O pulsar do campeonato – 15.ª jornada

Janeiro 25, 2015 at 11:00 am Deixe um comentário

Pulsar - 15

(“O Templário”, 22.01.2015)

Foi, por agora, efémera esta passagem do União de Tomar pelo 1.º lugar da classificação do Campeonato Distrital da I Divisão, posição que, não obstante, acabaria por perder somente… aos 93 minutos de jogo. Dispondo de curta margem de um escasso ponto, com uma difícil saída, defrontando um opositor de qualidade, que joga o jogo pelo jogo, e que nunca vira a cara à luta, a formação unionista por duas vezes esteve em vantagem no marcador, vindo a sofrer o tento da igualdade já em período de compensação (no terceiro de cinco minutos concedidos pelo árbitro).

Depois de ter já anteriormente desperdiçado uma outra soberana oportunidade de marcar, na sequência de excelente desmarcação, a isolar um jogador nabantino frente ao guardião – o qual, contudo, num piso muito difícil, algo enlameado, acabaria por se deixar antecipar por um defesa contrário –, seria ainda o Cartaxo, já no 96.º minuto, a acertar no poste da baliza tomarense…

Uma partida com alguns pontos de contacto com o desafio do ano anterior, tal como na precedente – há nove meses, que ditou então o seu, até à data, último desaire fora de portas –,o União a adiantar-se por duas vezes (graças a mais dois golos de Pelé, patenteando uma fase de enorme confiança, em particular no segundo tento, isolado “cara a cara” com o guarda-redes, sem vacilar, aumentando já para 16 golos o seu pecúlio no campeonato), mas a não conseguir segurar a vantagem. Desta feita, obteve o que se pode considerar, ainda assim, um resultado positivo, dado o valor do conjunto cartaxense, que demonstrou ter potencial para dispor de mais pontos e ocupar posição alguns lugares acima na pauta classificativa, tendo sido, aliás, a única equipa a conseguir derrotar o líder Empregados do Comércio, em jogos fora de Santarém.

Por seu lado, os “Caixeiros” não desperdiçaram a oportunidade de recuperar o posto que tinham ocupado desde o início da prova, agora a par do Coruchense, com ambas as equipas, de forma segura, a conseguir tornar “fácil” o que poderiam ter sido tarefas mais complicadas, perante os dois últimos da tabela: os Empregados do Comércio, impondo-se por 2-0 na deslocação à Chamusca; a turma de Coruche, ganhando por 3-1 em Santarém, face ao “lanterna vermelha”.

Confirmou-se também que o Fazendense não poderia esperar facilidades na recepção ao Mação, frente ao qual não conseguiu desfazer o nulo. Desta forma, temos agora um duo no comando (Empregados do Comércio e Coruchense), com o União de Tomar somente um ponto abaixo, portanto com todas as possibilidades de voltar a ascender ao topo, continuando a depender exclusivamente de si próprio, faltando ainda onze rondas. O grupo de Fazendas de Almeirim atrasou-se ligeiramente, distando agora quatro pontos dos guias, e três dos tomarenses.

Nos restantes jogos da jornada, o destaque vai para a vitória do Torres Novas na Barrosa (2-1), tendo Amiense e Rio Maior, ambos a jogar em casa, ganho os seus desafios, respectivamente face ao Pontével (2-0) e ao Benavente (2-1).

Na próxima ronda, os Empregados do Comércio recebem o Amiense, enquanto o Coruchense terá a sempre difícil visita do Mação; por seu lado, o União de Tomar recebe o Rio Maior, equipa que, tal como a formação de Amiais de Baixo, tem vindo a empreender boa recuperação, somando ambas três triunfos nas quatro últimas jornadas (curiosamente, o mesmo número registado por cada um dos três primeiros classificados, todos com três vitórias e um empate). O Fazendense tem uma saída até à Chamusca, com a equipa da casa a pretender colocar termo a uma terrível série de sete derrotas sucessivas.

Na II Divisão Distrital, o líder, U. Abrantina voltou finalmente aos golos… e às vitórias, após quatro empates a zero, batendo o vizinho Rossiense por 4-1; o Pego ganhou ao Tramagal por 3-0, a mesma marca com que o Mindense derrotou o Ferreira do Zêzere. As três equipas vitoriosas distanciaram-se nos três primeiros postos, separadas entre cada uma por um ponto, com o Assentis e Ferreira do Zêzere agora a cinco pontos do 3.º classificado, Mindense. A Sul, os quatro primeiros ganharam e mantêm acesa a disputa dos três lugares de acesso à fase final, de apuramento do Campeão: no par da liderança, o Glória do Ribatejo goleou o Vale da Pedra (4-0), tendo o Moçarriense ido ganhar a Pernes (2-1), com o U. Almeirim (quatro pontos abaixo) a vencer também fora de casa, numa curta deslocação a Muge (1-0), tendo o Samora Correia (4.º classificado, a um ponto da turma de Almeirim) ganho na Golegã (2-0).

Na próxima jornada, a U. Abrantina recebe a Sabacheira (equipa que registou o seu terceiro empate na prova, ante o Caxarias), visitando o Pego as Caxarias, e o Mindense recebe o Assentis, num desafio determinante para os visitantes. A Sul, o Glória vai a Muge, recebendo o Moçarriense o Vale da Pedra, enquanto o U. Almeirim será visitado pelo Atalaiense.

Terminou a primeira fase do Campeonato Nacional de Seniores, com o Fátima a receber, e a vencer, na derradeira ronda, o Alcanenense (2-1); o At. Ouriense perdeu com o Eléctrico de Ponte de Sôr (0-2), tendo o Riachense sofrido severa goleada (1-7) ante o U. Leiria. De forma algo surpreendente, o Caldas, ganhando por 2-0 ao Mafra, acabou por sagrar-se vencedor da série, em igualdade pontual com este mesmo adversário, ambos apurados para a fase de disputa do título de Campeão. Acompanharão o Caldas e o Mafra, na Zona Sul, as equipas do B. C. Branco, Nogueirense, 1.º de Dezembro, Casa Pia, Operário de Lagoa e Louletano; na Zona Norte, participarão: Fafe, Mirandela, Famalicão, Varzim, Salgueiros, Sousense, Lusitano de Vildemoinhos e Cesarense. As quatro equipas do Distrito de Santarém foram relegadas para a série de disputa da manutenção, a qual os clubes concorrentes iniciarão com as seguintes pontuações (metade dos pontos da fase inicial): U. Leiria, 17; Sertanense, 16; Eléctrico de Ponte de Sôr, 15; Torreense, 14; Alcanenense, 12; Fátima, 9; Riachense, 4; e At. Ouriense, 3 pontos.

(Artigo publicado no jornal “O Templário”, de 22 de Janeiro de 2015)

Entry filed under: U. Tomar. Tags: .

Campeonato Nacional Hóquei em Patins – II Divisão (Zona Sul) – 16ª Jornada Campeonatos Distritais Futebol – 16ª Jornada / 14ª Jornada

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Autor – Contacto

Destaques

União de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Janeiro 2015
M T W T F S S
« Dez   Fev »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  

Arquivos

Categorias


%d bloggers like this: