O pulsar do campeonato – 12.ª jornada

Dezembro 28, 2014 at 11:00 am Deixe um comentário

Pulsar - 12

(“O Templário”, 25.12.2014)

Sem que se tenha assumido como candidato ao título (e à correspondente promoção ao Campeonato Nacional de Seniores), a verdade é que – à entrada para a última jornada da primeira volta do Campeonato Distrital da I Divisão – a formação dos Empregados do Comércio, misto de uma feliz conjugação de experiência e juventude, continua, com uma insuspeitada resiliência, a defender a posição de liderança que ostenta desde a ronda inaugural da competição, tendo dado, no passado fim-de-semana, mais uma cabal prova de força, ao golear por 4-0 o Torres Novas – que vinha de uma goleada por 6-0 ao Pontével. Isto, depois de o grupo escalabitano ter começado por vencer, logo na abertura do campeonato, o Fazendense, e de ter também empatado com as outras equipas que ocupam os lugares da frente da tabela, União de Tomar e Coruchense, actuando sempre em terreno alheio (para além do categórico triunfo igualmente averbado em Amiais de Baixo).

Continua também a ser digna de especial realce a excelente campanha do União de Tomar, que, nesta jornada, fez “a sua parte”, ganhando na Chamusca por 1-0, frente ao União local, clube que regista, nesta altura, a pior série actualmente em curso, tendo somado quarto desaire sucessivo, caindo para o penúltimo lugar. Por seu lado, os nabantinos, tendo atingido os 25 pontos, mantêm uma média superior a dois pontos por jornada, dispondo do melhor registo a nível de derrotas (dado ser a única equipa que apenas foi derrotada uma vez – na recepção ao Coruchense). Retomou assim o União o 2.º lugar da pauta classificativa, mantendo-se somente a um único ponto do comando.

De facto, a turma de Coruche teve mesmo a tal “hipotética escorregadela” que aqui perspectivava na semana passada, não conseguindo ir além da igualdade a dois golos na deslocação à Barrosa. Na conjugação dos resultados dos três jogos que mais interessavam ao União de Tomar, só o desaire dos torrejanos não possibilitou o “pleno”, que faria com que os tomarenses tivessem subido mais um posto, para o tal lugar tão ambicionado.

Quem beneficiou também do deslize do Coruchense foi o Fazendense, ao golear, igualmente por 4-0, o Pontével (que, nas duas últimas partidas sofreu dez golos… e um total de treze nos três últimos jogos que disputou, todos saldados com derrota), passando assim a repartir o 3.º lugar.

Nos restantes desafios, destaque para a vitória do Cartaxo (2-1) na recepção ao Mação, somando terceiro triunfo consecutivo (em perfeito contraponto com a outra equipa do município cartaxense), assim ascendendo à 5.ª posição, a cinco pontos do guia. Houve ainda uma terceira goleada por 4-0, do Rio Maior perante o U. Santarém, com os visitantes a dar um pulo na classificação, enquanto a outra equipa escalabitana se “afunda” na tabela, nos antípodas dos Empregados do Comércio. Por fim, o Amiense ganhou ao Benavente por 2-1, com a turma de Amiais de Baixo a começar a subir paulatinamente, agora já no 8.º posto.

Na II Divisão Distrital, a U. Abrantina não conseguiu desfazer o nulo na recepção ao Assentis, tendo sido igualada na liderança pelo Pego, que goleou a Sabacheira… por 4-0. A Sul, o Moçarriense, cedendo um inesperado empate caseiro ante o Muge (1-1), permitiu ao Glória do Ribatejo (triunfando no Porto Alto, por 1-0) isolar-se no comando.

Subindo até ao Campeonato Nacional de Seniores, na 14.ª jornada, e dos quatro representantes do Distrito, apenas o Fátima, empatando a um golo em casa com o Caldas (2.º classificado), não foi derrotado; o Alcanenense consentiu um inesperado desaire na recepção ao Eléctrico Ponte de Sôr (0-1); tendo o At. Ouriense perdido por igual marca com o U. Leiria; enquanto o Riachense perdeu em Torres Vedras, ante o Torreense, também devido a um solitário tento sofrido.

Na próxima jornada, o Alcanenense (visitando o U. Leiria) e o At. Ouriense (viajando até às Caldas da Rainha) têm tarefa árdua, perante as equipas que partilham a 2.ª posição, a um único ponto do líder (Mafra); as outras duas equipas, Riachense e Fátima, encontram-se em Riachos, numa altura em que o clube visitado equaciona também uma eventual desistência – que poderá eventualmente vir a concretizar no termo desta primeira fase, caso não seja possível reunir as condições financeiras necessárias para prosseguir em prova.

No que respeita aos campeonatos distritais apenas serão retomados em 2015, dado que o próximo fim-de-semana tem calendarizada a derradeira ronda da fase de grupos da Taça do Ribatejo, com destaque para as seguintes partidas: Amiense-Rio Maior, decisiva para o apuramento (com favoritismo para o grupo da casa); U. Tomar-Ferreira do Zêzere (com os unionistas a garantirem a qualificação em caso de triunfo, tendo ainda hipóteses, embora mais contingentes, no caso de eventual empate); U. Chamusca-Empregados do Comércio; Fazendense-Muge; Pontével-Benavente; Glória do Ribatejo-Moçarriense (que, curiosamente, disputam também, entre si, a liderança da II Divisão Distrital); Coruchense-At. Pernes; e Samora Correia-Goleganense.

Recorde-se que garantiram já o apuramento para os 1/8 de final da Taça do Ribatejo as seguintes cinco equipas: Torres Novas, Mação, V. Mindense, Fazendense e Cartaxo.  Há também algumas equipas já virtualmente afastadas, sem possibilidade de apuramento, nomeadamente por terem registado dois desaires nas duas primeiras rondas: Alferrarede, Ferreira do Zêzere, Caxarias e U. Almeirim. Em termos gerais, nas diversas séries, subsiste portanto ainda muita coisa em aberto, com 25 equipas a disputar as onze vagas restantes.

(Artigo publicado no jornal “O Templário”, de 25 de Dezembro de 2014)

Entry filed under: U. Tomar. Tags: .

Campeonatos Distritais Futebol – 12ª Jornada / 10ª Jornada Taça Ribatejo – Fase Grupos – 3ª Jornada

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Autor – Contacto

Destaques

União de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Dezembro 2014
M T W T F S S
« Nov   Jan »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  

Arquivos

Categorias


%d bloggers like this: