U. Tomar – Centenário (II)

Outubro 6, 2013 at 12:00 pm Deixe um comentário

Centenario02

(“O Templário”, 03.10.2013)

No decurso de um período de mais de seis anos, desde a sua fundação, em Maio de 1914, até Janeiro de 1921, o União de Tomar terá certamente vencido alguns dos vários jogos-treino que iam sendo realizados, tendo por adversários, essencialmente, outros grupos de Tomar. Porém, a primeira vitória do União de que dispomos de confirmação documental escrita, por via dos jornais da época, é da referida data:

«Realisou-se no passado dia 23 Janeiro [de 1921] um desafio de Foot-Ball entre os grupos Victoria F.B. Club e União Caixeiros Thomar, sendo o resultado favorável ao U. C. T. por 3 bolas.»(1)

Dando mais um pequeno salto no tempo, na sequência da instituição da denominada “Liga Tomarense de Futebol”, na temporada de 1923-24 (época em que o União de Tomar, contudo, não participaria ainda na prova), a estreia unionista nessa competição viria a ocorrer apenas em Novembro de 1924, já na sua segunda edição, também assinalada pelo primeiro jogo de cariz oficial (dado a Liga Tomarense ser filiada na então União Portuguesa de Futebol, antecessora da actual Federação Portuguesa de Futebol) entre as duas principais agremiações desportivas de Tomar, com o triunfo sportinguista a saldar-se, desta feita, por um solitário tento:

«No passado dia 9 [de Novembro de 1924] realisou-se no Campo do Sporting o segundo desafio da primeira volta do campeonato de Tomar, entre Sporting e União. A chuva que durante o desafio, caiu torrencialmente não permitiu a qualquer dos grupos produzir o seu melhor, e assim assistimos mau grado nosso a um encontro em que predominou o pontapé para a fren[t]e e salvo raras excepções. […]

Pelo jogo desenvolvido tira-se por conclusão que o União tem poucos treinos, e os homens do Sporting que nos diziam formarem uma linha formidável, não conseguiram deslumbrar a assistência. […]

É marcado «corner» ao União que apontando por Picôto é transformado em «goal» por José da Silva, que ao dar a cabeça envia a bola á trave; levando porem efeito entra, quando o guarda-redes se encontrava encostado á balisa contraria.

O efeito deste «goal» produzido entre os homens do Sporting é de tal ordem que se abraçam mutuamente.

Obtido este ponto, os homens do Sporting tentam assentar jogo; porem, os homens do União atacam com inergia e invadem frequentemente o campo do adversário, não lhes sendo possível no entanto marcar.»(2)

____________

(1) Cf. “Écos de Tomar”, 1 de Fevereiro de 1921
(2) Cf. “Eco Sportivo”, 23 de Novembro de 1924
Anúncios

Entry filed under: U. Tomar.

O pulsar do campeonato – 2013-14 – 2ª jornada Campeonatos Distritais de Futebol – 3ª Jornada / 2ª Jornada

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Autor – Contacto

Destaques

União de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Outubro 2013
S T Q Q S S D
« Set   Nov »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  

Arquivos

Categorias


%d bloggers like this: