O pulsar do campeonato – 3ª jornada

Outubro 13, 2013 at 10:00 am Deixe um comentário

Templario - 10-10-2013

(“O Templário”, 10.10.2013)

Após o desaire registado pelo União de Tomar no jogo inaugural do campeonato, revestia-se de crucial importância o desafio da terceira ronda, ante o Benavente, relevância acrescida ainda, em termos emocionais, pelo contexto associado a tal reencontro entre estas duas equipas, na sequência dos eventos da partida análoga da temporada passada, que haviam tido por consequência pesadas sanções disciplinares a vários dos jogadores unionistas, que se viram privados de actuar durante cerca de metade da época.

Assim, o desfecho do encontro do passado domingo, com o árduo triunfo do União de Tomar, por 3-2, poderá revelar-se determinante a nível motivacional, proporcionando ao grupo um sempre importante reforço de confiança e tranquilidade.

Isto a dar o mote para uma jornada repleta de golos – nada menos de 28 – ou seja uma fantástica média de 4 golos por jogo, sendo que U. Chamusca e Amiense em nada contribuíram para esta estatística, dado que o nulo não seria desfeito até final da partida em que foram opositores directos.

Nos restantes encontros, destaque para o triunfo do Fazendense no Cartaxo (4-2), assim como para alguma surpresa no empate a uma bola entre Mação e Coruchense. Também com bastantes golos, a igualdade entre Empregados do Comércio e At. Ouriense (3-3), e a vitória, também por 3-2, do Assentiz frente ao Pontével. Por fim, o Torres Novas, jogando em casa (por inversão da ordem de jogos sorteada), impôs o seu natural favoritismo, batendo a U. Abrantina por 3-1.

Desta forma, com três jornadas realizadas – mantendo-se em atraso o jogo da primeira ronda, entre U. Tomar e Torres Novas – começam já a perfilar-se alguns candidatos: Fazendense e Mação partilham o comando, com 7 pontos, enquanto Torres Novas (única equipa a somar só vitórias) e Pontével estão um ponto abaixo. Ainda sem perder, segue-se na pauta classificativa o o Amiense, com cinco pontos; Assentiz e U. Chamusca, que já experimentaram os três desfechos possíveis, fecham a primeira metade da tabela.

O U. Tomar reparte com o Coruchense (que também ainda não perdeu, contando empates em todos os jogos) o 8.º posto. Ainda sem qualquer vitória, de alguma forma surpreendentemente, seguem At. Ouriense e Cartaxo, com dois pontos; e, na cauda da classificação, apenas com um ponto, o trio formado por Benavente, Empregados do Comércio e U. Abrantina.

Na II Divisão Distrital, após a disputa da segunda jornada, o destaque vai para o At. Pernes (equipa que integra a série do União de Tomar na fase de grupos da Taça Ribatejo), U. Almeirim e Porto Alto, únicas equipas a vencerem os dois primeiros jogos. Ao invés, os históricos Alferrarede, Samora Correia e Rio Maior, assim como a outra equipa do município de Tomar, Sabacheira, foram derrotados nas duas partidas realizadas.

Da semana transacta – em desafio realizado em Torres Novas no passado dia 2 de Outubro – vem ainda a decisão da Supertaça Dr. Alves Vieira, com o Campeão Distrital da temporada anterior, Riachense, a conquistar o troféu, ganhando ao Amiense (detentor em título da Taça Ribatejo) por 3-1.

Mais acima na hierarquia futebolística, disputando o Campeonato Nacional de Seniores, tivemos, no passado fim-de-semana, mais um confronto directo entre duas equipas do Distrito, com o Fátima a receber e a golear por 4-0 (resultado que, aliás, já se registava ao intervalo) o Riachense. Por seu lado, o Alcanenense, recebendo o líder Mafra (única equipa das 80 concorrentes só com vitórias, após cinco jornadas – tendo o Boavista, que conta um jogo em atraso, ganho também os 4 jogos já realizados), não pôde evitar ser batido, não obstante pela margem mínima, de 0-1.

Nesta prova, que terá implicações directas no Distrital, uma vez que, caso haja alguma equipa do Distrito a descer, tal provocará a despromoção de equipas adicionais, em relação às duas últimas classificadas (que descerão automaticamente, para dar lugar às três que serão promovidas da II Divisão Distrital), o Fátima posiciona-se, para já, num bom 3.º lugar, com o Alcanenense num razoável 5.º posto. Com mais dificuldades, o Riachense reparte o último lugar com o Portomosense.

Na próxima jornada (quarta) do Distrital da I Divisão, o União de Tomar enfrentará uma tradicionalmente difícil deslocação até Amiais de Baixo (a última vitória unionista data já de Outubro de 2010), destacando-se também o confronto entre candidatos, em Torres Novas (que jogará o terceiro jogo consecutivo em casa), recebendo o Mação. O outro comandante terá, à partida, algum favoritismo no jogo ante o U. Chamusca (que, no entanto, já demonstrou ser capaz de surpreender em terreno alheio, como sucedeu em Benavente).

As equipas do At. Ouriense e Cartaxo, que se defrontam em Ourém, terão ensejo de procurar rectificar os maus resultados das jornadas iniciais; o mesmo acontece com o Benavente, favorito na recepção ao Assentiz. O Coruchense poderá alcançar o primeiro triunfo, jogando em casa com os Empregados do Comércio; por fim, em Pontével, não deverá ser fácil a tarefa da U. Abrantina, visando evitar novo desaire, que lhe poderia começar a provocar algumas dificuldades em termos de posicionamento na classificação.

(Artigo publicado no jornal “O Templário”, de 10 de Outubro de 2013)

Anúncios

Entry filed under: U. Tomar.

Campeonatos Distritais de Futebol – 3ª Jornada / 2ª Jornada U. Tomar – Centenário (III)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Autor – Contacto

Destaques

União de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Outubro 2013
S T Q Q S S D
« Set   Nov »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  

Arquivos

Categorias


%d bloggers like this: