O pulsar do campeonato – 6ª jornada

Novembro 10, 2013 at 10:00 am Deixe um comentário

UT-Pulsar-06

(“O Templário”, 07.11.2013)

O principal destaque da 6.ª jornada do Campeonato Distrital da I Divisão vai para a fantástica recuperação do União de Tomar em Ourém, frente ao At. Ouriense, que quase culminou numa reviravolta que teria sido absolutamente inaudita no centenário historial unionista: a um minuto do final do tempo regulamentar a formação nabantina perdia por 0-2; num ápice, marcando dois golos, conseguiu restabelecer a igualdade no marcador, antes de, aos 94 minutos, ter ainda desperdiçado uma grande penalidade, que lhe teria proporcionado o terceiro golo e consequente triunfo.

Nas circunstâncias em que foi obtido, o empate a dois trata-se de um resultado bem positivo, pese embora algum sabor agridoce que terá perdurado no final. Mas, o mais importante a reter deste desafio é que o grupo unionista demonstrou que, com confiança em si próprio, e com um pouco mais de tranquilidade e concentração, tem capacidade para se bater com qualquer equipa deste campeonato, e em qualquer terreno, pelo que, a partir deste ponto agora obtido, outros frutificarão.

Naturalmente há também que realçar, nesta ronda, os primeiros pontos perdidos pelo líder Torres Novas, empatando em Benavente (1-1) – embora seja de recordar que este foi apenas o segundo encontro que os torrejanos disputaram em terreno alheio (o outro tinha sido em Tomar…) –, desfecho que não impediu que mantenham o comando destacado da prova.

Mais inesperado foi o desaire caseiro cedido pelo Fazendense ante o Assentis, perdendo por 1-2, assim se atrasando na tabela classificativa, tendo sido ultrapassado por Amiense e Pontével, formações que, de forma segura, vão fazendo o seu caminho, tendo vencido, respectivamente, a U. Abrantina e o decepcionante Mação, com o marcador a registar os mesmos números em ambas as partidas (2-0 a favor dos visitados).

Nos restantes desafios, o também pendular Coruchense (a par do Torres Novas e Amiense, ainda sem qualquer derrota averbada, apesar de ter registado já quatro empates), derrotou o U. Chamusca por 2-1, assim obtendo o seu segundo triunfo na prova; enquanto o Empregados do Comércio obteve também uma vitória por margem confortável (3-0) sobre o “lanterna vermelha” Cartaxo, equipa até agora com a prestação a constituir porventura maior desilusão.

O guia Torres Novas, passando a somar 16 pontos, dispõe agora de uma vantagem de quatro pontos sobre o duo formado por Amiense e Pontével, com o Fazendense a cinco pontos, Coruchense a seis, e o At. Ouriense, já a sete pontos. De entre este sexteto deverá sair o futuro Campeão, disputa de que eventualmente teremos talvez de vir, mais adiante, a retirar o Pontével e Coruchense, e na qual o Mação muito teria de porfiar para voltar a reentrar.

Daí para baixo, temos um total de oito equipas ainda relativamente niveladas, com destaque para os bons desempenhos dos recém-promovidos Assentiz (7.º classificado, com oito pontos) e Empregados do Comércio (que reparte a posição imediata na pauta classificativa com o Mação, apenas um ponto abaixo); segue-se outro par, constituído por U. Tomar e Benavente (contando apenas cinco pontos), um degrau acima de U. Chamusca e U. Abrantina, com o Cartaxo a ser a única equipa ainda sem qualquer vitória (os três empates alcançados não lhe permitem melhor posição que a de último classificado).

Na próxima semana os campeonatos terão um breve hiato, para disputa de mais uma eliminatória da Taça de Portugal (competição em que, contudo, já não resiste qualquer representante dos Distritais…), pelo que a próxima ronda apenas será realizada a 17 de Novembro, com o grande realce a ser atribuído ao Torres Novas – Amiense, um aliciante duelo de candidatos ao título. Mas do alinhamento da jornada fazem parte outros encontros de interesse, principalmente o Pontével – Benavente, U. Abrantina – Fazendense ou Assentiz – At. Ouriense. Por seu lado, o União de Tomar recebe a visita do Coruchense, visando quebrar a invencibilidade do seu opositor, em busca dos pontos que lhe permitam subir algumas posições. Por fim, teremos ainda o U. Chamusca – Empregados do Comércio e o encontro das duas principais decepções desta fase inicial do campeonato, Mação – Cartaxo.

Na II Divisão Distrital, em que se assiste para já a uma situação de grande equilíbrio, dos anteriores líderes – Tramagal, U. Almeirim e Porto Alto –, apenas este último venceu, isolando-se assim no comando da série que agrupa os clubes mais a Sul, beneficiando do desaire dos almerinenses na Barrosa, equipas que se seguem de imediato, respectivamente a um ponto e a dois pontos do guia; a Norte, os tramagalenses (que empataram) partilham agora a liderança com o surpreendente At. Pernes, com o Caxarias somente um ponto abaixo.

Por fim, no Campeonato Nacional de Seniores, a oitava jornada foi bem positiva para as formações do Distrito, com saliência para o triunfo obtido pelo Alcanenense em Leiria, ante o União local (2-1), tendo o Fátima goleado o Carregado (4-0), enquanto o Riachense, empatando a uma bola com o Torreense, cedeu a “lanterna vermelha”, de forma isolada, ao Portomosense. As equipas do Alcanenense e do Fátima mantêm posições no topo da tabela, em 3.º e 4.º lugares, respectivamente a dois e a três pontos do 2.º classificado, U. Leiria, e já com confortável avanço sobre a parte baixa da classificação (11 e 10 pontos a mais que o Torreense, antepenúltimo classificado).

Na próxima ronda (última da primeira volta, também a disputar apenas no dia 17 de Novembro), o líder Mafra (que mantém o pleno, somando vitórias em todos os oito desafios realizados) recebe o U. Leiria; enquanto duas das agremiações do Distrito, Alcanenense e Riachense se encontram em Alcanena, deslocando-se o Fátima à Lourinhã.

(Artigo publicado no jornal “O Templário”, de 7 de Novembro de 2013)

Anúncios

Entry filed under: U. Tomar.

Campeonato Nacional Hóquei em Patins – I Divisão – 3ª Jornada U. Tomar – Centenário (VII)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Autor – Contacto

Destaques

União de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Novembro 2013
S T Q Q S S D
« Out   Dez »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930  

Arquivos

Categorias


%d bloggers like this: