O pulsar do campeonato – 6.ª jornada

Novembro 9, 2014 at 11:00 am Deixe um comentário

Pulsar-6

(“O Templário”, 06.11.2014)

União perde invencibilidade

Numa jornada de empates no campeonato distrital da I Divisão (um total de quatro, em sete desafios realizados), o União de Tomar viu quebrada a sua invencibilidade, sendo desfeiteado em casa, ante o candidato Coruchense – que, por seu lado, colocou assim termo a uma série de três jogos sem ganhar, incluindo dois desaires sucessivos –, perdendo por 0-2, no primeiro jogo da época em que os tomarenses ficaram “em branco”.

O que possibilitou aos Empregados do Comércio – única equipa, de entre os sete primeiros da classificação à entrada para esta ronda, a conseguir vencer (parecendo retomar o trilho dos triunfos folgados, e sem sofrer golos, derrotando o Rio Maior por 3-0) voltar a distanciar-se na liderança, agora com quatro de pontos de avanço sobre o par formado por Fazendense e União de Tomar, e cinco pontos a mais que o trio constituído por Torres Novas, Coruchense e Pontével.

E isto porque também o Torres Novas sofreu pesado desaire caseiro, ante o Mação (que, curiosamente, não ganhava desde a ronda inaugural), perdendo por 0-3. Enquanto, por seu lado, o Fazendense não conseguiu melhor que o empate a um golo na visita a Benavente.

Nos restantes encontros desta 6.ª jornada, outras três igualdades: a dois golos, no Pontével-U. Santarém (um desfecho positivo para os escalabitanos, a “trespassarem” a posição de “lanterna vermelha” ao Rio Maior), assim como no Amiense-Barrosense (outra surpresa, com a formação de Amiais de Baixo a não conseguir engrenar neste campeonato, sem vencer há cinco jogos); não tendo U. Chamusca e Cartaxo conseguido desfazer o nulo inicial, neste caso um desfecho aparentemente de maior lógica.

No total, estes quatro empates dão também mais um pequeno contributo para que, após a disputa de seis jornadas, haja ainda um total de seis equipas (quase metade dos concorrentes) com apenas uma derrota averbada… sendo que apenas os quatro clubes da cauda da tabela (Barrosense, Amiense, U. Santarém e Rio Maior) já perderam por mais de duas vezes.

E, para além da “normal” sequência registada pelo Fazendense, sem perder desde a jornada inicial, portanto já há cinco jogos, há algumas “surpresas”: também o Benavente mantém registo similar; enquanto Mação e U. Chamusca somam quatro jornadas sucessivas sem derrota – no caso dos chamusquenses, traduzidas num ciclo de quatro empates; por fim, o Pontével não é desfeiteado há três jogos. Na situação oposta, temos o Rio Maior (a par do U. Santarém as únicas equipas ainda sem vitórias), com um ciclo de quatro desaires consecutivos.

A nível de golos marcados e golos sofridos, o destaque vai, também, em primeiro lugar, para os Empregados do Comércio – ataque mais concretizador, a par do Mação (14 golos), e defesa menos batida, posição partilhada com o Fazendense (apenas dois golos sofridos). Ao invés, reflectindo também as posições que ocupam na pauta classificativa, o Rio Maior é a equipa com menos golos marcados (quatro), sendo o U. Santarém a mais batida (18 golos sofridos).

Ora, conduz-nos esta observação ao desafiante derby que o líder enfrentará na próxima ronda, um porventura inédito U. Santarém-Empregados do Comércio, que certamente animará a cidade escalabitana. Para além deste, o desafio da jornada será o Coruchense-Torres Novas, agora com os torrejanos em posição mais desconfortável, a procurar evitar a derrota, sob pena de se atrasar ainda mais; por fim, destaque ainda para o Benavente-União de Tomar, e para o Mação-Pontével, envolvendo quatro dos oito primeiros classificados, partidas de desfecho imprevisível.

Na II Divisão Distrital, na série a Norte, o Pego prossegue a sua campanha integralmente vitoriosa, tendo ganho no Tramagal por 1-0, seguido de perto pela U. Abrantina, também com um bom triunfo, ante o vizinho Rossiense, por 3-1. O Alferrarede, empatando em casa com o Assentis, atrasou-se, distando agora já cinco pontos do guia. A Sul, o Moçarriense (ganhando 2-0 ao At. Pernes) mantém o comando, com dois pontos a mais que o Glória do Ribatejo, que não conseguiu melhor que a igualdade (1-1) no terreno do Vale da Pedra. Pior esteve o Samora Correia, perdendo em casa com o Goleganense, partilhando ambos o 3.º lugar, a três pontos do líder.

No Campeonato Nacional de Seniores, as equipas do Distrito continuam em baixa, tendo registado três derrotas, com o At. Ouriense a perder em casa com o comandante, Mafra, por 0-1; tendo o Riachense sido derrotado nas Caldas (1-2), enquanto o Alcanenense perdeu em Torres Vedras, ante o Torreense (1-3); apenas o Fátima evitou o desaire, mas sem conseguir mais que um empate (1-1) na recepção ao Eléctrico de Ponte de Sôr.

Assim, os quatro representantes no Nacional ocupam agora as quatro últimas posições da tabela classificativa, sendo de notar a quebra sofrida pelo Alcanenense – enquanto Riachense e At. Ouriense subsistem ainda, após oito jornadas (portanto à entrada para a derradeira ronda da primeira volta), em busca do primeiro triunfo. Na próxima semana, para além do confronto entre Alcanenense e Fátima, tarefas difíceis esperam os dois últimos classificados, com a formação de Riachos a receber o vice-líder, U. Leiria; e o At. Ouriense a deslocar-se a Ponte de Sôr.

(Artigo publicado no jornal “O Templário”, de 6 de Novembro de 2014)

Entry filed under: U. Tomar. Tags: .

Campeonato Nacional Hóquei em Patins – II Divisão (Zona Sul) – 8ª Jornada Campeonatos Distritais Futebol – 7ª Jornada / 5ª Jornada

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Autor – Contacto

Destaques

União de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Novembro 2014
M T W T F S S
« Out   Dez »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930

Arquivos

Categorias


%d bloggers like this: