O pulsar do campeonato – Taça do Ribatejo

Janeiro 6, 2013 at 10:00 am Deixe um comentário

Templario-03-01-2013

(“O Templário”, 03.01.2013)

Enquanto o campeonato registou um ligeiro “compasso de espera”, realizou-se, a encerrar o ano de 2012, a última ronda da fase de grupos da Taça Ribatejo, em que estava em disputa o apuramento para os 1/8 Final da prova.

Com uma fórmula de qualificação algo complexa, dado que as 29 equipas inicialmente inscritas (de que uma delas, Alcanenense B, viria entretanto a desistir) foram agrupadas em nove séries, sete das quais compostas por três clubes cada, e outras duas com quatro participantes, sendo apurados os nove vencedores de série e os sete melhores 2.º classificados, com base na aplicação de média ponderada dos pontos obtidos.

Independentemente de outras considerações, em particular de índole económica – uma vez que a constituição de cada uma das séries tem nomeadamente em consideração critérios de proximidade geográfica (para além da inclusão de pelo menos uma equipa da Divisão Principal em cada uma das nove séries) –, mais simplificada se tornaria a fórmula de disputa caso fossem formadas apenas oito séries, com apuramento dos dois primeiros de cada uma delas.

Acresce ainda um factor eventualmente potenciador de alguma perturbação, com a marcação, no final de cada partida (qualquer que tivesse sido o respectivo resultado), de séries de pontapés da marca de grande penalidade, para efeitos de eventual necessidade de desempate para efeitos de ordenação das equipas, em termos do estabelecimento da classificação final de cada série.

O destaque desta derradeira jornada vai para a imprevista derrota do Riachense na Atalaia (0-1), frente ao Atalaiense, culminando numa absolutamente inesperada eliminação da turma de Ricahos, numa série em que competia com três equipas da Divisão Secundária.

Surpresa aconteceu igualmente em Pontével, com a formação da casa a ser também batida por um concorrente de escalão inferior, o grupo de Muge, igualmente por 0-1, neste caso sem consequências directas em termos de apuramento por parte da equipa da casa.

No que respeita ao União de Tomar, depois do desaire sofrido na jornada anterior, tendo perdido (0-2) em Assentiz, necessitava, pelo menos, de vencer por margem de dois golos; continuando a reagir de forma positiva perante a adversidade com que se defronta, conseguiu mesmo superar tal marca, obtendo categórico triunfo, ante a vizinha turma de Ferreira do Zêzere, impondo-se por 3-0, assim garantindo a qualificação para a fase seguinte da competição.

Obtiveram o apuramento para os 1/8 Final nove equipas da Divisão Principal (At. Ouriense, Mação, Amiense, U. Tomar, Benavente, Coruchense, Glória do Ribatejo, Pontével e Fazendense) e sete equipas da Divisão Secundária (Meiaviense, Atalaiense, Vasco da Gama, Alferrarede, Assentiz, Muge e Emp. Comércio).

Para além do Riachense, outros dois clubes participantes na Divisão Principal ficaram já afastados: U. Abrantina e Moçarriense. A “fava” deste “bolo-rei” acabou por calhar ao Samora Correia, que, de entre os seis 2.º classificados que somaram 3 pontos (tendo, cada um deles, vencido um encontro e perdido o outro), foi o que registou pior diferença de golos (devido à derrota, de 0-5, que sofrera em Benavente na ronda inaugural); conjuntamente com Moçarriense (que perdeu a única partida disputada, frente ao Amiense – dada a desistência do Alcanenense B), foram as duas formações que, ocupando o 2.º lugar das respectivas séries, não alcançaram a qualificação.

No início de um novo ano, já neste fim-de-semana, será retomado o Campeonato Distrital da Associação de Futebol de Santarém, com a realização, na Divisão Principal, da 16.ª jornada.

Destaque para o aliciante confronto entre os dois primeiros classificados, com o líder At. Ouriense, a receber a visita do Riachense, com as duas formações actualmente separadas por dois pontos na tabela classificativa.Também com um atraso de dois pontos face ao actual comandante, o Mação, recebendo a equipa da Glória do Ribatejo, poderá, caso confirme o seu favoritismo, beneficiar do desfecho do encontro antes mencionado.

Noutras três partidas, também de grande interesse, estarão em jogo posições numa outra zona nevrálgica da classificação, a que separa os seis primeiros dos restantes, que, na segunda fase da competição, se dividirão em duas séries – partindo com metade dos pontos entretanto conquistados na primeira fase –, com ambições bem distintas (uns, a disputar o título e consequente promoção ao futuro Campeonato Nacional de Seniores, em época de estreia agendada para 2013-14; os restantes, a procurar garantir a manutenção na I Divisão Distrital da próxima temporada, o que, na sequência da aprovação da proposta de reestruturação de campeonatos, deverá possibilitar a concretização de tal objectivo a três dos participantes): Benavente-Amiense, U. Abrantina-Coruchense e U.Tomar-Fazendense.

Por fim, Moçarriense e Pontével, actualmente em posição nada confortável na pauta classificativa, procurarão uma vitória que lhes possa proporcionar renovado ânimo para a etapa final da prova.

(Artigo publicado no jornal “O Templário”, de 3 de Janeiro de 2013)

Anúncios

Entry filed under: U. Tomar.

Campeonato Nacional Hóquei Patins II Divisão – 13ª Jornada Campeonatos Distritais de Futebol – 16ª Jornada / 13ª Jornada

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Autor – Contacto

Destaques

União de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Janeiro 2013
S T Q Q S S D
« Dez   Fev »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  

Arquivos

Categorias


%d bloggers like this: