteceu assim com o Empregados do Comércio (empatando com o Fazendense na ronda inicial da segunda volta, e, na terceira jornada, perdendo com o Amiense), de seguida com o União de Tomar (empatando no Cartaxo), e depois com o Coruchense (também com uma igualdade ante o Fazendense).

Para, desta feita, ser de novo o União de Tomar a ceder, não conseguindo ir além da igualdade (1-1) na recepção à equipa de Mação. Ao intervalo, tudo era favorável aos unionistas, que, ganhando então (1-0), viam, em paralelo, o Coruchense empatar (1-1) em Benavente, e os Empregados do Comércio a perder (0-1) em casa, ante o Cartaxo. Porém, no final do tempo regulamentar, a configuração tinha-se invertido, com os tomarenses a consentir o tento do empate, enquanto as turmas de Coruche e dos “Caixeiros” marcavam, cada uma, mais um golo.

O Coruchense (ganhando portanto por 2-1 em Benavente, desforrando-se do desaire caseiro da primeira volta), somando quatro vitórias e um empate na segunda volta, é portanto o novo líder, mantendo, não obstante, um único ponto de diferença face ao União de Tomar (três vitórias e dois empates em igual período). Por seu lado, os Empregados do Comércio (empatando com o Cartaxo a uma bola), aparentando alguma quebra de rendimento (apenas duas vitórias, dois empates e uma derrota), atrasaram-se, estando agora já a três pontos do comandante.

Quem aproveitou esta alternância entre o trio da frente foram os perseguidores imediatos, Torres Novas e Fazendense, ambos agora a seis pontos do guia; os torrejanos, recebendo o “lanterna vermelha”, U. Santarém, venceram com naturalidade, por 3-0, somando quarto triunfo consecutivo; por seu lado, o grupo de Fazendas de Almeirim conseguiu enfim quebrar a série de quatro empates, ganhando no sempre difícil terreno de Amiais de Baixo (3-1), interrompendo o ciclo de quatro vitórias sucessivas do Amiense.

Nos outros dois desafios da jornada, defrontavam-se quatro equipas em posição delicada na tabela classificativa, com o Rio Maior a conseguir a melhor operação, ganhando em Pontével por 2-1 (equipas com simetria quase perfeita nos cinco jogos já disputados na segunda volta), isolando-se no 10.º posto, a somente um ponto do adversário da ronda (recorde-se que subsiste o risco de os cinco últimos classificados poderem vir a ser despromovidos à II Divisão Distrital, na eventualidade de despromoção de duas equipas de entre o trio formado por Alcanenense, Fátima e At. Ouriense, do Campeonato Nacional de Seniores); o U. Chamusca, goleando o Barrosense por 4-0 saciou a “fome de golos” (só tinha nove tentos apontados até então), igualando assim o seu opositor na classificação, e agravando a crise de resultados da turma da Barrosa, que regista derrotas em todos os encontros da segunda volta.

Também a II Divisão Distrital, rapidamente a aproximar-se do termo da primeira fase (faltando apenas disputar duas jornadas), se apresenta empolgante, em ambas as séries, na perspectiva da disputa dos três primeiros lugares, que darão acesso à série de disputa do título e de promoção.

Com o empate do Pego em Ferreira do Zêzere (2-2), tendo U. Abrantina (4-0 ao Alferrarede), Mindense (3-0 ao Sabacheira) e Assentis (4-0 no Rossio ao Sul do Tejo) ganho os seus jogos, torna-se ainda mais acesa a luta pelo 3.º lugar, com o Assentis agora apenas a dois pontos do par Mindense e Pego. Por seu lado, a formação de Abrantes, com cinco pontos de vantagem face ao 4.º classificado, tem praticamente garantido o apuramento para a fase seguinte.

A Sul, com os empates registados nos confrontos Samora Correia-Moçarriense (0-0) e Atalaiense-Glória do Ribatejo (1-1), o U. Almeirim foi o principal beneficiado, fazendo o seu trabalho, ganhando, embora com dificuldade (por 3-2) ao At. Pernes, ascendendo à 2.ª posição, a dois pontos do líder, Moçarriense, ultrapassando o Glória do Ribatejo (agora um ponto abaixo), com o Samora Correia também ainda na luta, a dois pontos do 3.º lugar.

No próximo fim-de-semana os campeonatos distritais sofrem nova pausa, para dar lugar à Taça do Ribatejo, com a disputa dos 1/8 de final, com a particularidade de se voltarem a cruzar os caminhos de Empregados do Comércio-Cartaxo (reedição do jogo da última ronda do campeonato) e Fazendense-Amiense (que se reencontram, agora em Fazendas de Almeirim). Outros desafios de grande cartaz serão o União de Tomar – Torres Novas e o Mação-Coruchense. Para além do Mindense-U. Santarém (única partida entre equipas de escalão diferente), menção ainda para a curiosidade de três eliminatórias entre equipas da II Divisão Distrital: Samora Correia – Pego, Assentis – U. Abrantina e Vale da Pedra – Glória do Ribatejo.

Estará de volta também o Campeonato Nacional de Seniores, com a ronda inaugural da 2.ª fase, com o Fátima a receber o Alcanenense, enquanto o At. Ouriense se desloca a Ponte de Sôr. Recordemos as pontuações de partida das equipas concorrentes na série de disputa da manutenção: U. Leiria, 17; Sertanense, 16; Eléctrico de Ponte de Sôr, 15; Torreense, 14; Alcanenense, 12; Fátima, 9; e At. Ouriense, 3 pontos. O último (7.º) classificado será despromovido aos Distritais; o penúltimo disputará a manutenção com o 6.º de outra série.

(Artigo publicado no jornal “O Templário”, de 12 de Fevereiro de 2015)

Entry filed under: U. Tomar. Tags: .

Sporting de Tomar – Exposição do Centenário Taça do Ribatejo – 1/8 de Final

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Autor – Contacto

Destaques

União de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Fevereiro 2015
M T W T F S S
« Jan   Mar »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
232425262728  

Arquivos

Categorias


%d bloggers like this: