TEMPLÁRIOS (I)

Março 15, 2004

“Não se sabe ao certo se, entre os primeiros nove templários que foram a Jerusalém, um deles seria do Condado Portucalense: Gondomar (ou Gondemar?). Mas supõe-se que a presença da Ordem dos Pobres Cavaleiros de Cristo (mais tarde denominada por Ordem do Templo) em Portugal data de 1126, e sabe-se que os templários estavam solidamente implantados no país em 1157, quando foi nomeado Grão-Mestre Gualdim Pais, figura emblemática que comandou a reconquista de Santarém e Lisboa, ao lado de Martim Moniz. Em 1128, D. Teresa concedeu-lhes o castelo de Soure, e como recompensa dos seus feitos guerreiros, D. Afonso Henriques outorgar-lhes-á a cidade de Tomar, bem como as terras compreendidas entre Tomar e Santarém. Foi assim que o castelo de Almourol, contemplando todo o Tejo, entrou na posse da Ordem.

É também certo que a decisão papal de extinguir a Ordem não seria bem acolhida e, em 1311, D. Dinis ordenou o levantamento de um processo, que decorreu em Salamanca, para averiguar a culpabilidade dos templários da Península Ibéica. Os templários portugueses seriam ilibados. Logo depois, D. Dinis enviou ao papa João XXII dois emissários para negociarem o renascimento da Ordem do Templo. Surgiu a Ordem de Cristo, de que foi investido Grão-Mestre Gil Martins (em 15 de Março de 1319),  e cujos cavaleiros usavam um hábito idêntico ao dos templários: apenas uma cruz branca inscrita dentro da cruz vermelha (para assinalar a pureza da instituição ressurgida) os distinguia. Os dignatários do Templo conservavam os sus lugares na nova Ordem, que alojou também muitos templários refugiados, de França e outras nações europeias.”

“Os Templários – Esses grandes senhores de mantos brancos”, Michel Lamy, Editorial Notícias, p. 5 (Nota do editor português) 

Entry Filed under: História, Literatura. .

4 Comments Add your own

  • 1. Memória Virtual  |  Novembro 28, 2006 at 3:08 pm

    [...] – “Os Templários – Esses grandes senhores de mantos brancos“, Michel Lamy (15 a 19.03.04) [...]

  • 2. Memória Virtual » TOMAR  |  Dezembro 27, 2006 at 10:40 pm

    [...] – “Os Templários – Esses grandes senhores de mantos brancos“, Michel Lamy (15 a 19.03.04) [...]

  • 3. listik-280  |  Janeiro 22, 2008 at 11:35 pm

    maine sex offender list

  • 4. Claudio  |  Agosto 6, 2009 at 4:35 pm

    Diz-se que Gondemar antes de ingressar na Ordem foi monge Cister juntamente com Rossal.

Leave a Comment

Required

Required, hidden

Some HTML allowed:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <pre> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Autor – Contacto

Leonel Vicente - tomar2@gmail.com

Calendário

Março 2004
S T Q Q S S D
    Abr »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  

Estatísticas

Feeds

Posts Recentes

a

Arquivos

Tomar

Blogroll

Entradas Mais Populares