O pulsar do campeonato – 16.ª jornada

Fevereiro 1, 2015 at 11:00 am Deixe um comentário

Pulsar - 16

(“O Templário”, 29.01.2015)

O grande destaque da ronda 16 do Campeonato Distrital da I Divisão vai para o triunfo do Amiense no terreno do Empregados do Comércio (2-1), o que, conjugado com a vitória do Coruchense sobre o Mação (3-1) possibilitou à formação de Coruche isolar-se na liderança da prova, o que sucede pela primeira vez na competição, depois de, na sua fase inicial, ter chegado a registar um atraso de cinco pontos face ao conjunto escalabitano.

A turma de Amiais de Baixo confirma assim a sua boa recuperação, com quatro triunfos nas últimas cinco jornadas, que catapultaram já a equipa para o 6.º lugar, após um arranque de época algo sombrio. Melhor que o Amiense, apenas o agora novo guia, que tem em curso uma série de quatro triunfos sucessivos… assim como o União de Tomar, que, tal como o Coruchense, soma igualmente quatro vitórias e um empate nessas mesmas cinco rondas.

De facto, a formação unionista, recebendo um adversário difícil, Rio Maior, que chegava a Tomar motivado pela recuperação que vinha também encetando, mais uma vez não vacilou, ganhando por seguro marcador de 2-0, continuando assim a “namorar” o 1.º lugar, posição que, aliás, virtualmente, chegou a ocupar uma vez mais, no decurso desta ronda, antes de o Coruchense ter conseguido desfazer o nulo.

Com dez jornadas por disputar, o União de Tomar recuperou o 2.º posto, mantendo-se a um único ponto do líder, dispondo agora de vantagem de dois pontos sobre os Empregados do Comércio, denotando alguma quebra de rendimento (um empate, uma vitória e uma derrota nas três últimas partidas para o campeonato), situação a confirmar ou a infirmar nas próximas rondas.

Quem parece atravessar também uma fase de alguma oscilação de forma é o Fazendense, que, somando a terceira igualdade a zero em outros tantos desafios da segunda volta do campeonato (ao empatar na Chamusca), se atrasou, pese embora continue a ocupar o 4.º lugar, mas agora já seis pontos do guia, e a cinco pontos do União de Tomar. A próxima semana poderá proporcionar esclarecimentos adicionais sobre a robustez da candidatura da equipa das Fazendas de Almeirim ao título.

O Torres Novas, ganhando por 1-0 na recepção ao Cartaxo, mantém a 5.ª posição, mas os oito pontos de atraso para o líder deverão constituir obstáculo não transponível. Por seu lado, o Mação, com o desaire averbado em Coruche, despediu-se de quaisquer pretensões que pudesse eventualmente ainda acalentar, tendo baixado ao 7.º lugar, a 13 pontos do adversário desta ronda.

Nos restantes desafios da jornada, envolvendo as equipas que lutam para evitar a despromoção, merecem nota de mérito os empates averbados pelos dois últimos classificados, colocando enfim termo a séries de sete (U. Chamusca) e cinco (U. Santarém) derrotas consecutivas: para além do já referido nulo registado no U. Chamusca-Fazendense, de realçar a igualdade a um golo do U. Santarém em Benavente. Por fim, o Pontével obteve o segundo triunfo na segunda volta – afastando-se assim dos lugares de despromoção – ao impor-se por categórico 4-1 ao Barrosense, equipa que somou terceiro desaire sucessivo, tendo agora a pior série em curso de todos os concorrentes.

Na próxima jornada, o principal destaque vai para o encontro entre Fazendense e Coruchense, com a equipa da casa (que, na primeira volta, goleou em Coruche por 5-0…) a ter agora de vencer, em ordem a manter as suas aspirações ao título. O União de Tomar desloca-se a Santarém, para defrontar o União local, equipa que, não obstante continuar na delicada posição de “lanterna vermelha”, não oferecerá facilidades ao seu opositor. Também os Empregados do Comércio terão deslocação difícil, ao terreno da Barrosa. Outra partida que não deixará de despertar curiosidade será o derby do Cartaxo, em que o clube da sede do município recebe o vizinho Pontével.

Na II Divisão Distrital, a Norte, os dois primeiros venceram, a U. Abrantina, por 3-1, frente à Sabacheira; e o Pego, por clara marca de 3-0, nas Caxarias, começando ambos a apontar decididamente para o apuramento para a fase final, de apuramento do Campeão, dado disporem já de sete e seis pontos, respectivamente, de vantagem sobre os 4.º classificados, a quatro rondas do termo desta primeira fase. Por seu lado, o Mindense, categoricamente batido, no seu terreno, pelo Assentis (0-3), viu complicar-se a sua situação, dado que, embora mantendo o 3.º lugar, dispõe agora de escassa margem de dois pontos, sobre Assentis e Ferreira do Zêzere.

A Sul, os quatro primeiros ganharam, mantendo-se portanto as distâncias: o Moçarriense bateu o Vale da Pedra por 2-0, enquanto o Glória do Ribatejo, ganhando por 3-1 em Muge, continuam a partilhar a liderança; o U. Almeirim ganhou, também por 3-1, ao Atalaiense, tendo o Samora Correia vencido por 1-0 o At. Pernes, prosseguindo as equipas vitoriosas na disputa do 3.º lugar, separadas por um ponto.

Na próxima ronda, teremos dois empolgantes duelos: os dois primeiros da Série Norte defrontam-se no Pego (recebendo a U. Abrantina), o mesmo sucedendo com os líderes da Série Sul, com o Glória do Ribatejo a ter a visita do Moçarriense.

Com o Campeonato Nacional de Seniores ainda em pausa, em período de interregno entre a primeira e a segunda fase, confirma-se a já esperada desistência do Riachense, clube que, deste modo, se vê automaticamente despromovido aos Distritais, sendo ainda impedido de disputar o campeonato nacional nas próximas duas épocas.

(Artigo publicado no jornal “O Templário”, de 29 de Janeiro de 2015)

Entry filed under: U. Tomar. Tags: .

Campeonato Nacional Hóquei em Patins – II Divisão (Zona Sul) – 17ª Jornada Campeonatos Distritais Futebol – 17ª Jornada / 15ª Jornada

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Autor – Contacto

Destaques

União de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Fevereiro 2015
M T W T F S S
« Jan   Mar »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
232425262728  

Arquivos

Categorias


%d bloggers like this: