O pulsar do campeonato – 11.ª jornada

Dezembro 21, 2014 at 11:00 am Deixe um comentário

Pulsar - 11

(“O Templário”, 18.12.2014)

O “jogo-grande” da 11.ª ronda do Campeonato Distrital da I Divisão, entre União de Tomar e Empregados do Comércio, em que a formação unionista recebia o líder, visando alcançar essa posição, acabou por saldar-se por um nulo no marcador, que, no imediato, serviu mais… ao Coruchense, tendo em conta que a turma de Coruche, goleando o Amiense por 5-2 – somando o quinto triunfo nos últimos seis desafios que disputou –, igualou o grupo escalabitano no comando da classificação (o qual, por seu lado, nas últimas quatro partidas apenas venceu uma).

Poderá dizer-se que o União de Tomar dispôs – ao receber o guia, perspectivando, em caso de vitória, ultrapassá-lo e retirar-lhe essa posição – como que de uma “grande penalidade”, ou, talvez com mais propriedade (dada a segurança defensiva que o adversário continua a revelar, com somente seis tentos sofridos em onze jogos, sendo a defesa menos batida da prova), como que de um “livre directo”… uma boa oportunidade que, contudo, não conseguiu (ainda) finalizar.

Não obstante, o centenário clube nabantino continua a trabalhar para o futuro, tendo lançado neste encontro um jovem de 17 anos (júnior de primeiro ano), Tiago Vieira, proporcionando uma tão feliz quão rara coincidência de alinhar em campo com três irmãos! Para além da estreia de Tiago Vieira, jogaram também Fábio Vieira e David Vieira, ainda com a particularidade acrescida de serem filhos de um antigo atleta do clube, de créditos firmados, Jacob Vieira.

Nas restantes partidas da jornada, o principal destaque vai para a rotunda goleada aplicada pelo Torres Novas ao Pontével, ganhando por 6-0, duas equipas que vêm apresentando trajectórias simétricas: nas quatro últimas rondas do campeonato, os torrejanos ganharam pela terceira vez, enquanto os pontevelenses perderam três desses jogos.

O Fazendense venceu com naturalidade, na recepção ao Rio Maior (2-0), a mesma marca que o Mação registou face ao Barrosense; e, também, com que o Benavente, recebendo o U. Chamusca, quebrou um ciclo negativo de quatro desaires consecutivos, ao passo que os chamusquenses somaram a terceira derrota sucessiva, não ganhando desde… a ronda inaugural. Por fim, o Cartaxo, ganhando em Santarém, ao União local, por 1-0, obteve segundo triunfo sucessivo (também com três vitórias nas últimas quatro partidas).

Na classificação, a “novidade” é que o grupo dos Empregados do Comércio passou a partilhar o comando com o Coruchense, tendo o União de Tomar baixado ao 3.º posto, mantendo não obstante a diferença de um único ponto, com o Fazendense um ponto mais abaixo, e Torres Novas e Mação a três pontos dos tomarenses, seguidos de perto pelo Cartaxo. Depois, há já um pequeno “fosso” de quatro pontos, entre cartaxenses e os seus vizinhos de Pontével, com Amiense e Benavente a seguir; e um outro pequeno “fosso”, também de quatro pontos, para U. Chamusca e Barrosense, enquanto Rio Maior e U. Santarém se mantêm na cauda do pelotão.

Quer isto dizer também que, se o União de Tomar não conseguiu concretizar a tal oportunidade de que dispôs na jornada passada, outra se sucede de imediato – embora implique algum grau de dependência face aos resultados de outras equipas. Em qualquer caso, para o União, numa análise jogo a jogo, o que importará agora, mais que tudo, será procurar vencer na Chamusca; se o conseguir, poderá eventualmente beneficiar de alguma hipotética “escorregadela” que Empregados do Comércio (recebendo o Torres Novas) e Coruchense (visitando a Barrosa) possam ter. Outros embates de interesse serão o Cartaxo-Mação, o Fazendense-Pontével (não obstante o favoritismo que terá de ser concedido à turma de Fazendas de Almeirim), e o Rio Maior-U. Santarém, em que os dois últimos da tabela começam a ter grande necessidade de pontos.

Na II Divisão Distrital, a U. Abrantina não conseguiu confirmar o favoritismo, não indo além do nulo na visita a Caxarias, de que beneficiou o Pego (ganhando por 2-1 ao Rossiense) para reduzir para apenas dois pontos a diferença entre os dois primeiros. A Sul, Moçarriense e U. Almeirim também não conseguiram desfazer o nulo, tendo o Glória do Ribatejo obtido importante triunfo (2-1) na deslocação à Golegã, tendo assim igualado a turma da Moçarria no comando, com o grupo de Almeirim a dois pontos.

Na próxima ronda, primeira da segunda volta, a U. Abrantina recebe o Assentis, enquanto o Pego é visitado pelo “lanterna vermelha” Sabacheira (que na jornada passada averbou o seu segundo ponto, ao empatar com o Assentis); por seu lado, o Moçarriense recebe o Muge, o Glória do Ribatejo tem uma curta viagem até ao Porto Alto, e o U. Almeirim visita Samora Correia.

No Campeonato Nacional de Seniores, já na 13.ª jornada (faltando portanto cinco para completar esta primeira fase), este terá sido um dos mais favoráveis fins-de-semana para as equipas representantes do Distrito: desde logo, com o Alcanenense a arrancar um positivo empate (1-1) no terreno do líder, Mafra; o Riachense também a registar uma igualdade, mas na recepção ao Sertanense (2-2); enquanto na partida que opôs as outras duas formações, o At. Ouriense quebrou enfim o “enguiço”, obtendo a primeira vitória, impondo-se ao Fátima por 2-1.

Não obstante, a tabela classificativa continua a revelar uma situação muito delicada para estas quatro equipas, agora posicionadas nos quatro últimos lugares, não obstante a formação de Alcanena usufrua do “conforto” de, por um lado, estar apenas a um ponto do 4.º lugar, e, por outro, porventura mais importante, do facto de ter passado a dispor de margem de segurança de onze pontos em relação ao Fátima.

Na próxima jornada, o Alcanenense recebe precisamente o Eléctrico de Ponte de Sôr, clube que ocupa a tal 4.ª posição; o Fátima recebe o Caldas; o At. Ouriense, jogando também “em casa”, defronta um difícil opositor, U. Leiria; enquanto o Riachense viaja até Torres Vedras.

(Artigo publicado no jornal “O Templário”, de 18 de Dezembro de 2014)

Entry filed under: U. Tomar. Tags: .

Campeonato Nacional Hóquei em Patins – II Divisão (Zona Sul) – 13ª Jornada Campeonatos Distritais Futebol – 12ª Jornada / 10ª Jornada

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Autor – Contacto

Destaques

União de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Dezembro 2014
M T W T F S S
« Nov   Jan »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  

Arquivos

Categorias


%d bloggers like this: