O pulsar do campeonato – Taça do Ribatejo

Dezembro 9, 2012 at 10:00 am Deixe um comentário

(“O Templário”, 06.12.2012)

Devo iniciar este texto começando por apresentar o meu pedido de desculpas relativamente a lapso involuntariamente cometido no comentário publicado na passada semana – não obstante a ele ser alheio – uma vez que o mesmo foi escrito tendo em consideração o resultado que havia sido afixado no site da Associação de Futebol de Santarém, relativamente ao jogo Glória do Ribatejo – Pontével, indicando o triunfo da equipa da casa por 2-1; efectivamente, o desfecho da partida foi o inverso, com vitória da equipa de Pontével.

Desta forma, e, em consequência, diversamente do que fora indicado, o Pontével passou a somar 15 pontos, repartindo portanto o 7.º lugar com a U. Abrantina; cavando-se assim um fosso para o quarteto da retaguarda, no qual, por outro lado, se integra o Glória do Ribatejo, que, mantendo-se nos 10 pontos, ocupa a 9.ª posição, apenas um ponto acima do par formado por Coruchense e União de Tomar, e com dois pontos de vantagem sobre o Moçarriense.

Reposta que está a verdade dos factos, entretanto, esta semana, com os campeonatos em pausa, abriram-se as portas à 2.ª ronda da fase de grupos da Taça Ribatejo, com um conjunto de interessantes partidas, potenciando o avivar de rivalidades locais, entre equipas vizinhas, nalguns casos pertencentes a escalões diferentes, que apenas nesta prova têm a oportunidade de, a nível oficial, competir de forma directa.

E, embora não estejamos ainda numa fase a eliminar, houve a tradicional “festa da Taça”… Em particular, em dois campos, com as vitórias de equipas da Divisão Secundária sobre oponentes a militar na Divisão Principal: foram os casos dos triunfos do Alferrarede sobre a U. Abrantina (1-0) e do Assentiz frente ao União de Tomar (2-0), assim contribuindo para o agudizar da situação de crise que as turmas de Abrantes e de Tomar vêm atravessando. De realçar também, ao invés, a volumosa goleada (9-0) imposta pelo Riachense, na partida com o Goleganense.

Serão apurados para a fase seguinte da prova os 9 vencedores de série, e os 7 melhores 2.º classificados, com base na aplicação de média ponderada dos pontos obtidos. Faltando disputar apenas a terceira e última jornada desta fase de grupos, garantiram já o apuramento para os 1/8 Final as equipas do Mação, Alferrarede, Amiense e Coruchense.

Na próxima semana, no regresso do campeonato da Divisão Principal, destacam-se os confrontos Amiense – At. Ouriense, de maior responsabilidade para a formação de Amiais de Baixo, visando procurar manter o contacto com o grupo da frente; assim como as visitas dos líderes Mação e Riachense, respectivamente a Coruche e a Pontével.

Partidas de interesse serão também o Fazendense – Glória do Ribatejo e o U. Abrantina – Benavente, numa fase da competição que começa a ser crítica na definição dos dois grupos em que as equipas virão a separar-se para a segunda fase, para a qual o desfecho destes encontros poderá ser de grande relevância.

Por fim, e após três desafios de muito elevado grau de dificuldade (e do algo inesperado desaire no encontro da Taça do Ribatejo), o União de Tomar – a necessitar imperiosamente de reagir –, recebendo o Moçarriense, em teste de grande responsabilidade, tem, por outro lado, ensejo para novo “recomeço”, iniciando uma série de jogos, agora frente a equipas do “seu campeonato”, que terá de aproveitar para procurar ascender na classificação.

Até porque, no que poderá representar um renascer da esperança – e uma oportunidade que não deverá ser desperdiçada –, poderão surgir outras boas notícias em breve: a Associação de Futebol de Santarém irá submeter a Assembleia Geral uma proposta de reestruturação dos quadros competitivos a nível distrital – a qual decorre também, de alguma forma, da reorganização das provas a nível nacional, com a extinção do Campeonato da III Divisão (e, também, da II Divisão), passando a haver uma única competição de seniores de âmbito nacional, no seio da Federação Portuguesa de Futebol –, prevendo-se o alargamento da Divisão Principal (que, em paralelo, passará novamente a ser designada por I Divisão Distrital) para 14 equipas, com esta prova a ser disputada numa fase única, em sistema de todos contra todos (26 jornadas).

Esta proposta de reestruturação tem em consideração que, da referida remodelação dos campeonatos nacionais, poderá resultar a despromoção ao Distrital das equipas representantes da Associação que militam actualmente na III Divisão (Alcanenense, Torres Novas e Cartaxo).

Assim, caso venha a ser aprovada tal proposta, e confirmando-se o regresso ao Distrital das três agremiações indicadas, deverão passar a ser, no máximo, apenas três as equipas a despromover à II Divisão Distrital, no final da presente época.

Desta forma, neste cenário, a I Divisão Distrital da próxima temporada seria formada pelos três clubes (potencialmente) despromovidos da III Divisão, antes mencionados, pelos três promovidos da Divisão Secundária, e pelas oito equipas classificadas entre o 2.º e o 9.º lugar no campeonato em curso, assim se abrindo novas perspectivas às formações que ocupam actualmente os lugares da cauda da tabela.

(Artigo publicado no jornal “O Templário”, de 6 de Dezembro de 2012)

Advertisements

Entry filed under: U. Tomar.

Entrevista de José-Augusto França ao i Campeonatos Distritais de Futebol – 13ª Jornada / 11ª Jornada

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Autor – Contacto

Destaques

União de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Dezembro 2012
M T W T F S S
« Nov   Jan »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  

Arquivos

Categorias


%d bloggers like this: