O pulsar do campeonato – 4ª jornada

Outubro 20, 2013 at 10:00 am Deixe um comentário

Pulsar do campeonato - 4

(“O Templário”, 17.10.2013)

Paulatinamente, à medida que o campeonato vai avançando no seu curso – e embora estejamos ainda numa fase muito prematura da prova – as equipas teoricamente mais apetrechadas vão-se instalando nos lugares de topo da pauta classificativa.

Numa jornada, a quarta, em que as equipas que jogaram em casa fizeram o pleno, vencendo todas as sete partidas disputadas, o destaque vai para o triunfo do Torres Novas frente a um outro candidato aos lugares cimeiros, Mação, por 2-0, assim como para a margem de vitória alcançada pelo At. Ouriense no encontro com o Cartaxo, impondo-se por categóricos 3-0.

Nos restantes desafios, imperou a normalidade, ou lógica do futebol, com o Fazendense a ganhar ao U. Chamusca por 2-0, o Benavente a vencer o Assentiz por 3-1, o mesmo resultado que, aliás, se verificou também no Coruchense – Empregados do Comércio e no Amiense – U. Tomar; por fim, o Pontével, a protagonizar um excelente arranque de campeonato, a derrotar a U. Abrantina por 1-0.

No que respeita mais especificamente ao União de Tomar, a iniciar uma fase em que o calendário lhe ditou uma sucessão de jogos de elevada dificuldade – depois da partida desta mais recente ronda, recebe, nas duas próximas semanas, os dois primeiros classificados, Torres Novas e Fazendense, deslocando-se de seguida a Ourém, para defrontar o At. Ouriense –, foi uma vez mais vítima das suas próprias falhas, tal como acontecera no desafio inaugural da sua participação na prova, em Pontével.

Efectivamente, sem que para tal tivesse criado caudal de jogo ou oportunidades que o justificassem, a formação de Amiais de Baixo chegaria ao intervalo já a vencer por 2-0. No início do segundo tempo, o União reduziria a desvantagem, tendo, ao longo dessa fase do encontro, pressionado mais, em busca do tento da igualdade, que contudo não conseguiria obter; ao invés, como tantas vezes sucede nestas ocasiões, acabaria por ser surpreendido com o terceiro tento do Amiense, que ditou o desfecho final do jogo.

Temos então agora, na frente da classificação, o Fazendense, que se isolou na liderança (não obstante se trate de um líder “à condição”, dependente do que os torrejanos fizerem em Tomar, no encontro que têm em atraso), com um ponto de vantagem sobre o duo formado por Torres Novas – até agora 100% vitorioso, nos três encontros já disputados, sendo a única equipa em tal posição – e Pontével. Com a vitória perante os nabantinos, o Amiense chegou-se também à frente, ocupando agora o 4.º posto, a dois pontos do guia. O Mação, derrotado nesta ronda, regista já um atraso de três pontos face ao 1.º classificado (que poderão eventualmente vir a converter-se em cinco, dependendo do tal jogo ainda por disputar).

Neste grupo da frente estarão já porventura os quatro principais candidatos ao 1.º lugar (se é que me é permitido excluir, para já, desse lote, o Pontével); depois, de entre os que estão mais abaixo, o At. Ouriense, com cinco pontos (distando outros tantos do actual líder).

Em posição intermédia, no meio da tabela, seguem já Coruchense (6.º classificado, com seis pontos), e Benavente (8.º, com quatro pontos), tantos quantos os somados por Assentiz e U. Chamusca.

Por fim, na cauda da classificação – nos lugares de risco, atendendo a que serão despromovidas entre duas a cinco equipas à II Divisão Distrital (dependendo do comportamento das equipas do distrito no Campeonato Nacional de Seniores) –, caíram já o U. Tomar (com três pontos), o Cartaxo (de forma algo surpreendente, tendo somado apenas dois pontos), e, a fechar, Empregados do Comércio e U. Abrantina, que contam somente um ponto.

Entretanto, na II Divisão Distrital, o realce vai para as equipas que, após a realização da terceira ronda, lideram as respectivas séries: a Norte, Atalaiense e Pernes repartem o comando, com sete pontos; a Sul, U. Almeirim e Porto Alto fizeram ainda melhor, registando três triunfos cada.

Na próxima semana, os campeonatos distritais sofrem uma interrupção, para disputa da 1.ª ronda da fase de grupos da Taça Ribatejo; por seu lado, as equipas do U. Tomar e do Torres Novas (integradas ambas em séries de apenas três concorrentes), as quais folgam nessa prova no seu primeiro dia, aproveitarão para acertar o calendário, com a realização do encontro que fora adiado da 1.ª jornada, então devido à participação dos torrejanos em eliminatória da Taça de Portugal.

A fechar, uma breve referência ao Campeonato Nacional de Seniores, onde as equipas que representam o distrito não foram felizes nesta jornada, com o Fátima a perder com o líder Mafra (0-1), com os mafrenses a alcançarem a sexta vitória consecutiva noutros tantos jogos disputados, enquanto o Riachense foi derrotado no seu terreno pelo Caldas (0-2), tendo o Alcanenense obtido um resultado positivo no Carregado, empatando 1-1.

O Fátima mantém-se no 3.º lugar, mas já a seis pontos do U. Leiria, enquanto o grupo de Alcanena ocupa o 5.º posto; a formação de Riachos continua a partilhar a “lanterna vermelha” com o Portomosense, com apenas um ponto, já a quatro pontos da equipa imediatamente precedente, o Torreense.

(Artigo publicado no jornal “O Templário”, de 17 de Outubro de 2013)

Anúncios

Entry filed under: U. Tomar.

Campeonatos Distritais de Futebol – 4ª Jornada / 3ª Jornada U. Tomar – Centenário (IV)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Autor – Contacto

Destaques

União de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Outubro 2013
S T Q Q S S D
« Set   Nov »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  

Arquivos

Categorias


%d bloggers like this: