O pulsar do campeonato – 22ª jornada

Março 3, 2013 at 10:30 am Deixe um comentário

Templario - 28-02-2013

(“O Templário”, 28.02.2013)

Está concluída a primeira fase do Campeonato Distrital, Divisão Principal, da Associação de Futebol de Santarém, com a U. Abrantina a perder, algo ingloriamente, em cima da “linha de meta”, o lugar nos seis primeiros – que ocupara durante todo o campeonato, à excepção da jornada inicial da segunda volta – em favor do Benavente, não tendo conseguido evitar desperdiçar uma vantagem de quatro pontos, de que beneficiava, a apenas três rondas do fim.

Efectivamente, como seria de alguma forma previsível, defrontando nesta recta final da competição as equipas classificadas nos três primeiros lugares, a formação de Abrantes, não tendo obtido mais do que um ponto, em casa, com o Riachense, não logrou impedir o “regresso” do Benavente, equipa que somou seis pontos nessas três derradeiras partidas.

Na 22.ª e última jornada, para além do desaire abrantino, em casa, frente ao vizinho Mação (1-2), e do natural triunfo do Benavente, em casa, ante o “lanterna vermelha” Moçarriense (3-1), o principal destaque vai para a surpreendente vitória alcançada pela turma de Pontével, em terreno alheio, contra o Fazendense (1-0).

Decididamente, o grupo de Fazendas de Almeirim não conseguiu encontrar o antídoto para travar este opositor, que lhe impusera já, na primeira volta, uma severa punição, com uma goleada de 6-2. A tranquilidade do Fazendense pode traduzir-se numa duplicidade de efeitos a nível motivacional: tanto pode libertar a equipa da responsabilidade e da tensão inerente à necessidade de obtenção de pontos, como pode, ao invés, fazer com que haja algum “baixar da guarda” competitiva, dado que a equipa não terá maiores objectivos para o que resta desta temporada senão os de exercer um papel de arbitragem na decisão do título de Campeão.

Na luta “ombro a ombro” com o Mação, pela liderança da prova – que continua a ser partilhada –, o Riachense, em deslocação até Coruche, voltou a não vacilar, vencendo por 3-1. Quem teve maiores dificuldades para se impor – apenas tendo conseguido desempatar a partida já na sua fase derradeira – foi o Amiense, que busca também manter-se “colado” aos primeiros, recebendo e vencendo a equipa da Glória do Ribatejo, por tangencial 2-1.

Resta referir o último desafio da jornada, com o União de Tomar, jogando em “casa emprestada”, no Entroncamento, por interdição (por quatro jogos) do Estádio Municipal de Tomar, a não evitar ser desfeiteado por um mais poderoso e experiente At. Ouriense, com outras aspirações na competição, perdendo por 0-2.

Porém, e sem pretender “deitar mais achas para a fogueira” – uma vez que, nesta fase, o que é fundamental para o grupo é procurar encontrar alguma serenidade e confiança nas suas próprias capacidades –, este jogo (assim, como em termos gerais, a campanha unionista neste campeonato) tem uma “história”. Que remonta ao dia 23 de Setembro de 2012, e à 3.ª jornada da prova!

Teve origem nesse dia uma injustiça atroz, em particular para um jogador do União, de seu nome David, considerado culpado (em primeira instância, pelo Conselho de Disciplina, o que viria a ser ratificado, na pretérita semana, pelo Conselho de Justiça da A. F. de Santarém) sem direito a defesa, de actos em que não terá participado, e a que nem sequer terá assistido…

Na sequência dos reprováveis acontecimentos desse dia – de parte a parte, de jogadores de ambas as equipas, do União e do Benavente – vê-se a formação tomarense privada, já há 10 jogos (e assim continuará durante mais seis meses!) de cinco dos mais experientes dos seus elementos. Penalizada ainda por outras sanções disciplinares, pela interdição do Estádio (durante ainda mais três jogos), e, agora, adicionalmente, por algumas lesões, tem a equipa integrado um numeroso lote de juniores, com mais de uma dúzia dos jogadores que faziam parte da ficha deste último jogo com idade inferior a 20 anos, tendo terminado a partida com cinco juniores em campo!

O que, não obstante o resultado negativo que transitara já da primeira parte, e actuando contra o vento, não impediu o grupo de se mostrar animoso, de procurar sempre, até final, dar a melhor réplica, em busca de um golo, que pudesse ainda permitir acalentar esperanças num resultado positivo.

Tal não foi possível, mas valeu a demonstração que, com espírito de união e entreajuda, será decerto praticável, na segunda fase – enfrentando opositores perante os quais, na primeira fase da prova, o União de Tomar, em dez jogos, somou 8 vitórias e apenas 2 derrotas – continuar a superar as adversidades, e, assim, atingir afinal o objectivo fundamental a que se propõe.

Em tempo de balanço – que, por condicionantes de espaço, terá de prosseguir na próxima semana, aproveitando o interregno no campeonato, para disputa dos 1/4 Final da Taça Ribatejo – referência apenas para as pontuações com que cada equipa iniciará a segunda fase: na série de promoção, Riachense e Mação, 25 pontos; At. Ouriense, 24; Amiense, 23; Fazendense, 18; e Benavente, 15; na série de disputa da manutenção, U. Abrantina, 15; U. Tomar, 13; Pontével, 11; Coruchense, 8; Glória do Ribatejo, 7; e Moçarriense, 6 pontos.

(Artigo publicado no jornal “O Templário”, de 28 de Fevereiro de 2013)

Anúncios

Entry filed under: U. Tomar.

Campeonato Nacional Hóquei Patins II Divisão – 19ª Jornada Taça Ribatejo – 1/4 Final

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Autor – Contacto

Destaques

União de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Março 2013
S T Q Q S S D
« Fev   Abr »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Arquivos

Categorias


%d bloggers like this: