O pulsar do campeonato – 10.ª jornada

Dezembro 14, 2014 at 11:00 am Deixe um comentário

Pulsar - 10

(“O Templário”, 11.12.2014)

Na 10.ª jornada do Campeonato Distrital da I Divisão confirmaram-se algumas das situações aqui projectadas na passada semana, desde logo o triunfo do líder, Empregados do Comércio, sobre o Benavente (que somou o quarto desaire consecutivo), numa partida em que reunia maior dose de favoritismo, não obstante por margem tangencial de 2-1, portanto denotando menos “facilidades” do que poderia ser expectável.

Assim como, por outro lado, as dificuldades que alguns dos seus mais imediatos perseguidores, actuando em terreno alheio, experimentaram, e que, inclusivamente, não foram capazes de superar, casos do Fazendense (derrotado por 2-0 na deslocação a Torres Novas, com os torrejanos a conseguir quebrar uma invencibilidade de oito jogos do adversário, que não perdia desde a ronda inaugural do campeonato) e do Mação, com uma inesperada goleada sofrida em Amiais de Baixo, perdendo por 4-0 ante o Amiense, que confirma uma subida de rendimento.

Bem melhor estiveram o União de Tomar, ganhando por 3-2 no sempre difícil recinto do Pontével; e o Coruchense, vencendo na Chamusca por 2-0, quebrando assim a invencibilidade caseira do U. Chamusca. Nos restantes desafios desta ronda, um triunfo normal do Cartaxo sobre o Rio Maior (4-2) e o destaque para a primeira vitória do U. Santarém, e logo em terreno alheio, na Barrosa, por 2-1

No que respeita à turma nabantina, depois de ter chegado a uma vantagem de três golos no início do segundo tempo (após o 2-0 registado ao intervalo), com um “hat-trick” do inspirado Pelé, a aproveitar, de forma muito competente – com grande concentração e não desistindo nunca dos lances, persistindo e acreditando, do que retiraria o justo prémio –, as desatenções defensivas do adversário, nos dois primeiros tentos, e com um remate de “encher o olho”, num terceiro golo de belo efeito, acabaria por passar uns minutos finais de grande sofrimento.

Isto num jogo em que a arbitragem acabou por não estar feliz; efectivamente, depois de uma primeira parte em que foi notória a procura de evitar a exibição de cartões (amarelos), uma situação de “maior calor” no jogo, mas sem gravidade de maior (um desentendimento entre dois jogadores, na linha lateral), numa partida aliás bastante correcta, resultaria em dois cartões vermelhos directos, um para cada equipa; o que, porém, viria a penalizar mais a formação unionista, que surgiria então algo desequilibrada, denotando dificuldades em controlar o jogo, acabando por, instintivamente, recuar no terreno, concedendo espaços ao adversário.

Num terreno de reduzidas dimensões, em que a bola rapidamente se acerca de ambas as balizas, originando sucessivos lances de perigo, com o guardião tomarense já em inferioridade física (viria a ser substituído pouco depois), a equipa da casa começaria por reduzir para 1-3; pouco depois, na sequência de mais uma jogada confusa na área, tal resultaria não só na grande penalidade que permitiria ao Pontével reduzir para 2-3, como em mais uma expulsão para os tomarenses.

No derradeiro quarto de hora (incluindo mais de seis minutos de tempo de compensação), jogando nove contra dez, com os nervos à flor da pele, de parte a parte – numa fase em que, paralelamente, os pontevelenses jogavam também já mais com o “coração” do que com a cabeça –, os jogadores nabantinos teriam de apelar então a grande espírito de sacrifício e entreajuda, para manter a preciosa vantagem que tinham alcançado.

Assim, no próximo Domingo, actuando no seu terreno, o União de Tomar – que, beneficiando do desaire do Fazendense, se isolou no 2.º posto, somente a um ponto do guia –, recebendo a visita do líder, Empregados do Comércio, terá uma oportunidade soberana de partir à conquista do 1.º lugar, posição da qual, a nível da I Divisão Distrital, se encontra arredado desde a temporada de 1997-98 (época em que se viria a sagrar Campeão Distrital), há já quase 17 anos! Das restantes partidas, merece ainda referência o Coruchense-Amiense, em que a formação de Amiais de Baixo (a par do União de Tomar, a única a ganhar nas duas últimas rondas), defrontando um candidato, terá de se superar, em ordem a confirmar a recuperação que iniciou.

Na II Divisão Distrital, a U. Abrantina confirmou o favoritismo, ganhando ao vizinho Tramagal, pese embora por tangencial 2-1, enquanto o Pego não conseguiu passar em Minde, sendo desfeiteado pela mesma marca, atrasando-se face ao líder, com a turma de Abrantes agora já com quatro e cinco pontos de vantagem, respectivamente, sobre Pego e V. Mindense. Na próxima ronda os primeiros perfilam-se como favoritos, com a U. Abrantina a visitar Caxarias, e o Pego a receber o Rossiense. A Sul, o Moçarriense ganhou no Porto Alto (2-0), beneficiando do nulo entre Glória do Ribatejo e Samora Correia para se isolar no comando, agora com dois pontos a mais que U. Almeirim e Glória. A próxima jornada tem agendado um aliciante Moçarriense-U. Almeirim, enquanto o Glória do Ribatejo terá uma difícil saída à Golegã.

No Campeonato Nacional de Seniores, a 12.ª jornada foi “menos má”, em particular para o Alcanenense, impondo-se categoricamente ao Riachense, ganhando por 4-0, mas também com a igualdade imposta pelo Fátima ao candidato U. Leiria (2-2), tendo o At. Ouriense sido batido por margem tangencial (1-2) em Torres Vedras. Em função destes resultados – não se devendo esquecer que os pontos agora obtidos serão reduzidos a metade, para a segunda fase –, a formação de Alcanena vai procurando consolidar uma posição a meio da tabela; pior estão os restantes três representantes do Distrito, com o Fátima (8.º) já a nove pontos do Torreense, enquanto At. Riachense e At. Ouriense se “afundam” cada vez mais. Na próxima jornada, o Alcanenense tem uma difícil deslocação ao terreno do líder, Mafra; o Riachense recebe o Sertanense; defrontando-se as outras duas equipas, At. Ouriense e Fátima.

(Artigo publicado no jornal “O Templário”, de 11 de Dezembro de 2014)

Entry filed under: U. Tomar. Tags: .

Hóquei em Patins – Taça de Portugal – 2.ª eliminatória Campeonatos Distritais Futebol – 11ª Jornada / 9ª Jornada

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Autor – Contacto

Destaques

União de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Dezembro 2014
M T W T F S S
« Nov   Jan »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  

Arquivos

Categorias


%d bloggers like this: