O pulsar do campeonato – 21ª jornada

Abril 13, 2014 at 10:00 am Deixe um comentário

Pulsar - 21a jornada

(“O Templário”, 10.04.2014)

A cinco jornadas do termo do Campeonato Distrital da I Divisão começa a estreitar-se o lote de candidatos ao título e consequente promoção ao Campeonato Nacional de Seniores. O principal destaque da ronda 21 vai necessariamente para o triunfo do Torres Novas, na recepção ao Fazendense, por 3-2, que praticamente afasta a formação de Fazendas de Almeirim de tal aspiração, dado registar agora um atraso já de nove pontos para o guia.

Um guia que não parece dar mostras de ceder, impondo-se categoricamente (goleada por 6-1) em Abrantes – ampliando assim a sua série de vitórias consecutivas para oito –, pese embora tal tenha sido obtido frente a um adversário (U. Abrantina) sem argumentos para contrapor (que, ao invés, somou o sétimo desaire sucessivo, 15.º nos últimos 16 jogos, em que apenas obteve um único empate – vindo aliás, de uma outra goleada sofrida em casa, ante os Empregados do Comércio, por 1-5, em partida antecipada da 23.ª jornada, disputada no fim-de-semana anterior).

Também o Coruchense alcançou uma vitória em terreno alheio, na deslocação a Assentiz, pela margem mínima de 2-1, obtida também perante um opositor que regista um ciclo de quatro derrotas consecutivas. Desta forma, mantém-se a distância de quatro pontos entre o duo perseguidor (Coruchense e Torres Novas) e o líder, At. Ouriense.

Numa “prova provada” de que “não há dois jogos iguais”, o União de Tomar – depois de, na primeira volta, na capital do Distrito, ter averbado a maior goleada de todo o seu historial em partidas fora do seu terreno, ganhando por 8-0 aos Empregados do Comércio – não foi, desta vez, e jogando em casa, além do nulo, num desafio em que não teve a felicidade pelo seu lado.

Podem assim os unionistas – a atravessar uma fase menos positiva, sem ganhar há quatro jogos – ter de alguma forma comprometido as aspirações ao 5.º lugar – não obstante a derrota sofrida pelo Amiense em Pontével, perdendo por 3-1 (com ambas as equipas a interromper ciclos de três jogos, uma de vitórias, a outra sem ganhar) –, ao mesmo tempo que assistem, em paralelo, a um aproximar, precisamente dos pontevelenses (agora só a três pontos) e do Mação (um degrau mais abaixo); para tal, os maçaenses aproveitaram o triunfo caseiro, averbado ante o Benavente, por 2-0, regressando às vitórias de que andavam arredados há cinco jornadas.

Por fim, na parte baixa da tabela, onde também muito se joga, na luta pela permanência, o último desfecho da ronda do fim-de-semana permitiu algum “respirar” da equipa do U. Chamusca, ganhando por 1-0 ao Cartaxo. Subsistindo a incerteza sobre o número de clubes a despromover (entre um mínimo de dois e um máximo de cinco, mas, mais provavelmente, três), a U. Abrantina viu já matematicamente confirmada a despromoção; mas há ainda cinco equipas fortemente envolvidas nesta disputa: os Empregados do Comércio (contando um jogo a mais), subiram ao 9.º posto da pauta classificativa, agora já com cinco pontos de vantagem sobre o antepenúltimo, Cartaxo, e sete pontos à maior em relação ao penúltimo, Assentis – sendo que Benavente e U. Chamusca, ambos dois pontos abaixo da turma de Santarém, se situam em posição intermédia.

No Campeonato Nacional de Seniores, de onde resultará a definição do número de clubes que descerão no Distrital, as três equipas representantes do Distrito somam duas jornadas sucessivas em que “só empatam” (depois de três empates também na ronda anterior); no último fim-de-semana, registou-se um nulo na recepção do Fátima ao Alcanenense, enquanto o Riachense – prosseguindo a boa fase que vem evidenciando – foi empatar a Torres Vedras, a duas bolas. Apenas a vitória do Carregado nas Caldas veio “atrapalhar as contas” do conjunto de Riachos.

As formações de Alcanena e Fátima mantêm, não obstante, uma vantagem aparentemente segura, de oito pontos, em relação ao antepenúltimo classificado, precisamente a equipa do Carregado; da qual o Riachense voltou a ver aumentar o atraso, agora de três pontos.

No Campeonato Distrital da II Divisão, destaque para o claro triunfo do U. Santarém ante o Ferreira do Zêzere (3-0), que lhe permitiu isolar-se na liderança, com três jornadas realizadas. As diferenças são, porém, ainda muito diminutas: Rio Maior (que venceu, em casa, ante o Barrosense, por 2-1), partilha com este adversário o 2.º lugar, ambos a um ponto dos escalabitanos; o Atalaiense (que foi vencer ao Pego por 2-1, está dois pontos mais atrás.

Na próxima jornada da I Divisão Distrital, saliência especial para o “escaldante” duelo que opõe, em Ourém, o At. Ouriense e Torres Novas, numa partida de cariz determinante na luta pelo título; na expectativa, com a “certeza” de que ganhará pontos pelo menos a um desses rivais (ou até aos dois), estará o Coruchense, grupo que recebe a U. Abrantina, não sendo expectáveis dificuldades significativas para levar de vencida essa partida.

Quanto ao União de Tomar desloca-se ao terreno de um “aflito” Cartaxo, onde – e depois do nulo registado em Tomar, na primeira volta –, não podendo esperar qualquer tipo de facilidades, deverá ao invés, procurar potenciar a sua tranquilidade, de forma a poder aproveitar alguma natural ansiedade que possa decorrer da necessidade de obtenção de um resultado positivo por parte da equipa da casa. Para os unionistas, a motivação será a de procurar garantir um lugar nos seis primeiros, e ficando ainda à espreita de algum eventual deslize do Amiense.

Por fim, o Amiense recebe o Benavente, enquanto o Fazendense terá a visita do Pontével, e os Empregados do Comércio são anfitriões do Assentis, sendo, em qualquer dos casos, os visitados favoritos; de desfecho mais repartido poderá ser o U. Chamusca-Mação.

(Artigo publicado no jornal “O Templário”, de 10 de Abril de 2014)

Advertisements

Entry filed under: U. Tomar.

Tomar realiza Festa dos Tabuleiros em 2015 – João Vital eleito mordomo U. Tomar – Centenário (XXVIII)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Autor – Contacto

Destaques

União de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Abril 2014
M T W T F S S
« Mar   Maio »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

Arquivos

Categorias


%d bloggers like this: