O pulsar do campeonato – Taça Ribatejo – 3ª jornada

Janeiro 12, 2014 at 10:00 am Deixe um comentário

Pulsar - Taça Ribatejo - 3

(“O Templário”, 09.01.2014)

A iniciar o novo ano de 2014, com os Campeonatos Distritais ainda em pausa, disputou-se a terceira e última ronda da fase de grupos da Taça do Ribatejo, num dia tristemente assinalado pelo desaparecimento do “Rei” Eusébio, uma lenda que perdurará na nossa memória.

Na única partida envolvendo equipas da I Divisão Distrital, o Mação foi ganhar a Assentiz, por 2-0, numa série em que ambas as equipas tinham já garantido o apuramento para a fase seguinte da competição.

Nos confrontos entre clubes de diferente escalão, os principais destaques vão para a derrota do Benavente (0-1) no terreno do Vale da Pedra (último classificado da sua série na II Divisão Distrital); o nulo caseiro cedido pelo Cartaxo ante o Moçarriense – um desfecho que, não obstante, proporcionou à equipa da I Divisão seguir em frente, em detrimento do seu adversário; assim como para o empate imposto pelo Barrosense na recepção ao Coruchense (1-1).

De resto imperou a normalidade, com os grupos teoricamente mais cotados a confirmar a superioridade, nos desafios entre turmas da I e da II Divisão Distrital: aconteceu assim, com maior expressão, na marca de 4-0 com que U. Tomar (com um bom regresso às vitórias) e Torres Novas bateram, respectivamente o Alferrarede e o Pego; mas também no Rio Maior-Pontével (0-3), assim como no duelo entre os vizinhos U. Abrantina-Tramagal (2-0); e, aparentemente com maior dificuldade, no U. Chamusca-Porto Alto (3-2). O At. Ouriense tinha vencido já, em encontro realizado em Novembro, o Caxarias, também por 3-0.

Por fim, nos confrontos entre agremiações participantes na II Divisão Distrital, o Ferreira do Zêzere goleou a formação da Sabacheira por 5-1, tendo o Mindense vencido o Goleganense (3-1), enquanto o Glória do Ribatejo foi ganhar à capital do Distrito, frente ao U. Santarém, por 2-0; no confronto mais equilibrado, U. Almeirim e Samora Correia empataram a duas bolas.

São apurados para os 1/8 Final da prova, os dez vencedores de série, e os seis clubes de entre os classificados no 2.º lugar, que registem melhor desempenho, com base na aplicação de média ponderada dos pontos obtidos.

Em função destes resultados, garantiram o apuramento para os 1/8 Final as seguintes equipas, vencedoras das respectivas séries (todas elas a militar na I Divisão Distrital): At. Ouriense, Mação, Torres Novas, U. Tomar (triunfando categoricamente, impondo-se aos seus concorrentes com duas goleadas, de 5-0 e 4-0), Amiense, U. Chamusca, Pontével, Fazendense, Benavente e Emp. Comércio (sujeito a confirmação, no caso do Benavente, dado terem as três equipas integrantes da correspondente série terminado esta fase de apuramento em situação de igualdade pontual).

São também qualificadas as equipas do Caxarias, Assentis, Cartaxo e U. Almeirim (clubes posicionados em 2.º lugar com melhores médias pontuais de entre todas as dez séries); subsistia ainda pendente a confirmação relativamente a dois outros conjuntos, a apurar de entre U. Abrantina, Glória do Ribatejo e Vale da Pedra – todos com três pontos averbados em dois jogos, tendo a formação de Abrantes registado um marcador global de 4-4,  face a 3-3 de Glória do Ribatejo e Vale da Pedra.

Para já, é de assinalar alguma surpresa na eliminação do Coruchense – até pela excelente campanha que vem realizando no campeonato –, possivelmente único representante da I Divisão Distrital a “ficar pelo caminho”, penalizado pelo facto de ter defrontado, na sua série, dois líderes, da I e da II Divisão; em contraponto, registam-se os apuramentos de Caxarias e U. Almeirim, sobreviventes da II Divisão Distrital (a que se juntará, pelo menos, mais um – Glória do Ribatejo e/ou Vale da Pedra).

Neste fim-de-semana regressam os Campeonatos Distritais, após um hiato de três semanas, para disputa da penúltima ronda da primeira volta, repleta de aliciantes encontros, com destaque para os desafios entre Mação e Fazendense – um bem difícil teste ao líder –, e para o At. Ouriense-Amiense, duas equipas que, tradicionalmente, discutem os lugares de topo da tabela.

O U. Tomar, recebendo o Assentis, tem uma oportunidade para confirmar o regresso aos bons resultados, e, paralelamente, subir algumas posições na pauta classificativa, para lugares que proporcionem maior tranquilidade. Por seu lado, o 2.º classificado, Torres Novas, terá também uma difícil deslocação ao Cartaxo, num jogo de tendência muito equilibrada, o que, aliás, será também aplicável aos restantes confrontos: Coruchense-Benavente; U. Chamusca-U. Abrantina; e Empregados do Comércio-Pontével. Uma jornada em que imperará o “X” no “Totobola”?

No Campeonato Nacional de Seniores, em que se jogou ainda a fechar o ano de 2013 (a 29 de Dezembro), com o Fátima a impor um nulo ao comandante destacado (Mafra), não tendo o Alcanenense ido além do empate a um golo na recepção ao Carregado, com o Riachense a perder nas Caldas (1-2), realiza-se já a antepenúltima jornada da primeira fase da competição.

Com um agendamento de jogos de alguma dificuldade para as equipas do Distrito, é agora a vez do Riachense (ainda último classificado, contando uma única vitória) receber o Lourinhanense, equipa que reparte o 5.º lugar com o Caldas, curiosamente o próximo adversário do Fátima (4.º na tabela); por fim, o Alcanenense (3.º) desloca-se a Porto de Mós, para defrontar o penúltimo classificado.

(Artigo publicado no jornal “O Templário”, de 9 de Janeiro de 2014)

Advertisements

Entry filed under: U. Tomar.

Campeonato Nacional Hóquei em Patins – I Divisão – 11ª Jornada U. Tomar – Centenário (XV)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Autor – Contacto

Destaques

União de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Janeiro 2014
M T W T F S S
« Dez   Fev »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Arquivos

Categorias


%d bloggers like this: