O pulsar do campeonato – 3ª jornada (2ª fase) – Actualiz.

Abril 7, 2013 at 10:30 am Deixe um comentário

Templario - 04-04-2013

(“O Templário”, 04.04.2013)

Do fim-de-semana de Páscoa, com o calendário a ditar uma pausa nos Campeonatos Distritais, vem, não obstante, uma importantíssima vitória do União de Tomar, pese embora pela margem mínima, mercê de um golo solitário, sobre a equipa da Glória do Ribatejo, em partida em atraso da 2.ª jornada da prova.

Tal permitiu aos tomarenses saltar do 4.º para o 2.º lugar na classificação, adquirindo uma vantagem de três pontos sobre a “linha de água”, representada nesta altura pelo Coruchense, formação que terá ainda de se deslocar a Tomar – e que, em determinadas condições (dependendo do desempenho do Alcanenense no Nacional da III Divisão), poderá ser tal vantagem eventualmente de 7 pontos –, e, principalmente, conferir confiança e maior serenidade ao grupo unionista, para abordar as próximas e decisivas jornadas.

É então oportunidade para novo balanço, intermédio, sensivelmente com o primeiro terço das rondas desta fase já disputadas.

Na série de disputa do título, o At. Ouriense, apesar de ter iniciado esta fase com uma derrota, passou – mercê de dois triunfos consecutivos – a liderar, mas apenas com um escasso ponto de vantagem sobre o par formado por Riachense e Mação – que, ao longo deste campeonato, tantas jornadas têm ombreado “lado a lado”, e assim prosseguindo nesta altura, tendo ambos registado já os três resultados possíveis (vitória, empate e derrota) em outras tantas jornadas realizadas.

Não obstante distar quatro pontos do guia, o Amiense – que, para já, averbou empates em todos os encontros disputados nesta fase – não está, ainda, arredado da luta pelo 1.º lugar e correspondente promoção ao Campeonato Nacional de Seniores da próxima temporada. Por fim, Fazendense e Benavente, respectivamente a dez e a onze pontos da equipa de Ourém, mais não poderão fazer do que procurar continuar a dignificar os emblemas que ostentam, sendo que a turma de Fazendas de Almeirim está ainda fortemente interessada na reconquista da Taça do Ribatejo, prova de se sagrou vencedora no ano passado, estando já apurada para as 1/2 Finais.

Na série de manutenção, o Pontével, até agora vitorioso em todos os jogos desta fase, comanda, mas dispõe agora de apenas três pontos de vantagem sobre o União de Tomar (que já ganhou, empatou e perdeu, nos três encontros que realizou), seguindo-se a U. Abrantina (que continua gradualmente a cair na tabela, não tendo ainda conseguido vencer, tendo obtido apenas um empate), com menos um ponto.

Abaixo da tal “linha de água”, a equipa do Coruchense (que começou esta fase com duas vitórias) passou a registar um atraso de três pontos em relação ao U. Tomar, dispondo, por outro lado, de uma vantagem de quatro pontos sobre o Moçarriense – factor que poderá eventualmente vir a adquirir maior relevância, dependendo, conforme referido, do desfecho da classificação do Alcanenense na III Divisão. A equipa da Glória do Ribatejo, também ainda sem conseguir triunfar, afunda-se na cauda da classificação, já a seis pontos do Coruchense.

Por falar em III Divisão, iniciou-se no passado fim-de-semana a segunda fase da competição, e, para as cores do conjunto de Alcanena, começou com bons auspícios, vencendo o anterior comandante, Caldas (3-2), ascendendo assim o Alcanenense ao 4.º lugar e, mais importante, estando agora a um mero ponto do 3.º classificado, posição que lhe conferiria a possibilidade de promoção (apenas o pior dos terceiros classificados das seis séries do Continente não será promovido).

O que, apesar de esta fase decisiva da prova apenas agora ter tido o seu arranque, não deixa de ser boa notícia também para o União de Tomar e restantes equipas envolvidas na disputa da manutenção na Divisão Principal do Distrital: nesse cenário mais optimista, poderão vir a ser apenas duas as equipas a despromover à II Divisão Distrital. Isto porque também o Fátima garantiu já matematicamente, na jornada do passado fim-de-semana do Nacional da II Divisão, a sua “manutenção”, ou, no caso, com maior propriedade, a transição para o futuro Campeonato Nacional de Seniores.

Voltando ao Distrital, a próxima jornada (4.ª) oferece, como (quase) sempre, aliciantes desafios. Assim, na série de promoção, enquanto o líder At. Ouriense tem difícil deslocação a Amiais de Baixo, num confronto em que o Amiense não poderá desperdiçar a oportunidade de procurar encurtar distâncias, o par Riachense e Mação poderá (ou não) desfazer-se, com os maçaenses a receberem a visita da formação de Riachos. O Fazendense recebe o Benavente, em mais um jogo de “rodagem”.

Já na série de manutenção, poderá começar a haver algumas definições de posições, nomeadamente caso o Pontével consiga vencer, no seu terreno, o Coruchense, o que colocaria a equipa do concelho do Cartaxo em posição privilegiada, com a manutenção praticamente garantida. O mesmo se aplica, em certa medida, ao União de Tomar, em deslocação até à Moçarria, que, em caso de triunfo unionista, passaria a dispor de margem de segurança praticamente decisiva em relação aos dois últimos classificados, podendo também – dependendo da conjugação de resultados desta ronda – distanciar-se do Coruchense. Por fim, a Glória do Ribatejo, recebendo a U. Abrantina terá a que será possivelmente a derradeira oportunidade de tentar continuar na luta… pela manutenção.

(Artigo publicado no jornal “O Templário”, de 4 de Abril de 2013)

Anúncios

Entry filed under: U. Tomar.

Campeonato Nacional Hóquei Patins II Divisão – 23ª Jornada Campeonatos Distritais de Futebol – 2ª Fase – 4ª Jornada / 5ª Jornada

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Autor – Contacto

Destaques

União de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Abril 2013
S T Q Q S S D
« Mar   Maio »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  

Arquivos

Categorias


%d bloggers like this: