O pulsar do campeonato – 7ª jornada

Novembro 24, 2013 at 10:00 am Deixe um comentário

Pulsar-7aJornada

(“O Templário”, 21.11.2013)

Após um interregno de uma semana, em que foram disputados os desafios da fase zonal da Taça das Regiões da UEFA, promovida pela Federação Portuguesa de Futebol, tendo a selecção distrital representante da Associação de Futebol de Santarém defrontado as suas congéneres de Lisboa (empatando 2-2, tenho vencido no desempate da marca de grande penalidade) e Setúbal (frente à qual perdeu por 0-1), regressaram os campeonatos distritais.

Na I Divisão realizou-se a 7.ª jornada, uma ronda sem particulares surpresas a assinalar, tendo, na generalidade, as equipas teoricamente mais apetrechadas confirmado o seu favoritismo. É de realçar, não obstante, as margens dos triunfos, alcançados em terreno alheio, do At. Ouriense (4-1, em Assentiz) e do Fazendense (4-2, em Abrantes, face à U. Abrantina).

Por outro lado, merece também particular destaque a vitória obtida pelo União de Tomar, na recepção ao Coruchense (1-0), impondo assim ao grupo de Coruche o primeiro desaire na prova, e demonstrando que a equipa é também capaz de atingir bons níveis de concentração e segurança em funções defensivas. Situação idêntica se registou com o Amiense, perdendo pelo mesmo resultado em Torres Novas, num aliciante desafio entre dois dos principais candidatos aos lugares de topo da tabela.

A formação do Pontével, que, curiosamente, ainda não empatou no campeonato, prossegue a sua excelente carreira, tendo somado a sua quinta vitória, vencendo o Benavente por 2-1, alcandorando-se assim, novamente, ao 2.º lugar. O Mação venceu, também por 1-0, o decepcionante Cartaxo, única equipa que subsiste ainda sem qualquer triunfo. Por fim, U. Chamusca e Empregados do Comércio empataram a um golo.

Desta forma, a turma de Torres Novas – com um desempenho quase perfeito, apenas tendo cedido, até esta altura, um empate, sendo agora a única equipa a manter a invencibilidade – reforça a liderança, apesar de manter a vantagem face ao mais directo perseguidor (o já referido Pontével) em quatro pontos, tendo o Fazendense a cinco pontos; cavou-se entretanto já um fosso relevante, de sete pontos, para o duo que partilha agora o 4.º posto, formado por At. Ouriense e Amiense.

No miolo da pauta classificativa, regista-se agora um compactar de posições, com somente quatro pontos a separarem o 4.º do 10.º lugar: Coruchense e Mação estão apenas a dois pontos dos dois clubes anteriormente referidos, seguindo-se um trio, constituído por Empregados do Comércio, U. Tomar e Assentis, dois pontos mais abaixo.

Por fim, na cauda da tabela, um quarteto, formado por Benavente e U. Chamusca, contando cinco pontos; U. Abrantina, com um ponto a menos; e, ainda na incómoda posição de “lanterna vermelha”, o Cartaxo, que regista apenas três empates.

Ainda uma palavra de apreço para a prova que o União de Tomar vem realizando, com uma série de três jogos sem perder, tendo conseguido, por agora, superar de forma positiva o muito difícil encadeamento de encontros que o sorteio lhe destinara nesta fase inicial da época, em que defrontou já – nas sete jornadas decorridas – os seis primeiros classificados (tendo perdido com os dois primeiros, e em Amiais, perante o actual 5.º, mas tendo imposto empates ao 3.º e 4.º, vencendo nesta ronda o 6.º classificado). Isto dito, numa espécie de balanço preliminar à parte já decorrida da temporada, e projectando-o no futuro próximo, espera-se que a turma unionista possa dar o melhor seguimento ao desempenho até agora registado, traduzindo-o em vitórias nas partidas que, de ora em diante, enfrentará face a adversários mais “do seu campeonato”.

Começando já, na próxima ronda, por um ainda difícil compromisso perante os Empregados do Comércio, em terreno alheio. Numa jornada com outros aliciantes, como os confrontos entre Fazendense e Torres Novas – um sério teste às pretensões de ambos os contendores –, assim como entre Amiense e Pontével. As formações de Benavente e Mação disputarão também um desafio de prognóstico incerto; enquanto as equipas do At. Ouriense e Coruchense serão favoritas nos desafios que as opõem, respectivamente, à U. Abrantina e Assentis. Por fim, o Cartaxo, recebendo a U. Chamusca, terá uma oportunidade de quebrar o “enguiço” e alcançar enfim a sua primeira vitória; caso contrário, poderá começar a ficar em situação delicada.

Na II Divisão Distrital, em que se disputou a 6.ª jornada, tudo ficou bastante mais “embrulhado”: na série mais a Norte, há agora somente dois pontos de diferença entre o 1.º e o 8.º lugar, com o comando partilhado por Pego, Atalaiense e Goleganense; a Sul, o surpreendente Barrosense ascendeu à liderança (beneficiando do empate entre outros dois candidatos, U. Almeirim e Porto Alto), que reparte precisamente com esta última formação.

Finalmente, no Campeonato Nacional de Seniores, realizou-se a 9.ª ronda, última da primeira volta, com o Mafra a ver interrompida a sua carreira triunfal, cedendo o primeiro empate na recepção ao 2.º classificado, U. Leiria, mantendo-se os cinco pontos de diferença entre ambos. Num “derby” regional, o sensacional Alcanenense, recebendo, “à porta fechada”, o Riachense, goleou por 4-0, tendo assim igualado a formação leiriense no 2.º posto da classificação. Por seu turno, o Fátima, derrotado na Lourinhã (0-2) baixou ao 4.º lugar, já a quatro pontos do duo que o precede. Ambas estas equipas do Distrito registam já confortável vantagem sobre os lugares da parte baixa da classificação (respectivamente 14 e dez pontos, face ao antepenúltimo classificado), ao invés do que sucede com o Riachense, que se afundou no último lugar.

(Artigo publicado no jornal “O Templário”, de 21 de Novembro de 2013)

Advertisements

Entry filed under: U. Tomar.

Campeonato Nacional Hóquei em Patins – I Divisão – 5ª Jornada U. Tomar – Centenário (VIII)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Autor – Contacto

Destaques

União de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Novembro 2013
S T Q Q S S D
« Out   Dez »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930  

Arquivos

Categorias


%d bloggers like this: