O pulsar do campeonato – 4.ª jornada

Outubro 19, 2014 at 11:00 am Deixe um comentário

Pulsar - 4

(“O Templário”, 16.10.2014)

Quando, na passada semana, aqui escrevi que o principal destaque da jornada teria de ir, inteirinho, para o grande desafio que colocava frente a frente, talvez os dois principais candidatos ao título, estava longe de imaginar que o desfecho do Coruchense-Fazendense pudesse ser uma extraordinária goleada (5-0) obtida pelos visitantes, dado o equilíbrio de forças que se poderia antever. Mas o futebol é fértil em “fenómenos” desta natureza, em que a equipa supostamente mais “confortável” (jogando em casa e em posição vantajosa na tabela classificativa), rapidamente deixa de o ser, após sofrer um golo, que a desestabiliza, na exacta medida em que, inversamente, o adversário, adquirindo confiança, se agiganta (veja-se o recente exemplo do Brasil-Alemanha do Mundial).

E, depois, outro cenário clássico nestas circunstâncias: quando uma equipa se vê em desvantagem por dois ou três golos, perante uma da sua igualha, o que fazer? Procurar evitar que o marcador se continue a avolumar? Ou continuar a correr riscos, em busca – mais com o “coração” do que com a cabeça – de um golo que possa de alguma forma suscitar uma inversão da tendência. Ou, mais simplesmente – não tendo assistido ao jogo –, possivelmente um dia em que tudo sai bem a um dos contendores, enquanto ao outro, pelo contrário, tudo corre mal.

Reflexos imediatos deste resultado: para além do mais evidente – o facto de o Coruchense se ter visto igualado na classificação pelo Fazendense, portanto voltando praticamente à “estaca zero” neste duelo particular (com a vantagem anímica agora a pender para o grupo de Fazendas de Almeirim) –, o União de Tomar, mercê de um triunfo categórico (goleando também, por 4-0) no tradicional clássico frente à agora ainda relativamente inexperiente equipa do U. Santarém, isolou-se no segundo lugar. Com uma campanha bastante segura, é agora, a par dos Empregados do Comércio, um dos únicos dois clubes a manter a invencibilidade. A destacar o pendor goleador de Pelé (quarto golo apontado) e de Nuno Rodrigues, a marcar em dois jogos sucessivos.

Por falar em Empregados do Comércio, continua a afirmar a sua liderança, tendo vencido com tranquilidade o Barrosense (3-0); quatro jogos, quatro vitórias, 10-0 em golos (ataque mais concretizador, a par do Torres Novas; defesa menos batida), tem os candidatos Fazendense e Coruchense já a cinco pontos de distância… Por curiosidade, um desempenho perfeitamente simétrico face ao do rival escalabitano, U. Santarém, este, para já, somando por derrotas todos os quatro desafios disputados.

Nesta ronda, uma nota de saliência também para o Torres Novas, que depois de um arranque “em falso” – se assim se pode chamar à derrota tangencial em Amiais de Baixo –, somou o terceiro triunfo consecutivo, ascendendo ao 3.º posto, a um ponto do União de Tomar, e a três do comandante, com a tal particularidade de ser uma das duas equipas mais concretizadoras.

Esta era uma jornada repleta de aliciantes, incluindo ainda o derby municipal do Cartaxo, com o Pontével a impor-se, no seu também difícil terreno (em função das suas reduzidas dimensões), ganhando por 1-0, dando um pulo na pauta classificativa, ascendendo ao 6.º lugar. Falta-nos apenas referir os empates (2-2 em ambos os casos) registados no Benavente-Mação e no U. Chamusca-Amiense, jogos em que era já antevisto o equilíbrio, que acabaria por predominar.

Em função dos resultados desta ronda, as equipas do Cartaxo e do Amiense ocupam posições abaixo das expectativas, partilhando o 10.º posto, ambos com quatro pontos. Os três novos primodivisionários estão, para já, instalados nos indesejáveis três lugares da cauda da tabela.

Na II Divisão Distrital, que teve a sua segunda jornada, a Norte, temos três equipas que somaram segundo triunfo (Alferrarede – considerando a vitória administrativa da ronda inaugural, no Rossio ao Sul do Tejo –, Pego e U. Abrantina), enquanto, a Sul, apenas o Glória do Ribatejo conseguiu tal feito. O regressado (?) Rossiense continua sem comparecer nos campos, tendo adiado a sua partida (desta feita no Tramagal). Os grupos de Assentis, Sabacheira, Porto Alto e Pernes registaram segundo desaire.

Subindo até ao Campeonato Nacional de Seniores, o destaque vai para um empolgante desafio entre Fátima e Riachense (que somou o primeiro ponto, graças ao empate a três bolas). O At. Ouriense, que continua de “casa às costas”, foi goleado pelo Caldas (0-4), afundando-se na classificação (regista também, somente, um ponto) – estando portanto riachenses e ourienses já a cinco pontos dos mais próximos competidores (sendo um deles o Fátima); por fim, o Alcanenense foi derrotado em casa pelo líder (U. Leiria), por 1-2, repartindo agora a 3.ª posição com Eléctrico de Ponte de Sôr e Caldas, todos com dez pontos.

No próximo fim-de-semana, os campeonatos estarão em pausa, para disputa dos 1/32 avos de final da Taça de Portugal (ainda com dois “sobreviventes” do distrito, Alcanenense, que se desloca à Madeira, para defrontar o Nacional, da I Liga, e Riachense, que recebe a visita do Benfica de Castelo Branco, numa ronda em que se destaca o FC Porto-Sporting) e da 1.ª jornada da fase de grupos da Taça Ribatejo, neste caso, com algumas partidas de particular interesse, como o União de Tomar-Assentis, a reedição do Amiense-Torres Novas, o Fazendense-Pontével, e, espera-se, a estreia do Rossiense, em Ferreira do Zêzere.

(Artigo publicado no jornal “O Templário”, de 16 de Outubro de 2014)

Entry filed under: U. Tomar. Tags: .

Campeonato Nacional Hóquei em Patins – II Divisão (Zona Sul) – 5ª Jornada Taça Ribatejo – Fase Grupos – 1ª Jornada

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Autor – Contacto

Destaques

União de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Outubro 2014
M T W T F S S
« Set   Nov »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Arquivos

Categorias


%d bloggers like this: