O pulsar do campeonato – 2013-14 – 1ª jornada

Setembro 29, 2013 at 10:00 am Deixe um comentário

Templario - 26-09-2013

(“O Templário”, 26.09.2013)

Está de regresso o futebol distrital. Nesta temporada, com o aliciante, para os tomarenses, de se tratar da época em que o União de Tomar comemora o seu centenário, a 4 de Maio do próximo ano de 2014, pelo que, a partir de hoje, passamos a ter também, em coluna autónoma, a recuperação de algumas das memórias dos momentos mais significativos do historial do União de Tomar, com a transcrição de breves excertos de artigos publicados em jornais da época, quer de índole local, quer de jornais nacionais, nomeadamente os especializados.

Na I Divisão Distrital (recuperando assim a sua designação tradicional) teremos este ano um novo formato, de regresso ao sistema clássico de “todos contra todos”, a duas voltas, numa única fase, tendo sido o número de concorrentes alargado para 14, portanto com um total de 26 jornadas, propiciando porventura uma maior justiça e equidade no ordenamento final a nível de classificações, uma vez que cessa a situação – vigente nos últimos anos – de os pontos que eram obtidos na primeira fase apenas contarem em metade para a fase decisiva.

Numa época que fica igualmente assinalada, em termos regionais, pela retoma da competição a nível do futebol sénior por parte de alguns dos clubes históricos do Distrito (de que são exemplos nomeadamente os casos do U. Santarém, U. Almeirim, U. Rio Maior e Tramagal) – os quais, naturalmente, tiveram de recomeçar a sua actividade oficial na II Divisão Distrital –, com a estreia do novo Campeonato Nacional de Seniores, introduzido esta temporada pela Federação Portuguesa de Futebol (e consequente extinção das antigas II e III Divisões nacionais), as equipas que militam na I Divisão Distrital estão agora um pouco mais próximas dos Nacionais, uma vez que o Campeão Distrital terá acesso directo a tal escalão na próxima temporada.

O que, porém, tem também o consequente “reverso da medalha”: à partida, desconhece-se o número de concorrentes que virão a ser vítimas de despromoção à II Divisão Distrital, dependendo da manutenção ou não no referido Campeonato Nacional de Seniores das equipas que nele representam o Distrito: Fátima, Alcanenense e Riachense, integrados na Série F. Para já, com três jornadas disputadas (de um total de 18, na primeira fase da competição), tendo o Alcanenense um jogo em atraso, é ainda muito prematuro estar a fazer maiores conjecturas, mas o Fátima ocupa o 2.º lugar, com o Alcanenense em 5.º, integrando o Riachense o quarteto que ocupa os lugares do fundo da tabela.

Estas equipas, conjuntamente com a do Torres Novas (que foi despromovida da III Divisão na temporada finda) disputaram no passado fim-de-semana a 2.ª eliminatória da Taça de Portugal, tendo tido sortes distintas: Fátima (com inesperadas dificuldades, apenas no prolongamento tendo conseguido vencer o Sporting Ideal, dos Açores, depois de 1-1 no final do tempo regulamentar) e Alcanenense (ganhando por 3-1 ao Barreirense) garantiram o apuramento para a fase seguinte; enquanto que Riachense (derrotado por 0-1 pelo Vilaverdense) e Torres Novas (goleado pelo Tondela, da Liga de Honra, por 1-5) terminaram assim a aventura nesta prova.

Pensando nesta época muito especial para as cores unionistas, visando uma participação condigna e tranquila, longe dos sustos e ansiedades do ano transacto, o União de Tomar – este ano beneficiando também da renovada relva sintética do Estádio Municipal – procurou reforçar-se com o regresso de alguns jogadores formados no clube, não tendo contudo sido possível evitar algumas saídas. Na primeira ronda do campeonato distrital, tendo o sorteio destinado como adversário dos nabantinos precisamente o Torres Novas, e em função da realização de tal encontro dos torrejanos a contar para a Taça de Portugal, a partida entre os velhos rivais foi adiada para o dia de Santa Iria, no próximo 20 de Outubro.

Em relação aos desafios já realizados nesta jornada inaugural, não sendo abundante a informação sobre o potencial de cada um dos concorrentes, nesta fase de arranque da temporada, poder-se-á considerar não ter havido grandes surpresas, com o triunfo das equipas teoricamente mais cotadas, com destaque para as vitórias em terreno alheio, de Amiense (3-1, perante os Empregados do Comércio, de Santarém) e do Pontével, na Chamusca (2-0) – dois recém-promovidos ao principal escalão distrital –, tendo, num confronto de desfecho sempre incerto, o Mação vencido o At. Ouriense, graças a um solitário tento.

Nos restantes encontros, como que querendo indiciar já uma ideia do que poderá vir a ser a tónica de equilíbrio dominante entre os diversos participantes na competição, registaram-se três igualdades: na recepção do outro promovido (Assentiz) à U. Abrantina; no jogo entre Cartaxo e Benavente (tendo ambos como desfecho o resultado de 1-1); não tendo o Coruchense e Fazendense desfeito o nulo com que iniciaram a partida em que foram oponentes.

Na próxima ronda, antecipada para sábado – devido ao acto eleitoral autárquico de domingo –, o União de Tomar fará a sua estreia no campeonato, com uma difícil deslocação ao terreno do Pontével, curiosamente onde realizou também o último encontro oficial da temporada anterior, na expectativa de que o resultado possa ser agora drasticamente melhorado, na procura de um começo auspicioso.

(Artigo publicado no jornal “O Templário”, de 26 de Setembro de 2013)

Anúncios

Entry filed under: U. Tomar.

Campeonatos Distritais de Futebol – 2ª Jornada / 1ª Jornada U. Tomar – Centenário (I)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Autor – Contacto

Destaques

União de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Setembro 2013
S T Q Q S S D
« Ago   Out »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30  

Arquivos

Categorias


%d bloggers like this: