O pulsar do campeonato – 13.ª jornada

Janeiro 11, 2015 at 11:00 am Deixe um comentário

Pulsar - 13

(“O Templário”, 08.01.2015)

A encerrar a primeira metade do Campeonato Distrital da I Divisão, à 13.ª jornada, e pela primeira vez nesta temporada, todos os actuais cinco primeiros classificados venceram as suas partidas – sendo que, porém, o Cartaxo, tendo sido derrotado em Coruche, por categórico 3-0, deixou assim de integrar aquele lote, dado ter sido entretanto ultrapassado pelo Torres Novas (após muito difícil triunfo dos torrejanos, por tangencial 2-1, frente ao U. Chamusca, formação na qual continua a pontificar a grande nível o seu guardião, Rui Galrinho).

Tal resulta consequentemente num distanciamento do quarteto da frente – compreendido num curto intervalo de apenas dois pontos –, com o grupo dos Empregados do Comércio de Santarém a concluir a primeira volta na posição de guia, posto que mantém desde o arranque da competição, subsistindo o União de Tomar como vice-líder, somente um ponto abaixo, seguido de (muito) perto pelo par formado por Fazendense e Coruchense, permitindo deste modo projectar o lançamento de uma empolgante segunda volta do campeonato.

Para além do triunfo do Coruchense, destaque para a vitória do comandante, Empregados do Comércio, que não dá indícios de “baixar a guarda” – continua com uma defesa praticamente inexpugnável, com apenas seis golos sofridos (média inferior a meio golo por jogo!…) –, desta feita no sempre difícil recinto do Pontével (1-0), no que constitui já o quarto desaire sucessivo da equipa do município do Cartaxo (quinto, se contarmos com o jogo da Taça do Ribatejo).

Também o União de Tomar terminou da melhor forma esta fase da prova, vencendo na recepção ao Amiense, por 2-0, prosseguindo assim um excelente ciclo, no qual registou um único desaire, continuando a salientar-se o seu avançado, Pelé, melhor marcador do campeonato, já com 11 golos apontados.

Por seu lado, o Fazendense impôs-se também, sem dificuldade aparente, na deslocação a Santarém, frente ao “lanterna vermelha”, U. Santarém, ganhando por 4-1. Mas, efectivamente, os resultados de maior sensação, nesta derradeira ronda da primeira volta, foram as vitórias, obtidas em terreno alheio, pelo Rio Maior (em Mação), por 1-0, e pelo Barrosense, numa curtíssima deslocação ao vizinho Campo das Portas do Sol, em Benavente (3-1).

Atingindo-se já o ponto de viragem para a segunda metade do campeonato, perfilam-se então quatro candidatos ao título, porventura com os menos expectáveis à partida a ocupar os dois primeiros lugares da classificação. De facto, abre-se já um pequeno “fosso”, de sete pontos, entre 1.º e 5.º classificado, tal como referido anteriormente um posto agora ocupado pelo Torres Novas, que, porém, atravessa também (à semelhança de outros clubes) grandes dificuldades, com uma Comissão Administrativa a apelar ao apoio dos torrejanos, para salvaguarda de uma colectividade histórica do Distrito. Seguem-se o Cartaxo e o Mação, depois das derrotas do passado fim-de-semana, já algo atrasados, respectivamente a oito e a dez pontos do guia.

Na parte baixa da pauta classificativa as surpreendentes vitórias de Rio Maior e Barrosense permitiram-lhes recolar num mini-pelotão que integra também o Amiense, Pontével e Benavente; ao mesmo tempo que, paralelamente, U. Chamusca e U. Santarém começam a ficar para trás, nos dois lugares da cauda, já a quatro e a seis pontos do mais próximo concorrente.

O início da segunda volta fica necessariamente assinalado por um confronto entre Empregados do Comércio e Fazendense (respectivamente 1.º e 3.º classificados), cujo desfecho poderá marcar de forma determinante a parte restante do campeonato, assim como interferir no posicionamento de outros competidores directos. Para o União de Tomar, a possibilidade de ascender à liderança, no que constitui nova oportunidade para tal, volta assim a estar à distância de dois “ses”: se ganhar o seu jogo, frente a um fortemente motivado Barrosense… e se os “Caixeiros” não conseguirem derrotar o Fazendense (que vem de três vitórias sucessivas).

Na II Divisão Distrital, nenhum dos dois guias à entrada para a 11.ª jornada conseguiu vencer: a U. Abrantina somou novo nulo, na deslocação a Ferreira do Zêzere, enquanto o Pego fez ainda pior, perdendo em Assentis por 2-3. A Sul, o Glória do Ribatejo goleou o At. Pernes por 4-0, tendo o Moçarriense obtido também bom triunfo na visita à Atalaia, ganhando por 1-0. Na próxima jornada, destacam-se os seguintes desafios, envolvendo os primeiros classificados: U. Abrantina-Mindense, Alferrarede-Pego; U. Almeirim-Glória e Moçarriense-Goleganense.

No Campeonato Nacional de Seniores, o destaque vai para o primeiro triunfo obtido pelo Riachense, em “casa emprestada” do At. Ouriense (2-1), quando se atingiu já a 16.ª (de 18 jornadas), assim trocando de posição com o adversário, a quem trespassou a “lanterna vermelha”. O Alcanenense (7.º classificado) foi derrotado pela margem mínima (0-1) na Sertã, vendo-se consequentemente mais distanciando (regista agora um atraso de cinco pontos face ao 6.º classificado, Eléctrico de Ponte de Sôr, com o Sertanense e Torreense ambos a sete pontos). Por seu lado, o Fátima, pese embora jogando em casa, sofreu severa goleada (0-5), infligida pelo líder, Mafra, mantendo uma desvantagem de sete pontos em relação à turma de Alcanena.

Na penúltima ronda desta primeira fase, mais quatro desafiantes jogos aguardam os representantes do Distrito, com expectativas mais positivas na recepção do Alcanenense ao Torreense, recebendo o Riachense a visita do Caldas (actual 2.º classificado, em igualdade com o U. Leiria); o Fátima desloca-se a Ponte de Sôr, para defrontar o Eléctrico local; por fim, os extremos tocam-se, com o At. Ouriense a visitar Mafra, equipa que necessita ainda de pontos para garantir um dos dois primeiros lugares, e o acesso, na fase final, à série de disputa do título.

(Artigo publicado no jornal “O Templário”, de 8 de Janeiro de 2015)

Entry filed under: U. Tomar. Tags: .

Campeonato Nacional Hóquei em Patins – II Divisão (Zona Sul) – 15ª Jornada Campeonatos Distritais Futebol – 14ª Jornada / 12ª Jornada

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Autor – Contacto

Destaques

União de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Janeiro 2015
M T W T F S S
« Dez   Fev »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  

Arquivos

Categorias


%d bloggers like this: