O pulsar do campeonato – 14.ª jornada

Janeiro 18, 2015 at 11:00 am Deixe um comentário

Pulsar - 14

(“O Templário”, 15.01.2015)

A abrir estes comentários, começo por permitir-me a liberdade de “vestir a camisola” do União, para deixar testemunho pessoal do grato contentamento e particular emoção que me proporciona – como, naturalmente, a todos os unionistas – voltar a ver, após uma longa espera, de quase 17 anos (desde a temporada de 1997-98, época na qual o clube se sagrou Campeão Distrital), o União de Tomar no 1.º lugar da classificação do Campeonato Distrital da I Divisão.

Efectivamente, na ronda de abertura da segunda volta da competição, concretizaram-se os dois “ses” que aqui tinha deixado em suspenso na semana passada: desde logo com a formação unionista a golear o Barrosense por categórica marca de 5-1, não vacilando mesmo perante o facto de ter sido o adversário a inaugurar o marcador, rapidamente operando a reviravolta, com Pelé uma vez mais em destaque, com um “hat-trick”, reforçando a sua condição de melhor marcador da prova, já com 14 golos apontados; por seu lado, o grupo dos Empregados do Comércio não foi além do nulo na recepção ao Fazendense, assim se vendo enfim desalojado do comando, que mantivera desde o início, ao longo de toda a primeira volta do campeonato.

Num dia especial para o clube, após grande perseverança, não deixando nunca de acreditar, foi possível atingir este marco, em mais um bonito momento da já centenária história do União, traduzindo um justo prémio para o esforço e trabalho que todo o grupo tem vindo a desenvolver, desde a Direcção, à equipa técnica e aos jogadores que integram o plantel tomarense, a quem endereço os parabéns, a par de votos de felicidade para a parte restante da temporada.

Trata-se de uma posição que não será fácil manter, atenta a forte concorrência, mas que, a partir de agora, mantendo o foco jogo a jogo, coloca em aberto todas as possibilidades para o União de Tomar, para já em situação privilegiada, não obstante a (muito) curta vantagem de que dispõe, com o par formado por Empregados do Comércio e Coruchense somente a um ponto, e o Fazendense agora a três pontos.

Nas restantes partidas da jornada, ainda outros dois destaques: para a imponente goleada aplicada pelo Mação ao U. Santarém (7-1) – curiosamente, já na ronda inaugural, o desafio entre estas duas equipas tivera também oito golos (máximo da prova), na altura com os maçaenses a vencer em Santarém por 5-3 –, e para o surpreendente desaire do Torres Novas, na recepção ao Amiense, com os torrejanos a serem derrotados por 2-4.

Os outros encontros saldaram-se por desfechos tangenciais, com o Coruchense a ganhar ao Rio  Maior e o Benavente a vencer o Cartaxo, em ambos os casos mercê de um solitário golo, tendo o Pontével quebrado um ciclo de quatro derrotas no campeonato, ganhando por 2-1 na recepção ao U. Chamusca, equipa que, por seu lado, ampliou para seis a série de desaires consecutivos.

Já na próxima ronda o União de Tomar terá o primeiro e imediato sério teste à sua liderança, em difícil deslocação ao Cartaxo, com o alerta de ter sido precisamente nesse terreno, frente a este mesmo adversário que, pela última vez – no passado mês de Abril de 2014, portanto já há nove meses – foi derrotado em partidas fora de casa. A atravessar excelente momento de forma, com cinco vitórias nas últimas seis jornadas (o único desafio que não conseguiu vencer foi o disputado ante o anterior líder, Empregados do Comércio, o qual se saldou por um nulo), são fortes os motivos para ter confiança e crer num resultado positivo para as cores “rubro-negras”.

Mas, eventualmente, os seus mais directos perseguidores apenas em teoria terão tarefa fácil: os Empregados do Comércio deslocam-se à Chamusca, enfrentando um adversário a carecer urgentemente de pontuar, até em termos anímicos; o mesmo sucede exactamente com o Coruchense, que visita o “lanterna vermelha”, U. Santarém; por seu lado, facilidades não esperará certamente o Fazendense na recepção à equipa de Mação, turma que regista nesta altura o ataque mais concretizador do campeonato.

Na II Divisão Distrital, a U. Abrantina somou o seu quarto nulo consecutivo (!), desta feita recebendo o Mindense; mantém, não obstante, a liderança isolada, beneficiando da igualdade do Pego (2-2) em Alferrarede, subsistindo assim as diferenças pontuais entre os três primeiros, com a equipa de Minde a um ponto do Pego e a dois da formação de Abrantes. A Sul, o Glória do Ribatejo averbou um nulo na visita a Almeirim, frente ao União local, enquanto o Moçarriense goleou por 5-0 o Goleganense, com os grupos da Moçarria e da Glória agora a partilhar o comando, estando o U. Almeirim a quatro pontos. Na próxima jornada, destacam-se os seguintes desafios: a Norte, dois encontros entre vizinhos, Rossiense-U. Abrantina e Pego-Tramagal, para além do Mindense-Ferreira do Zêzere, na disputa do 3.º lugar (que dará acesso à fase seguinte); a Sul, o At. Pernes-Moçarriense e o Glória do Ribatejo-Vale da Pedra.

No Campeonato Nacional de Seniores, disputou-se a penúltima jornada da primeira fase da competição, confirmando-se a expectativa positiva em relação ao Alcanenense, que ganhou por 1-0 ao Torreense, tendo o Fátima obtido também resultado animador (0-0) na deslocação a Ponte de Sôr. O Riachense, pese embora a forte réplica, não conseguiu evitar a derrota (2-3) ante o Caldas, que assim se isolou no 2.º posto, garantindo paralelamente o apuramento para a série de disputa do título, na fase seguinte, tal como assegurado igualmente pelo guia, Mafra, que ganhou ao At. Ouriense por 3-0. Na derradeira ronda, o Fátima tem a visita do Alcanenense, recebendo o At. Ouriense o Eléctrico de Ponte de Sôr; o Riachense desloca-se a Leiria, defrontando o União local, equipa já sem possibilidade de alcançar os dois primeiros postos.

(Artigo publicado no jornal “O Templário”, de 15 de Janeiro de 2015)

Entry filed under: U. Tomar. Tags: .

Festa dos Tabuleiros – 2015 Campeonatos Distritais Futebol – 15ª Jornada / 13ª Jornada

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Autor – Contacto

Destaques

União de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Janeiro 2015
M T W T F S S
« Dez   Fev »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  

Arquivos

Categorias


%d bloggers like this: