O pulsar do campeonato – Taça do Ribatejo

Outubro 27, 2013 at 10:00 am Deixe um comentário

Templario-24-10

(“O Templário”, 24.10.2013)

Em fim-de-semana de pausa nos campeonatos, para entrada em cena da(s) Taça(s) – do Ribatejo e de Portugal –, teve lugar apenas o acerto de calendário, com a realização do jogo em atraso da 1.ª jornada do Campeonato Distrital da I Divisão, que opunha U. Tomar e Torres Novas.

Confirmando-se o favoritismo da equipa torrejana – que conta por vitórias os (quatro) encontros disputados na competição –, o desfecho seria desfavorável aos unionistas, perdendo por 1-3. Uma vez mais, a formação tomarense foi penalizada por falhas de concentração, sofrendo os três golos na sequência de lances de bola parada (cantos e livres).

Já em desvantagem de dois golos ao intervalo, o União teria, no segundo tempo, algumas ocasiões de perigo junto da baliza do Torres Novas, mas continua a revelar alguma falta de tranquilidade para concretizar tais oportunidades. Como recorrentemente sucede, seria em “contra-golpe” que os visitantes marcariam o seu terceiro golo. Depois de tanto porfiar, a turma nabantina conseguiria enfim o seu “ponto de honra” já na fase final dos cinco minutos de tempo de compensação concedidos pelo árbitro.

Agora com as “contas em dia”, completa que está a quarta jornada do campeonato, o Torres Novas assumiu a liderança isolada, com 12 pontos, mais dois que o Fazendense, com o Pontével a três pontos, Amiense a quatro, e o Mação a registar já um atraso de cinco pontos. Nos lugares da parte baixa da tabela, o U. Tomar mantém o 11.º posto, com três pontos, um a mais que o Cartaxo, enquanto o duo que partilha a “lanterna vermelha”, formado por Empregados do Comércio e U. Abrantina apenas obteve um ponto.

Passando então à(s) Taça(s), começando pela Taça de Portugal, as equipas representantes do Distrito despediram-se da prova na sua 3.ª eliminatória (1/32 Final), sendo eliminadas por duas equipas da I Liga, curiosamente os dois Vitórias: o Fátima foi batido em casa, pelo Guimarães, por 0-3, tendo o Alcanenense perdido em Setúbal, por 1-3.

Na Taça do Ribatejo – disputada nesta fase inicial, em dez séries (quatro de quatro clubes cada, e seis com três concorrentes) –, que teve a ronda inaugural da sua fase de grupos, o destaque vai os desafios entre equipas do principal escalão do futebol distrital, com o Cartaxo – que tão má conta de si tem dado até agora no campeonato – a golear o U. Chamusca por 5-0, não tendo, na outra partida, Coruchense e Fazendense desfeito o nulo inicial.

De resto, cumpriu-se a lógica, com os grupos teoricamente mais cotados a fazerem valer a sua superioridade, com os primodivisionários a imporem-se, nos seguintes encontros: Benavente – Muge (5-1); At. Ouriense – Ferreira do Zêzere (4-0); Goleganense – Mação (0-4); Tramagal – Amiense (0-3); Glória do Ribatejo – Empregados do Comércio (1-3); Pontével – Samora Correia (2-1); e Mindense – Assentiz (0-1). As equipas do U. Tomar, Torres Novas e U. Abrantina folgaram nesta primeira jornada.

Nas restantes cinco partidas, entre formações da II Divisão Distrital, o U. Almeirim (guia da Zona Sul do seu campeonato, que somou o quarto triunfo em outros tantos jogos disputados nesta temporada) foi a Rio Maior golear por 5-1; o Moçarriense bateu o Porto Alto (que partilha também o comando da Zona Sul) por 4-1; o Pego ganhou 2-0 ao Atalaiense (um dos líderes da Zona Norte); o Caxarias venceu a Sabacheira (2-1); por fim, Alferrarede e Pernes (o outro guia da Zona Norte) ambos integrando a série de que faz também parte o U. Tomar) empataram a zero.

Serão apurados para os 1/8 Final da prova – no final das três jornadas desta fase –, os 10 vencedores de série, e os 6 melhores 2.º classificados, com base na aplicação de média ponderada dos pontos obtidos.

Na próxima semana está de regresso o campeonato. Na I Divisão Distrital, com a realização da quinta jornada da prova, realce para alguns prélios a suscitar particular interesse: desde logo, para os tomarenses, o União de Tomar, jogando novamente em casa, prossegue na sua série de jogos de elevado grau de dificuldade, recebendo a visita do Fazendense, agora 2.º classificado.

Por seu lado, o líder Torres Novas defronta, no seu terreno, o Pontével, ocupando um surpreendente 3.º lugar na pauta classificativa, não obstante os torrejanos sejam, de novo, favoritos.

O aparentemente “revigorado” Cartaxo é anfitrião do Coruchense; em jogos de “tripla”, o Amiense desloca-se a Assentiz, enquanto o U. Chamusca é visitado pelo At. Ouriense; e a U. Abrantina recebe o Benavente. Por fim, salvo grande surpresa, o Mação reúne amplo favoritismo na recepção aos Empregados do Comércio.

No Campeonato Nacional de Seniores, já na sua 7.ª ronda (de um total de 18 jornadas), o Fátima (3.º) joga em casa com o Caldas (6.º), enquanto o Alcanenense (5.º) recebe uma das equipas que reparte a posição de “lanterna vermelha”, Portomosense, pelo que estes dois conjuntos do Distrito poderão somar os três pontos. Mais difícil deverá ser a tarefa do Riachense (a outra formação que se posiciona no fundo da classificação), em deslocação à Lourinhã, para defrontar o Lourinhanense, actual 7.º classificado.

(Artigo publicado no jornal “O Templário”, de 24 de Outubro de 2013)

Anúncios

Entry filed under: U. Tomar.

Campeonato Nacional Hóquei em Patins – I Divisão – 1ª Jornada U. Tomar – Centenário (V)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Autor – Contacto

Destaques

União de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Outubro 2013
S T Q Q S S D
« Set   Nov »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  

Arquivos

Categorias


%d bloggers like this: