O pulsar do campeonato – Taça do Ribatejo – 3.ª jornada

Janeiro 4, 2015 at 11:00 am Deixe um comentário

Pulsar - Taça-3

(“O Templário”, 01.01.2015)

Disputou-se no passado fim-de-semana a terceira e última jornada da fase de grupos da Taça do Ribatejo, uma ronda sem grandes surpresas, em que, na generalidade, os favoritos se impuseram, registando-se inclusivamente algumas categóricas goleadas.

Dos 14 jogos realizados, em três deles defrontaram-se equipas da I Divisão Distrital, com destaque para o triunfo do Amiense frente ao Rio Maior (4-1), num encontro em que estava em disputa directa o apuramento; o Pontével confirma o seu mau momento, tendo sido surpreendido em casa pelo Benavente, perdendo por 1-2, um resultado que não serviu a nenhum dos contendores, ambos eliminados; por seu lado, os Empregados do Comércio, “puxando dos galões” de líder do campeonato, foram à Chamusca derrotar o União local por 2-0.

Nas cinco partidas entre equipas de escalão diferente, em todas elas os clubes a militar na I Divisão venceram, sendo de realçar as goleadas aplicadas pelo Torres Novas ao Alferrarede (7-0) e pelo Coruchense ao At. Pernes (4-0). O Fazendense, ganhando por 2-0 ao Muge; e o Cartaxo, derrotando o Atalaiense por tangencial 2-1, terão encontrado maior resistência da parte dos respectivos adversários. Por seu lado, o União de Tomar passou por um “susto”, tendo chegado ao intervalo em desvantagem (0-1) na recepção ao Ferreira do Zêzere, apenas no segundo tempo conseguindo operar a reviravolta no marcador, acabando por ganhar por 4-2.

Nos restantes desafios, entre equipas da II Divisão Distrital, de destacar a goleada obtida pelo Assentis, ganhando por 7-1 ao Rossiense; enquanto a U. Abrantina foi à Sabacheira ganhar por 4-1. Outros desfechos a merecer menção particular foram o 3-0 com que o Glória do Ribatejo bateu o Moçarriense, também num jogo em que se disputava o apuramento; e o desaire caseiro (1-2) do Samora Correia ante o Goleganense. Por fim, o Pego foi ganhar (3-1) ao vizinho Tramagal; tendo o Vale da Pedra ganho no Porto Alto, também por 2-1, assim garantindo também a qualificação para a fase seguinte.

Dos vencedores de série, sete militam no campeonato da I Divisão: Torres Novas, Mação, Empregados do Comércio, Fazendense, Cartaxo, Coruchense e U. Santarém (curiosamente o “lanterna vermelha” do campeonato). O Assentis foi a única equipa da II Divisão a conseguir vencer a sua série, face a uma formação de escalão superior (não obstante em igualdade pontual com o União de Tomar); os restantes dois vencedores, Mindense e Glória do Ribatejo, resultam de séries em que não havia qualquer participante do principal escalão.

Para além das equipas que venceram cada uma das dez séries, apuram-se para os 1/8 de final da Taça do Ribatejo (cujo sorteio será realizado no próximo dia 12 de Janeiro de 2015), nos termos do respectivo regulamento, os seis clubes classificados em 2.º lugar, com melhor desempenho, com base na aplicação de média ponderada dos pontos obtidos, o que resulta inequívoco no que respeita ao União de Tomar (melhor 2.º classificado de todas as séries, em função dos sete pontos obtidos), Amiense e Vale da Pedra. Os restantes três apurados, decorrendo de vários factores de desempate, terão sido – sujeito a confirmação da Associação de Futebol de Santarém – as equipas da U. Abrantina, Pego e Samora Correia (clubes com o mesmo registo pontual, em termos médios, que U. Chamusca, Moçarriense, Barrosense e Goleganense).

Prosseguem portanto em prova nove equipas da I Divisão Distrital (entre elas os oito primeiros classificados; tendo sido eliminados os clubes que, curiosamente, se posicionam entre o 9.º e o 13.º lugar: Pontével, Benavente, Rio Maior, Barrosense e U. Chamusca) e sete da II Divisão.

No próximo fim-de-semana, primeiro do ano de 2015, estarão de regresso os campeonatos distritais, com destaque para os seguintes confrontos, na I Divisão: Pontével-Empregados do Comércio, com a equipa da casa a procurar quebrar um ciclo de quatro desaires sucessivos (incluindo o jogo da Taça); U. Tomar-Amiense, uma partida que se antevê difícil para os unionistas, frente a um adversário que tem vindo a subir de rendimento (com três vitórias nos últimos quatro jogos no campeonato); Coruchense-Cartaxo, em que os visitantes registam actualmente a melhor série em curso, com três triunfos sucessivos; para além do particular duelo entre os vizinhos Benavente e Barrosense.

Na II Divisão, a Norte, duas aliciantes partidas: o líder, U. Abrantina visita Ferreira do Zêzere, enquanto o Pego se desloca a Assentis. A Sul, o Glória do Ribatejo recebe o At. Pernes, enquanto o Moçarriense viaja até à Atalaia.

O Campeonato Nacional de Seniores teve, a encerrar o ano, a sua 15.ª jornada, em que se registaram mais três desaires para as equipas representantes do Distrito: o Alcanenense perdeu em Leiria, com o União local (0-2); tendo o At. Ouriense sido derrotado por 0-3 nas Caldas; no encontro entre as duas restantes equipas, o Riachense, pese embora tenha marcado no primeiro minuto, viria a perder por 1-4 na recepção ao Fátima.

As quatro equipas do Distrito continuam assim a ocupar – quando faltam apenas três rondas para a conclusão da primeira fase da competição – os quatro últimos postos da tabela, com o Alcanenense (7.º, com 24 pontos, agora a quatro pontos do 6.º lugar) a manter vantagem importante (sete pontos) face ao Fátima; com At. Ouriense e Riachense, no fundo da tabela, respectivamente com cinco e quatro pontos. Na próxima jornada, voltamos a ter um confronto directo, precisamente entre estas duas últimas equipas, deslocando-se o Alcanenense à Sertã, com o Fátima a receber o líder, Mafra.

(Artigo publicado no jornal “O Templário”, de 1 de Janeiro de 2015)

Entry filed under: U. Tomar. Tags: .

Campeonato Nacional Hóquei em Patins – II Divisão (Zona Sul) – 14ª Jornada Campeonatos Distritais Futebol – 13ª Jornada / 11ª Jornada

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Autor – Contacto

Destaques

União de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Janeiro 2015
M T W T F S S
« Dez   Fev »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  

Arquivos

Categorias


%d bloggers like this: