O pulsar do campeonato – 1ª jornada (2ª fase)

Março 17, 2013 at 10:30 am Deixe um comentário

Templario - 14-03-2013

(“O Templário”, 14.03.2013)

Teve início no passado fim-de-semana a segunda fase da Divisão Principal do Campeonato Distrital, com os jogos da primeira ronda a revelarem que agora “é mesmo a sério”, que chegou a hora das decisões, com as equipas a denotarem particulares cautelas.

Tal foi especialmente notório nas partidas da série de disputa do título e consequente direito à promoção ao futuro Campeonato Nacional de Seniores da próxima temporada, com dois empates a zero nos confrontos que opuseram Fazendense e Riachense, por um lado, e Mação e Amiense, por outro; efectivamente, apenas um dos concorrentes conseguiu marcar golos nesta jornada inicial, com o Benavente a obter um, de alguma forma surpreendente, triunfo sobre o At. Ouriense, por 2-0.

O que se traduz, em termos pontuais, num compactar do quarteto da frente, agora agrupado em dois pares, separados entre si por apenas dois pontos: Riachense e Mação prosseguem a sua disputa, “corpo a corpo”, continuando a partilhar o comando; o At. Ouriense viu-se alcançado pelo Amiense. As formações do Fazendense e Benavente continuarão “a correr por fora”, respectivamente a 7 e a 8 pontos dos guias, mas, como ficou já demonstrado na ronda inaugural, terão certamente um papel decisivo nas contas finais dos pretendentes ao título.

Com os 12 clubes agora repartidos em duas séries, a que mais directamente interessará aos tomarenses será a série de disputa da manutenção. Na qual as coisas não começaram nada bem para o União de Tomar.

De facto, em nova deslocação a Coruche, onde triunfara na primeira fase – desta feita numa tarde não tão ventosa como nesse outro encontro, mas bastante fria –, a turma unionista começaria por sofrer o primeiro golo logo aos cinco minutos, numa falha de concentração, com o guardião a ser surpreendido por um remate de meia distância. Tendo passado ainda por mais dois calafrios nos minutos seguintes, viria o União a alcançar o tento da igualdade, ainda no primeiro tempo, na sequência de um lance excelentemente concluído, isto já depois de ter também rematado uma bola à trave. Na segunda parte, quando parecia querer assumir a iniciativa, e pairando a sensação de que a formação nabantina teria possibilidades de vir a repetir a vitória, mais um lapso defensivo originaria o segundo golo da equipa da casa, a que se seguiria, pouco depois, o terceiro, assim colocando ponto final nas aspirações nabantinas. Alguma falta de sorte, conjugada com momentos de menor concentração, e bastante intranquilidade resultaram num desfecho que poderia ter sido bem diferente.

Noutro desafio desta série, o Pontével, mostrando que está bem “vivo”, venceu, no seu sempre difícil terreno, dadas as reduzidas dimensões, a U. Abrantina, por 2-1. Por fim, num encontro de “aflitos”, Glória do Ribatejo e Moçarriense não foram também além do nulo.

Em consequência destes resultados, assiste-se, também nesta série, a um agrupamento entre os quatro primeiros, com o União a baixar uma posição: U. Abrantina, Pontével e União de Tomar – que ocupam, para já, os lugares que, na perspectiva do alargamento do campeonato a 14 equipas, para a próxima época, garantirão a manutenção – estão agora separados, entre cada um deles, por apenas um ponto, tendo o Coruchense recuperado já parte substancial do atraso com que partira para esta segunda fase, agora a apenas dois pontos dos tomarenses (haviam entrado com cinco pontos a menos), e somente a quatro da U. Abrantina. Os grupos da Glória do Ribatejo e Moçarriense continuam, para já, relativamente longe da “salvação”, respectivamente a 5 e a 6 pontos do União de Tomar.

Esta questão, da manutenção ou despromoção, cruza-se directamente com o desempenho das equipas do Distrito que militam no Campeonato Nacional da III Divisão, cuja prova chegou entretanto ao termo da respectiva primeira fase. Como era possível antecipar desde há muito, as equipas do Torres Novas (pese embora a excelente recuperação encetada) e Cartaxo, não tendo conseguido alcançar uma posição nos seis primeiros classificados nas respectivas séries (a equipa do Cartaxo obteve aliás, apenas na derradeira jornada, o seu primeiro triunfo na competição!), vêem, desde já, confirmado o seu regresso ao Distrital no próximo ano – o que implica, automaticamente, que os dois últimos da Divisão Principal serão despromovidos. Em relação ao Alcanenense, tendo obtido precisamente o 6.º lugar da sua série, partirá para a segunda fase com quatro pontos de atraso em relação aos lugares que darão acesso ao futuro Campeonato Nacional de Seniores, portanto ainda com algumas aspirações. Em função da sua classificação final (caso não atinja um lugar nos três primeiros), poderão ter de vir a ser três as equipas a despromover à futura II Divisão Distrital.

Na próxima jornada, na série dos primeiros destaca-se o confronto entre At. Ouriense e Mação, com Riachense e Amiense, que serão visitados, respectivamente por Benavente e Fazendense, a reunirem algum favoritismo, porventura com a turma de Amiais de Baixo algo mais “ameaçada”.

Na série de disputa da manutenção, o União de Tomar, recebendo o Glória do Ribatejo, terá uma partida – a disputar em “casa emprestada”, na Golegã – em que se revela fundamental a vitória, não só pelos pontos em jogo, mas também pelo impacto anímico que a mesma terá. Por seu lado, a U. Abrantina é visitada pelo Coruchense, enquanto o Moçarriense, recebendo o Pontével, procurará ainda um novo “fôlego”.

(Artigo publicado no jornal “O Templário”, de 14 de Março de 2013)

Anúncios

Entry filed under: U. Tomar.

Hóquei em Patins – Taça de Portugal – 1/16 Final Campeonatos Distritais de Futebol – 2ª Fase – 2ª Jornada / 3ª Jornada

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Autor – Contacto

Destaques

União de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Março 2013
S T Q Q S S D
« Fev   Abr »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Arquivos

Categorias


%d bloggers like this: