Pessoas afectadas pelo tornado de há dois anos em Tomar não receberam apoios prometidos

Novembro 23, 2012 at 9:40 pm Deixe um comentário

Quase dois anos depois do tornado que afectou os concelhos de Tomar, Ferreira do Zêzere e Sertã, apenas as verbas ao abrigo do Fundo de Emergência Municipal foram pagas, tendo particulares e empresas aguardado em vão os apoios prometidos.

Carla Antunes, proprietária da Vihotel, Equipamento para Hotelaria, empresa que ficou literalmente destruída pelo tornado que a 7 de Dezembro de 2010 passou na zona de Tomar, disse hoje à agência Lusa que nunca mais teve notícias do processo que fez chegar ao entretanto extinto Governo Civil para receber os apoios prometidos pelo Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação (IAPMEI).

“Não recebemos rigorosamente nada. Nada foi concretizado”, afirmou, lamentando não poder dizer isso mesmo ao Ministro da Administração Interna em resposta à afirmação que fez no Algarve de que os apoios seriam agora tão céleres como foram no passado.

O apuramento dos valores e das situações que deveriam estar cobertas pela linha de crédito aberta pelo Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação (IAPMEI) e pela Conta de Emergência anunciada após a catástrofe natural que atingiu os três concelhos a 7 de Dezembro de 2010 foi feito, mas o processo nunca avançou.

Fonte que acompanhou todo o processo disse à agência Lusa que, no caso do IAPMEI, apesar dos Ministérios da Administração Interna e da Economia terem emitido o respectivo despacho, o mesmo não aconteceu com o Ministério das Finanças, pelo que o processo não avançou.

Quanto aos particulares, o processo foi concluído e enviado para o Ministério da Administração Interna (MAI), não tendo havido mais nenhuma informação sobre o assunto.

Jaime Lopes, presidente da Junta de Freguesia de Casais (Tomar), assegura que nenhum dos particulares afectados recebeu qualquer dos apoios prometidos.

“Quem tinha seguros, o seguro pagou, quem não tinha teve que se desenrascar. Nestas alturas os políticos aparecem no terreno só para calar as pessoas. É o que fazem. A montanha pariu um rato”, afirmou.

As famílias mais carenciadas tiveram o apoio das autarquias, em materiais e mão-de-obra, tendo ainda beneficiado dos fundos angariados em diversos espectáculos e contas de solidariedade, que foram canalizados através da Cáritas e da Cruz Vermelha.

Se tivesse tido acesso à prometida linha de crédito, Carla Antunes acredita que já estaria de volta às instalações de que é proprietária e não teria que continuar a pagar renda para manter a empresa a funcionar.

Quando foi o tornado, descobriu que só tinha seguro para o recheio, pelo que tem vindo a suportar o custo da construção do edifício, que já vai perto dos 200.000 euros e ainda não está concluído.

“Já esperava tê-lo pronto há uns meses, mas tem sido difícil, sobretudo com a situação económica que vivemos. Temos que canalizar dinheiro de outras coisas. Não é fácil”.

Os apoios aos municípios, para recuperação das infraestruturas e edifícios públicos afectados, foram concretizados em acordos assinados a 7 de Fevereiro de 2011 com a Secretaria de Estado da Administração Local, que comparticipou em 60 por cento das despesas não cobertas pelos seguros, num total de 1,6 milhões de euros para os três concelhos – Sertã (537,2 mil euros), Tomar (371,5 mil euros) e Ferreira do Zêzere (90,4 mil euros).

Lusa/SOL

Anúncios

Entry filed under: Actualidade, Imprensa.

Homenagem a José-Augusto França Campeonato Nacional Hóquei Patins II Divisão – 8ª Jornada

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Autor – Contacto

Destaques

União de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Novembro 2012
S T Q Q S S D
« Out   Dez »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

Arquivos

Categorias


%d bloggers like this: