Queirós e Mello nomeado presidente do conselho consultivo do CHMT

Fevereiro 13, 2012 at 8:06 pm Deixe um comentário

O cardiologista João Manuel Queirós e Mello vai presidir ao conselho consultivo do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT), disse à agência Lusa fonte hospitalar.

Natural de Tomar, Queirós e Mello, 66 anos, foi pioneiro na realização de transplantes de coração em Portugal (1986), o que lhe valeu a condecoração como Grande Oficial da Ordem de Santiago em Espada.

Queirós e Mello ajudou, com os professores Machado Macedo e Ricardo Seabra Gomes, a criar e desenvolver o Hospital de Santa Cruz, inaugurado em 1979, onde realizou o primeiro transplante de coração.

Com a nomeação de Queirós e Mello, em despacho assinado na quinta-feira, dá-se início ao processo de instalação do Conselho Consultivo do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT), que reúne os hospitais de Torres Novas, Tomar e Abrantes.

Este órgão, que irá funcionar pela primeira vez no CHMT, tem por competências apreciar os planos de actividade e todas as informações que permitam acompanhar a actividade do hospital, bem como “emitir recomendações tendo em vista o melhor funcionamento dos serviços a prestar às populações, tendo em conta os recursos disponíveis”.

Além do presidente, o Conselho Consultivo terá ainda de integrar um representante de cada um dos municípios onde se situam os três hospitais, um representante da Administração Regional de Saúde, um representante dos utentes e outro eleito pelos trabalhadores do CHMT.

Têm ainda assento neste órgão, que tem um mandato de três anos, um representante dos prestadores de trabalho voluntário no hospital (caso existam) e dois elementos escolhidos pelo conselho de administração que sejam profissionais de saúde sem vínculo ao CHMT.

Os membros do Conselho de Administração e o fiscal único podem ter assento no Conselho Consultivo sem direito de voto.

O anúncio da constituição do Conselho Consultivo surge numa altura em que está em curso um processo de reorganização do CHMT que tem sido contestado por utentes e autarcas, sobretudo no concelho de Tomar.

(via)

Anúncios

Entry filed under: Actualidade.

Campeonatos Distritais de Futebol – 20ª Jornada / 13ª Jornada “O Templário” (16.02.12) / “Cidade de Tomar” (17.02.12)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Autor – Contacto

Destaques

União de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Fevereiro 2012
S T Q Q S S D
« Jan   Mar »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
272829  

Arquivos

Categorias


%d bloggers like this: