O pulsar do campeonato – 17.ª jornada

Fevereiro 8, 2015 at 11:00 am Deixe um comentário

Pulsar - 17

(“O Templário”, 05.02.2015)

A cada jornada que passa, e à medida que se vai aproximando da fase das decisões – prestes a entrar no derradeiro terço da prova – mais empolgante se vai tornando a presente edição do Campeonato Distrital da I Divisão.

Curiosamente, depois de, ao longo de toda a primeira volta, ter sido líder o grupo dos Empregados do Comércio, nas quatro jornadas já decorridas da segunda metade da competição, em todas elas se registou mudança de comandante: começou por ser o União de Tomar; regressou à liderança a equipa dos Empregados do Comércio; depois, assumiu a posição de guia o Coruchense; agora foi a vez de a formação unionista recuperar o 1.º lugar.

Mantendo a sua solidez exibicional e competitiva, o União de Tomar, cumprindo a sua parte, deslocou-se a Santarém, para defrontar o “lanterna vermelha”, U. Santarém, vencendo por 2-0, com mais um tento apontado por Pelé. Beneficiou, por outro lado, da igualdade registada entre Fazendense e Coruchense (1-1), com a turma de Coruche a alcançar o tempo do empate já na etapa final do desafio, no qual, aliás, acabaria reduzida a nove elementos.

Esta foi a quarta ronda consecutiva (todas as da segunda volta) em que o grupo de Fazendas de Almeirim não conseguiu ir além do empate, assim se começando a atrasar de forma vincada na disputa dos lugares cimeiros, agora já a sete pontos do guia, vendo-se assim igualado no 4.º posto pelo Torres Novas, vencedor tangencial (2-1) em Rio Maior.

Por seu lado, com uma reacção bem afirmativa ao desaire caseiro da jornada anterior, os Empregados do Comércio venceram por categórica marca de 3-0, na deslocação ao difícil terreno da Barrosa, mantendo o 3.º lugar, com os três primeiros classificados agora separados, entre cada um, por um único ponto.

Quem continua com um percurso perfeito nesta segunda volta – somando quarta vitória em outros tantos jogos – é a equipa do Amiense, que recebeu e derrotou o U. Chamusca por 3-1, mantendo a 5.ª posição, com um ponto a mais que o Mação, que ganhou ao Benavente, em casa, mercê de um solitário golo.

Por fim, falta-nos referir o derby municipal do Cartaxo, encontro de intensa rivalidade, que, lamentavelmente, não acabou bem… aliás, em boa verdade, nem chegou a acabar, dado que a partida foi interrompida ainda com cerca de dez minutos por jogar, por inferioridade numérica do Pontével, após quatro expulsões, e uma lesão de um dos seus jogadores, pelo que o árbitro se viu obrigado a suspender o jogo, quando os cartaxenses venciam por 3-0.

Projectando a próxima ronda, o União de Tomar, procurando preservar a sua posição de líder, recebe o Mação, no primeiro de seis desafios de especial dificuldade, em que defrontará todas as equipas da primeira metade da tabela, com a particularidade de, nos cinco jogos que lhe resta disputar em terreno alheio – condição na qual se mantém invicto desde Abril do ano transacto, portanto quase há dez meses –, ter de se deslocar aos campos dos 2.º a 6.º classificados…

Mas também os seus mais directos perseguidores não esperarão decerto tarefas fáceis: o Coruchense tem uma curta deslocação, até Benavente, para defrontar um adversário, que, na primeira volta, surpreendeu, ganhando em Coruche; por seu lado, os Empregados do Comércio recebem a visita de uma sempre difícil equipa do Cartaxo (por coincidência, tendo os cartaxenses ganho também no jogo da primeira volta); já o Fazendense, sem “margem de erro” (na perspectiva de poder ainda chegar ao topo da pauta classificativa), desloca-se a Amiais de Baixo, onde encontrará a equipa com a maior série de triunfos actualmente em curso.

Também a II Divisão Distrital, apenas a três jornadas do termo da primeira fase, está ao rubro, em especial na disputa do 3.º lugar, que dará acesso à série de disputa do Campeão… e de promoção ao escalão principal.

A Norte, os dois primeiros não foram além do nulo, no encontro realizado no Pego, que recebeu o líder, U. Abrantina; tal possibilitou a aproximação do Mindense (com categórica goleada, por 5-0, no Rossio ao Sul do Tejo), agora a três pontos do guia, e, também, de Assentis (em mais uma manifestação de grande poderio, goleando por 7-0 na recepção ao Tramagal) e Ferreira do Zêzere (ganhando na Sabacheira por 2-0), ambos a cinco pontos do comandante e, mais importante, somente a dois pontos do 3.º classificado.

A Sul, houve também “cimeira de líderes” na Glória do Ribatejo, com o Moçarriense a impor-se por 2-1, isolando-se assim no comando, passando portanto a dispor de três pontos de vantagem. Quem ficou mais perto da equipa da Glória foram as formações do U. Almeirim (ganhando na Golegã por 1-0) e do Samora Correia (vencendo no recinto do Vale da Pedra por 3-0), agora respectivamente a um e a dois pontos do 2.º lugar.

Na próxima jornada, o destaque vai para os seguintes encontros, entre equipas a disputar os lugares cimeiros: Ferreira do Zêzere-Pego, desafio crucial para as aspirações dos ferreirenses (com as restantes três equipas da frente da tabela, a Norte, a assumir claro favoritismo nas respectivas partidas); Samora Correia-Moçarriense, também um jogo de maior responsabilidade para os visitados; e Atalaiense-Glória do Ribatejo (com o U. Almeirim favorito face ao Pernes).

Por fim, o Campeonato Nacional de Seniores subsiste em demorada pausa, entre a primeira e a segunda fases, apenas sendo retomado a 15 de Fevereiro, com a série de manutenção em que participam as equipas do Distrito reduzida a sete concorrentes, dada a desistência do Riachense.

(Artigo publicado no jornal “O Templário”, de 5 de Fevereiro de 2015)

Entry filed under: U. Tomar. Tags: .

Campeonato Nacional Hóquei em Patins – II Divisão (Zona Sul) – 18ª Jornada Campeonatos Distritais Futebol – 18ª Jornada / 16ª Jornada

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Autor – Contacto

Destaques

União de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Fevereiro 2015
M T W T F S S
« Jan   Mar »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
232425262728  

Arquivos

Categorias


%d bloggers like this: