O pulsar do campeonato – Taça do Ribatejo – 2.ª jornada

Novembro 23, 2014 at 11:00 am Deixe um comentário

Pulsar - TRibatejo2

(“O Templário”, 20.11.2014)

Após a disputa da 2.ª ronda da fase de grupos da Taça do Ribatejo, há cinco equipas que, tendo vencido os dois desafios que realizaram na prova, garantiram já o apuramento para os 1/8 de final da competição: Torres Novas, Mação, V. Mindense – as duas últimas tendo, aliás, finalizado já a sua participação nesta fase, dado que folgam na terceira e última jornada –, Fazendense e Cartaxo.

Para tal, impuseram-se por números inequívocos face aos seus adversários desta jornada, com os torrejanos a bater o Rio Maior por 3-0 (desfecho que, não obstante, não traduzirá fielmente as dificuldades sentidas pela equipa da casa durante largo período do encontro); tendo a formação de Fazendas de Almeirim vencido por idêntico resultado em Benavente; os maçaenses a golear a turma da Sabacheira por 5-0; também a mesma marca com que o V. Mindense (para já, a única equipa da divisão secundária já qualificada) “brindou” o Tramagal; enquanto o Cartaxo ganhou no terreno do vizinho Vale da Pedra por 2-0.

Nos restantes desafios que mais interesse despertavam, menção ao triunfo do Coruchense na Barrosa (2-0); o mesmo desfecho obtido pelo Amiense na deslocação a Alferrarede; a vitória do Pontével sobre o Muge; e o triunfo do Samora Correia em Santarém, frente ao União local – ambos pela margem mínima, de 1-0 –, com os samorenses a cumprir, neste fim-de-semana, o papel de “mini-tomba-gigantes”, dado terem sido os únicos de escalão inferior a derrotar uma equipa da I Divisão, apesar de se tratar do “lanterna vermelha” da classificação.

Por fim, um realce especial para a vitória do União de Tomar no Rossio ao Sul do Tejo, igualmente mercê de um solitário tento, no reeditar de um antigo “clássico” do futebol distrital, que não se disputava, a nível de competições oficiais de seniores, há já 67 anos, desde a época de 1947-48! Um resultado crucial para que os unionistas mantenham intactas as suas aspirações de qualificação, uma vez que, recebendo o Ferreira do Zêzere na ronda decisiva, caso vençam, garantirão (seja como 1.º, ou como 2.º classificado da sua série) a qualificação para a fase seguinte da prova, tendo ainda hipóteses, embora mais contingentes, num eventual cenário de empate.

São apurados para os 1/8 de final da Taça do Ribatejo, os dez clubes vencedores de série, e os seis melhores 2.ºs classificados, com base na aplicação de média ponderada dos pontos obtidos. Assim, após esta jornada, há também algumas equipas já virtualmente afastadas, sem possibilidade de apuramento, nomeadamente por terem registado dois desaires: Alferrarede, Ferreira do Zêzere, Caxarias e U. Almeirin. Em termos gerais, nas diversas séries, subsiste portanto ainda muita coisa em aberto, com 25 equipas a disputar as onze vagas restantes…

A nível nacional, no Campeonato Nacional de Seniores, teve já início a segunda volta da primeira fase, com a disputa da 10.ª jornada, com o At. Ouriense, jogando em “casa emprestada”, em Fátima, a ser goleado pelo Alcanenense, por 1-5, tendo as outras duas equipas do distrito sido também derrotadas: o Fátima, na Sertã, por 0-1, e o Riachense, pese embora a boa réplica oferecida no terreno do líder, Mafra, perdendo por 0-2.

As formações de Ourém e de Riachos mantêm a posição na cauda da tabela, contando somente dois empates, já a doze pontos do 7.º classificado Torreense; com o Fátima, cuja situação de grave crise subsiste, a cair também na parte mais baixa da classificação, no antepenúltimo posto, cinco pontos acima do duo que partilha a “lanterna vermelha”. O conjunto de Alcanena, repartindo agora o 5.º lugar com o Sertanense, parece poder recompor-se de uma fase menos boa, distando somente três pontos do 3.º classificado, Caldas.

No próximo fim-de-semana estarão de regresso os campeonatos distritais, com destaque para algumas partidas de especial interesse: União de Tomar-Fazendense, em que se defrontam os dois clubes que partilham o 2.º posto da classificação, num desafio de elevado grau de dificuldade para ambos; mas também o líder Empregados do Comércio não poderá “repousar”, recebendo o sempre complicado conjunto de Mação; o mesmo se aplica à equipa que se segue na pauta classificativa, o Coruchense, com um sério teste na deslocação ao exíguo recinto do Pontével, que, aliás, se situa imediatamente após a turma de Coruche. A equipa do Torres Novas, recebendo o Benavente, terá uma oportunidade de voltar aos triunfos, de que anda arredada, no campeonato, há já três jornadas.

Na II Divisão Distrital, teremos dois “jogos de primeira”: em Abrantes, com a U. Abrantina a receber o Pego; e na Moçarria, com o Moçarriense a ser visitado pela turma da Glória do Ribatejo, defrontando-se, precisamente, os dois primeiros classificados de cada uma das séries.

Curiosamente, o mesmo sucede no Campeonato Nacional de Seniores, com o U. Leiria a receber o Mafra, com as equipas do distrito com tarefas difíceis, não obstante três delas actuarem em casa, recebendo o Torreense (Fátima), Sertanense (At. Ouriense) e Eléctrico de Ponte de Sôr (Riachense); enquanto o Alcanenense visita as Caldas.

(Artigo publicado no jornal “O Templário”, de 20 de Novembro de 2014)

Entry filed under: U. Tomar. Tags: .

Campeonato Nacional Hóquei em Patins – II Divisão (Zona Sul) – 10ª Jornada Campeonatos Distritais Futebol – 8ª Jornada / 6ª Jornada

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Autor – Contacto

Destaques

União de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Novembro 2014
M T W T F S S
« Out   Dez »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930

Arquivos

Categorias


%d bloggers like this: