Entrevista de José-Augusto França ao i

Dezembro 8, 2012 at 11:32 pm Deixe um comentário

José-Augusto França. “Queria ser escritor mas aconteceu-me a grande desgraça de ver Picasso”

Historiador, crítico, ficcionista. Com 90 anos incansáveis na produção, lançou mais um livro e tem outros três a caminho […]

Tem doado a maior parte do seu espólio, livros e pintura. Não lhe custa desfazer-se destas obras?

Não, tenho pouco instinto de propriedade. Se as coisas podem ser úteis noutro lado, ainda bem. A minha colecção de pintura foi parar a Tomar, ao Museu Municipal. Ainda tenho uns quadros em casa, que qualquer dia terão um destino. Quando chega a certa altura da vida, ou é leilão ou é doação. Prefiro que seja doação. Com os livros é pior, porque muitos me fazem falta quando algum trabalho me exige uma consulta. Ainda há bocado estive ao telefone com o Eduardo Lourenço, que está em Nice, e tem o mesmo problema com os livros. […]

Tem alguma memória de Tomar?

Agora sim, porque tenho de lá ir obrigatoriamente, por causa do museu. De vez em quando vem-me alguma memória de infância. Os meus avós tinham uma quintarola e em menino, até aos 8, 9 anos, ia passar lá o Verão. Mas a vida social de Tomar é-me completamente alheia. Já ninguém se lembra dos meus pais e não fiz amigos a não ser agora, há dez anos para cá. Sou um tomarense um bocadinho esdrúxulo. Escrevi um livro sobre Tomar, com muito gosto, e foi a partir daí que comecei a lembrar-me de certas coisas. Um farmacêutico amigo do meu pai, com uma erudição muito grande, mostrou-me vários sítios.

(i)

Entry filed under: Actualidade, Cultura, Imprensa.

Campeonato Nacional Hóquei Patins II Divisão – 10ª Jornada O pulsar do campeonato – Taça do Ribatejo

Deixe uma Resposta

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Autor – Contacto

Destaques

União de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Dezembro 2012
S T Q Q S S D
« Nov   Jan »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  

Arquivos

Categorias


